2020 será um ano desafios inéditos na história da FUNCEF

Mensagem de fim de ano do presidente Renato Villela

FUNCEF -
23/12/2019

Sempre se corre um risco de cair no lugar-comum ao se falar do novo e de desafios à frente em mensagens de fim de ano. Em 2020, no entanto, vamos encarar um cenário econômico inédito na história brasileira.

Os novos patamares de juros e de inflação que se consolidam representam uma mudança estrutural para investidores institucionais como a FUNCEF. Embora ninguém nunca tenha navegado por estes mares, não haverá muita margem para erros e todo o setor de fundos de pensão terá de se ajustar.

Estamos no processo de repensar o nosso papel de alocador de recursos. Não se trata de um papel trivial. Ele exige conhecimento técnico, dedicação, integridade e suor no rosto.

A transformação em curso na Fundação visa torná-la uma organização enxuta e eficiente. Esse processo nos obrigará a trabalhar com um foco e fazer isso com excelência.

Nossa visão para o futuro da FUNCEF é de fazê-la uma gestora de investimentos de expertise reconhecida pelo mercado e, mais importante, por nossos participantes e pela patrocinadora. Afinal, existimos para rentabilizar recursos confiados a nós por milhares de empregados pela CAIXA.

Nos últimos três anos, ouvi muitas críticas de participantes sobre erros cometidos no passado. E é natural que seja assim, dadas as consequências. A melhor resposta que podemos dar é a de olhar para frente, sem descuidar do que foi feito no passado, para corrigir eventuais erros e reforçar a estrutura de governança para garantir que não se repitam.

Em 2020, partiremos de uma boa estrutura de governança, mas podemos e vamos avançar muito ainda. Com a queda da taxa de juros, mais do que nunca teremos de aprimorar o processo de seleção e gestão de investimentos.

Um exemplo disso é a reestruturação profunda da nossa carteira imobiliária, que será feita a partir de um plano estratégico desenvolvido em 2019.

Enormes oportunidades

O outro lado da moeda é que desafios também representam enormes oportunidades. Investiremos na capacitação da força de trabalho, em tecnologia que traga eficiência e produtividade e na interação com o mercado pensando não apenas em 2020, mas num horizonte que contemple futuros participantes e garanta a sustentabilidade da FUNCEF.

Por meio de análise de investimento e risco mais profundas, estamos nos preparando para sermos sócios do novo ciclo de crescimento econômico do país.

Estou muito orgulhoso do que foi feito no ano que termina, mas ainda há muito o que fazer. Anima o fato de que o trabalho bem feito em equipe faz esta missão ser mais fácil, por confiar na qualidade e no profissionalismo do nosso corpo técnico. São eles o principal ativo da Fundação.

A trajetória ascendente dos resultados aponta para uma empresa mais orgânica e colaborativa. Trata-se de um caminho sem volta e no qual não há uma linha de chegada. O alvo é a evolução diária e constante.

No que depender de nós, membros da diretoria executiva, 2020 será um dos melhores anos da FUNCEF.

Renato Villela, presidente da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!