FUNCEF reforça a governança com Comitê de Auditoria

Conselho Deliberativo selecionou profissionais de mercado com reconhecida experiência na área

Governança -
03/01/2019

A FUNCEF iniciou 2019 com um importante reforço de governança. Formado por membros independentes, selecionados no mercado e com reconhecida experiência em auditoria, contabilidade, governança e controles internos, o Comitê de Auditoria começou a exercer suas atribuições em janeiro.

Caberá ao novo comitê acompanhar o processo de construção dos relatórios financeiros, contábeis e atuariais, orientar os trabalhos de auditoria, tanto interna quanto independente, e avaliar seu resultado (veja mais atribuições no quadro abaixo).

O processo de seleção, conduzido pelo Conselho Deliberativo, foi encerrado em 21 de dezembro. Na primeira etapa, o CD buscou indicações de profissionais com reconhecida experiência na área junto ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), à Abrasca, ao Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e à B3 (antiga Bovespa). Na etapa final, os candidatos foram entrevistados por videoconferência.

Com a medida, a FUNCEF atende à Resolução CNPC nº 27/2017 e à Instrução PREVIC nº 03/2018, que tornaram os comitês de auditoria obrigatórios para os fundos de pensão, a exemplo do que ocorre com instituições financeiras e empresas com ações negociadas em Bolsa.

MEMBROS DO COMITÊ DE AUDITORIA DA FUNCEF

Carlos Elder Maciel de Aquino – membro do Comitê de Auditoria do Banco Pine, membro coordenador do Comitê de Auditoria da International Meal Company e da Locaweb e membro coordenador do Comitê de Gestão de Risco da International Meal Company.

Com vários artigos e livros publicados na área de contabilidade e auditoria, atuou como executivo no segmento de Saúde e de Previdência Complementar. Conselheiro certificado pelo IBGC.

Fernando Dal-Ri Murcia – Professor da FEA/USP nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Diretor de Projetos e Pesquisas da Fipecafi, membro do Comitê de Auditoria da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), membro suplente do Conselho Fiscal da Renova Energia, ex-presidente dos Conselhos Fiscais do Grupo Pão de Açúcar e da Via Varejo e ex-membro suplente do Conselho Fiscal da Gerdau.

Membro do grupo de estudos contábeis do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), da Comissão de Finanças e Contabilidade do IBGC, do Conselho Federal de Contabilidade, da OAB, da American Accounting Association (AAA) e do European Accounting Association (EAA).

Reinaldo Busch Alves Carneiro – exerceu o cargo de presidente do Comitê de Auditoria da CAIXA, especialista externo vinculado ao Monetary na Capital Markets Department – FMI. Foi professor convidado da disciplina de Finanças Corporativas do Instituto Presbiteriano Mackenzie e integrante da equipe do Departamento de Supervisão de Bancos do Banco Central do Brasil, onde ocupou várias posições.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ DE AUDITORIA DA FUNCEF

  • Acompanhar o processo de construção dos relatórios financeiros, contábeis e atuariais;

  • Orientar e avaliar o resultado dos trabalhos de auditoria interna e independente;

  • Acompanhar e orientar o tratamento dos riscos e controles a que a Fundação está sujeita;

  • Monitorar eventuais descumprimentos de normas legais e regulamentares que coloquem em risco a continuidade dos planos da FUNCEF;

  • Monitorar fraudes de qualquer valor perpetradas pela Administração e fraudes relevantes perpetradas por empregados FUNCEF ou terceiros;

  • Monitorar erros que resultem em incorreções relevantes nas demonstrações contábeis da FUNCEF.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!