A FUNCEF está introduzindo um modelo de gestão de risco atuarial inédito entre os fundos de pensão brasileiros para reforçar o processo de tomada de decisão dos órgãos colegiados. Esse modelo representa uma segunda linha de defesa em relação à gestão atuarial prevista na Legislação.
A Fundação já se destaca por cumprir as determinações normativas e adotar as melhores práticas definidas para o segmento de entidades fechadas de previdência complementar. O objetivo da gestão de risco atuarial é ir além e oferecer a avaliação de cenários alternativos à tomada de decisão.
A iniciativa irá acrescentar à estrutura de governança da FUNCEF uma série de medidas adotadas por entidades de previdência europeias e seguradoras, consideradas referências em gestão de riscos, com modelos de governança e legislação mais avançados do que os fundos de pensão brasileiros neste quesito.
Em linhas gerais, a gestão de risco atuarial oferece uma perspectiva inovadora para se avaliar a solvência dos planos de benefícios, ou seja, sua capacidade de honrar todas as obrigações previstas, porque analisa cenários diferentes daqueles usualmente considerados pela FUNCEF.
“Esta análise não se limita ao passivo atuarial, mas possibilita precificar eventos com risco implícito para os ativos e o contencioso da FUNCEF, por exemplo, oferecendo um outro olhar sobre a preservação da solvência”, afirma Fabyana Santin Alves, coordenadora de Risco Corporativo da Fundação.
“Com esses cenários em mãos, os gestores da FUNCEF podem discutir estratégias para responder a um grupo ainda maior de eventos capazes de gerar instabilidade dos planos”, complementa Monia Zuchetti, coordenadora de Atuária e Planejamento Previdenciário.
Risco e Controle
O projeto de gestão de risco atuarial é resultado da reestruturação da área de risco e controle iniciada em 2019, que inclui o reforço do quadro técnico para ampliar os processos de seleção, controle e acompanhamento de investimentos e desinvestimentos da FUNCEF, que vêm sendo sistematicamente aperfeiçoados.
Realizado com apoio de uma consultoria internacional especializada, o projeto foi concluído em dezembro do ano passado com a definição de modelos e a mensuração dos resultados.
Neste momento, ele está na fase de apresentação dos estudos para a Diretoria Executiva. Ao longo de 2021, a iniciativa deve resultar na inclusão de uma série de produtos no processo de tomada de decisão da Fundação.
Comunicação Social da FUNCEF

