A FUNCEF está com direcionadores estratégicos novos. Agora, mais do que nunca, o foco nos participantes e na perenidade da atividade dos planos é total. A revisão, feita a cada dois anos, atualiza os rumos da Fundação de acordo com o cenário previdenciário, econômico e institucional do Brasil.
“Com o slogan Da Tradição à Inovação: Revisão Estratégica para Excelência da FUNCEF, a revisão teve como objetivo de fortalecer a governança estratégica, promovendo maior alinhamento institucional, eficiência na alocação de recursos e foco nos resultados que assegurem a sustentabilidade dos planos. Estamos muito felizes com os novos norteadores, surgidos da escuta dos nosso time e de especialistas do setor”, afirma o presidente Ricardo Pontes.
A revisão contemplou a atualização dos norteadores estratégicos – propósito, missão, visão e valores –, a reformulação dos Objetivos Estratégicos e a reorganização dos Projetos Estratégicos, com foco na excelência da gestão, na sustentabilidade institucional e na entrega de valor aos participantes, que são a razão da Fundação existir.
Pelos normativos internos, a FUNCEF deve realizar a revisão do planejamento estratégico a cada dois anos. Essa periodicidade visa a assegurar a aderência contínua do planejamento às transformações do ambiente interno e externo, bem como às demandas dos participantes, da patrocinadora e demais partes interessadas.
“A revisão bienal permite à Fundação ajustar suas estratégias de forma proativa, considerando mudanças no cenário previdenciário, político, econômico, social e tecnológico, além de incorporar aprendizados, inovações e oportunidades identificadas ao longo da execução do planejamento anterior”, explica a coordenadora de Planejamento Estratégico e Processos da FUNCEF, Amanda Fakih Leite Scheller.
O novo planejamento estratégico foi construído com a escuta de mais de 100 empregados da Fundação, representantes de todas as diretorias. O processo contou com a orientação técnica e mentoria do professor Homero Reis, especialista em planejamento estratégico e coaching.
Além disso, um grupo de trabalho, com dois representantes das diretorias e do Conselho Deliberativo, acompanhou todo o processo e apresentou sugestões à Coordenação de Planejamento Estratégico e Processos, contribuindo para o aprimoramento das diretrizes institucionais.
O que mudou
A revisão foi uma oportunidade para reafirmar compromissos com a inovação, a sustentabilidade e a centralidade nas pessoas. Ao alinhar esses elementos com as aspirações da FUNCEF, a instituição se posiciona de forma mais competitiva e transparente diante dos participantes, parceiros e da sociedade. Ou seja, a atualização não apenas orienta o planejamento estratégico, mas também fortalece a confiança dos stakeholders e a capacidade da Fundação de se adaptar e prosperar em um contexto de rápidas mudanças.
Propósito
O propósito é a razão de existir de uma organização – aquilo que justifica sua presença no mundo para além dos objetivos operacionais ou financeiros. No caso da FUNCEF, ele constrói um discurso de proteção e perenidade, utilizando estratégias linguísticas que evocam segurança e compromisso ético. “Isso significa que ele não apenas comunica o que a Fundação faz, mas também como e por que faz, reforçando valores como confiança, responsabilidade e cuidado com o futuro dos participantes. Um propósito bem definido inspira, orienta e conecta – tanto internamente quanto externamente”, lembra o diretor de Administração e Benefícios da FUNCEF, Rogerio Vida.

Missão
A missão representa o papel central que a organização desempenha na sociedade – ou seja, o que ela faz, para quem faz e com qual finalidade. É uma declaração que orienta as ações diárias, define o foco da atuação institucional e serve como guia para a tomada de decisões estratégicas. “A nova missão reforça o compromisso da Fundação com a oferta de soluções previdenciárias que integram inovação, sustentabilidade e segurança, alinhada com os avanços tecnológicos e à responsabilidade social. O foco é total no bem-estar dos participantes, promovendo uma atuação mais conectada com os desafios de hoje e com as expectativas de longo prazo do nosso público”, afirma o diretor de Benefícios, Jair Ferreira.

Visão
A visão representa o futuro desejado da instituição. Ela inspira, orienta decisões estratégicas e serve como guia para o crescimento e a transformação organizacional. É uma forma de declarar como a FUNCEF quer ser reconhecida e qual impacto deseja causar na sociedade.

Valores
Os valores são os princípios e as crenças fundamentais que orientam o comportamento, as decisões e a cultura de uma organização. Representam o que a instituição considera essencial e inegociável na forma de atuar com seus públicos e a sociedade. Eles foram atualizados para se adequar aos princípios ASGI (Ambiental, Social, Governança e Integridade) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“A Fundação tem como pilar de sua governança a gestão participativa, que orienta de forma integrada a estratégia, a gestão, o controle e a transparência, de olho nos anseios dos participantes e da patrocinadora, buscando sempre o equilíbrio atuarial e financeiro dos planos. Na área de investimentos, consideramos a integridade, a ética, a honestidade e a prática das empresas que receberão recursos dos nossos planos”, destaca o diretor de Investimentos e Participações, Gustavo Portela.
Comunicação Social da FUNCEF
