Página inicial||Autoatendimento |Balanços Anuais|Legislação|Imprensa|Fale Conosco|Governança CorporativaWeb Mail

02/07/2010 - INSS: Instituto premia Melhores Práticas de Gestão e lança selo comemorativo

Comemorações pelos 20 anos do INSS se prolongaram por todo o dia
 
Fonte: Previdência
 
Como parte das comemorações do aniversário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi realizada nesta quinta-feira (1º) a cerimônia de premiação do 1° Concurso Melhores Práticas de Gesta, além do lançamento do selo postal e carimbo alusivos aos 20 anos do órgão. O evento foi realizado na sede do INSS, em Brasília, com a presença do presidente Valdir Simão e demais dirigentes.
 
O Concurso Melhores Práticas de Gestão do INSS foi criado para divulgar e premiar as metodologias inovadoras e bem sucedidas idealizadas por gestores e servidores das diversas unidades do Instituto. Essa primeira edição do certame teve 59 práticas inscritas. As 20 selecionadas farão parte de uma coletânea e as três melhores foram premiadas hoje.
 
Em primeiro lugar ficou a prática Agenda++, idealizada pelo gerente da Agência da Previdência Social de Osasco (SP), Robinson Flávio de Nemeth. A Agenda++ é uma ferramenta criada para aperfeiçoar a agenda eletrônica da APS, permitindo organizar o atendimento do dia seguinte ainda no dia anterior. A prática possibilita agilizar a prestação dos serviços, respeitando os horários marcados e a capacidade operacional da unidade.
 
A prática Intranet Guanhães ficou em segundo lugar no concurso. Criada pelo servidor da APS Guanhães (MG) Leandro Henrique Barbosa, a metodologia constitui-se de um portal disponibilizado na intranet da unidade, para facilitar o acesso aos principais sistemas e formulários utilizados em uma Agência da Previdência Social, poupando tempo e permitindo o atendimento mais rápido ao segurado.
 
O servidor da Gerência Executiva do INSS de Novo Hamburgo (RS) Hugo Rafael Torma de LIma foi premiado em terceiro lugar, com a prática Sistema de Parcelamento de Dívidas (Sipadi). Ele implementou um modelo para gerenciar a oferta de parcelamentos das dívidas de valores recebidos indevidamente por segurados, seja por fraude ou erro administrativo, agilizando a devolução desses valores aos cofres públicos, com o devido acompanhamento. A ferramenta auxilia cálculos e padroniza procedimentos.
 
Os três primeiros colocados receberam troféu das mãos do secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, João Ernesto Aragonês Vianna, e placa comemorativa do presidente do INSS, Valdir Simão.
 
"O prêmio que implementamos este ano mostra que o futuro do INSS está nas mãos de servidores talentosos e comprometidos. A nós cabe premiar estas boas práticas e implementá-las, e que elas sirvam de exemplo para todos", disse o presidente do instituto, cumprimentando os três vencedores.
 
Valdir Simão aproveitou para agradecer a todos que ajudaram, ao longo desses 20 anos, a fazer com que o INSS se solidificasse como uma instituição pública de respeito, fundamental para o exercício da proteção social. "Estamos fazendo do INSS uma organização moderna e com foco no segurado, e temos muito orgulho de trabalhar em um órgão tão importante para a cidadania", afirmou.
 
Selo - Além da premiação, a cerimônia foi marcada pelo lançamento do selo postal personalizado e do carimbo comemorativo aos 20 anos do instituto.
 
O selo, que começa a ser distribuído pelos Correios este mês, é composto por duas partes. A primeira traz a imagem da bandeira brasileira e o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do Ipê, árvore símbolo nacional. A segunda parte traz as imagens de três importantes estruturas do INSS: o edifício-sede, em Brasília; a Unidade Móvel Flutuante (PREVBarco); e uma Agência da Previdência Social.
 
A peça foi criada por Eduardo Júnior de Souza, servidor do Instituto desde 2004. Já o carimbo postal comemorativo traz a inscrição "INSS - 20 anos - 1990-2010", além da frase "20 anos do Instituto Nacional do Seguro Social".
 
Os Correios foram representados na cerimônia pela chefe do Departamento de Filatelia e Produtos, Maria de Lourdes Fonseca, que, na ocasião, expressou a satisfação de contribuir com as comemorações. "Tudo o que é posto em um selo postal representa o que há de mais importante para o orgulho nacional. O INSS está na vida de todos os brasileiros, defendendo o direito à cidadania. Portanto é uma satisfação para nós lançar esta peça, que serve de registro iconográfico e histórico dos 20 anos do instituto", disse.
 

 
Fale conosco gerat@funcef.com.br - 0800 706 9000