Os financiamentos no Brasil usam, basicamente, dois sistemas para o cálculo da prestação do empréstimo contratado: a tabela SAC e a tabela Price. Saiba, a seguir, as características de cada uma delas.
SAC
SAC é a sigla para o Sistema de Amortização Constante. É o método mais comum no país, usado, por exemplo, no financiamento imobiliário e nas operações de crédito de médio e longo prazos.
Pelo SAC, as prestações são mais altas no início e menores no final. O sistema tem amortização mensal do valor financiado, de forma que se reduza a parcela de juros sobre o saldo devedor.
O valor da prestação é calculado no SAC por parcela de juros decrescente e de amortização, que permanece constante enquanto não houver reajuste do saldo devedor. Dessa forma, se não houver atraso (e acréscimo no saldo devedor), a prestação final é bem menor que a inicial.
Tabela Price
Conhecido como sistema francês de amortização, a Tabela Price tem a lógica inversa da SAC e se caracteriza por apresentar prestações iguais. A composição das parcelas começa com mais juros e menos amortização e a lógica se inverte ao longo do contrato.
A Tabela Price é a mais comum nas compras parceladas no Brasil. Usada no financiamento de carros e no crédito dos varejistas. Ao final do contrato, quem contratou empréstimo pelo sistema Price paga valor maior de juros do que quem financiou pelo SAC.
Dessa forma, em casos de renegociação, a troca da SAC pela Price reduz a prestação em momento de aperto, mas aumenta a dívida porque os juros da Tabela Price são mais altos.
Caso não tenha acesso ao YouTube, clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo no site da FUNCEF.
Mais dinheiro, mesma renda
Uma das grandes diferenças entre as tabelas SAC e Price é que, ao contratar crédito pela Price, o consumidor consegue empréstimo de valor superior ao que obteria com a mesma renda na SAC. A parcela inicial maior do SAC afasta quem precisa de mais recursos, de uma margem maior para resolver um problema financeiro urgente. No entanto, a prestação menor da Price embute juros mais altos.
Comunicação Social da FUNCEF

