Previc aponta avanços na governança e controles internos da FUNCEF

Ciclo de supervisão permanente de 2022 foi encerrado com reunião nesta terça (7/2)

Gestão -
07/02/2023

A FUNCEF avançou na avaliação da Previc, órgão fiscalizador dos fundos de pensão, no ciclo de supervisão permanente de 2022, encerrado com uma reunião de trabalho na sede da Fundação nesta terça-feira (7/2).

Integrante do grupo de 18 entidades classificadas como sistemicamente importantes, a FUNCEF tem encontros periódicos com a equipe fiscal da Previc. O objetivo principal é orientar o seu processo contínuo de aprimoramento de controles internos e governança.

Na terça-feira, diretores e conselheiros da Fundação discutiram com os técnicos do órgão fiscalizador os principais pontos do relatório de 2022, que analisou os riscos e controles de crédito, mercado, liquidez, atuariais e de governança.

A avaliação final da Fundação melhorou 30% na comparação com 2021, posicionando a FUNCEF como um fundo de pensão no nível mais alto de governança.

Evolução no resultado

“O mais Importante no ciclo de supervisão permanente é a evolução da entidade em relação a seus próprios resultados, considerando o seu tamanho e complexidade, no sentido de tornar-se cada vez mais pronta para os desafios à frente”, afirmou José Carlos Sampaio Chedeak, diretor de Fiscalização e Monitoramento da Previc.

O presidente Gilson Santana ressaltou o fato de a Fundação ter feito a lição de casa no ano passado, com a gestão focada em implementar medidas para responder aos pontos de atenção levantados no ciclo de supervisão de 2021.

“A governança é vista, muitas vezes, como burocracia ou um entrave. Na verdade, é um conjunto de iniciativas para assegurar a perenidade da FUNCEF”, afirmou Santana. “O relatório mostra que estamos no caminho certo, já somos vistos de maneira diferente por todo o sistema”, completou.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!