A FUNCEF irá selecionar uma consultoria especializada para auxiliar na revisão e aprimoramento do processo de elaboração e acompanhamento das suas políticas de investimentos.
Essas políticas balizam algumas das principais decisões da Fundação, uma vez que são elas que determinam, para cada plano de benefícios, quanto, quando e em quais classes de ativos serão aplicados os recursos sob gestão da Fundação.
A primeira etapa do processo é o Pedido de Informações (RFI), publicado no Portal de Fornecedores. O RFI permitirá que a FUNCEF valide e estabeleça critérios mínimos de seleção que constarão no termo de referência e documento cotação de preços sem implicar em compromisso de adquirir produtos ou serviços apresentados.
Consultorias interessadas deverão responder ao RFI até 29 de outubro
Trabalho em duas fases
A empresa selecionada fará entregas em duas fases ao longo de sete meses, contados a partir da assinatura do contrato, e deverá transferir todo conhecimento ao corpo técnico da Fundação.
A primeira fase envolve o diagnóstico do processo atual de elaboração da Política de Investimentos e a revisão de modelos matemáticos utilizados para a definição de risco, retorno e correlação, indicadores fundamentais para a gestão integrada de ativos e passivos (ALM na sigla em inglês).
“Estamos sempre em busca do aprimoramento de nossas ferramentas e processos de governança. Acreditamos que mesmo tendo uma ferramenta robusta para elaborar nossa política de investimentos, existe espaço para melhorias, o que torna as exigências para esse processo ainda mais elevadas”, explica o gerente de Macroalocação da FUNCEF, Jorge Nobre.
A fase 2 inclui a proposição do desenvolvimento tecnológico necessário para aprimoramento do modelo ALM e treinamento do corpo técnico da Fundação.
Comunicação Social da FUNCEF

