As inscrições estão abertas para o processo seletivo 2025 que irá compor um banco de profissionais habilitados a atuarem como conselheiros de Administração e conselheiros fiscais de empresas investidas pela FUNCEF.
O prazo para preencher o formulário vai até 23 de setembro. Todo o processo de pré-seleção está descrito em edital publicado no site da Fundação e envolve avaliação de currículos e entrevistas.
A Fundação tem direito a ocupar, atualmente, seis assentos em Conselhos de Administração e quatro em Conselhos Fiscais, além de seis suplências.
A indicação poderá ser enviada às companhias a qualquer tempo, dentro do prazo de até dois anos de validade do banco, para os mandatos previstos nas suas respectivas governanças.
Como se candidatar
Para se candidatar, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição disponível no link abaixo.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO PROCESSO SELETIVO
Avaliação dos candidatos
O objetivo da Fundação é selecionar profissionais com formação, experiências e perfil necessários para uma atuação alinhada às melhores práticas no âmbito ambiental, social, de governança e de integridade (ASGI). Neste sentido, a Fundação destinará 30% das vagas a candidatos de grupos considerados sub-representados.
A avaliação resultará em um ranking, que será utilizado na hora de indicar um conselheiro. A palavra final cabe ao Conselho Deliberativo da Fundação. Cada candidato será comunicado individualmente por e-mail sobre o resultado.
Requisitos mínimos
- 
ter ensino superior completo em qualquer área;
 - 
ter experiência de, no mínimo, 5 anos em cargos de gestão (alternados ou não);
 - 
atingir, no mínimo, 60% da pontuação total do processo de seleção;
 - 
possuir certificação aplicável a investimentos (ou de auditoria para os conselheiros fiscais). Serão aceitas certificações como CFA, CNPI, CPA-20, ICSS, Certificação de Conselheiros IBGC;
 - 
os candidatos só poderão ser indicados pela FUNCEF para um único conselho, exceto se na mesma cadeia societária, com apenas uma remuneração;
 - 
caso não tenha outras atividades profissionais no momento de assumir a vaga, deve possuir participação em, no máximo, cinco conselhos;
 - 
caso tenha outras atividades profissionais no momento de assumir a vaga, deve possuir participação em, no máximo, dois conselhos.
 
Responsabilidade dos conselheiros
Conforme os termos aprovados pelo Conselho Deliberativo, ao serem indicados pela FUNCEF os conselheiros deverão, minimamente:
- 
atuar com base nas melhores práticas de governança corporativa;
 - 
cumprir a legislação vigente aplicável à sua atuação;
 - 
assinar Termo de Compromisso na Reunião Inicial do mandato, quando serão apresentadas, pela Fundação, as principais informações da empresa investida, as diretrizes de comunicação entre as partes e serão pactuados os objetivos do mandato;
 - 
previamente à indicação na empresa investida, o conselheiro deverá assinar o Termo de Ausência de Conflito de Interesses e demais termos/documentos que forem requeridos;
 - 
realizar reuniões, no mínimo trimestrais, com a FUNCEF; e
 - 
atender ao processo de avaliação conduzido pela Fundação quanto à sua atuação durante o exercício das funções perante os conselhos.
 
Documentação e entrevista
Documentações comprobatórias aos dados informados no currículo poderão ser solicitadas durante o processo de seleção, que também prevê a realização de entrevistas com os candidatos.
Mais informações
Informações mais detalhadas do processo podem ser verificadas no Edital, clicando aqui.
Comunicação Social da FUNCEF
Matéria atualizada para corrigir o prazo final. A data correta é 23 de setembro
				
