Conheça o Guia de Educação Financeira Futuros Poupadores

Publicação desmistifica o dinheiro para crianças e adolescentes

Educação Financeira e Previdenciária -
06/01/2021

A Comissão Técnica Nordeste de Estratégias e Criação de Valor da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) lançou o Guia de Educação Financeira Futuros Poupadores. Com 49 páginas, o livro estimula a relação saudável das crianças e adolescentes com dinheiro e, por tabela, com a educação financeira, a partir já da primeira infância.

“Ensinar os filhos a ter uma relação saudável com o dinheiro deve ser uma das preocupações primordiais da família. Estamos tão ocupados trabalhando para proporcionar mais conforto às nossas famílias que não encontramos tempo para conversar com as crianças e os adolescentes sobre educação financeira. Ou pior: muitos de nós consideramos o tema “dinheiro” um assunto apenas para adultos – o que, obviamente, é um grande equívoco”, alerta o Guia, logo na introdução.

O livro foi estruturado com ensinamentos para as crianças e adolescentes a partir de quatro tópicos: ganhar, gastar, poupar e doar. Ao dar dicas de como ganhar dinheiro, a publicação aponta caminhos para que crianças e adolescentes possam começar a empreender. Venda de doces, como brigadeiro, de artesanato ou bazar, além de prestação de serviços a idosos, são apontadas como atividades que podem fazer dinheiro a este público, de acordo com a faixa etária.

Para poupar, os autores destacam a importância que o cofrinho pode ter na formação da criança e do adolescente. Para eles, é pedagógico mostrar que os recursos são limitados e que o ato de poupar ajudar a comprar o que se deseja e a realizar sonhos. Também ressaltam que o exemplo dos pais tem a mesma força na educação financeira que nos outros aspectos da vida. Não adianta falar em economizar se o jovem não enxergar isso no cotidiano do pai e da mãe.

“Formar pequenos poupadores deve ser uma tarefa da família, incluindo, avós, tios e padrinhos. Os parentes devem colaborar com os pais e não ceder a tudo. A frustração e os limites são importantes para qualquer estágio da educação e se fortalecem quando exercidos de modo coeso por todos”, defendem os autores.

O guia traz ainda dicas de livros e jogos para filhos e pais. Leia aqui a íntegra do Guia de Educação Financeira Futuros Poupadores, lançado na 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, no final de novembro de 2020.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!