FUNCEFFUNCEF

ACESSIBILIDADE

Temas de interesse dos investidores

16 de Dezembro de 2016

A FUNCEF recebe frequentemente dos seus investidores, por meio dos canais de relacionamento e comunicação, solicitações de informações, pedidos de esclarecimento de dúvidas e sugestões de melhorias para os processos da Entidade. A Fundação interage com esses participantes, respondendo os questionamentos e prestando contas do trabalho. A fim de disseminar os temas tratados pelo público, considerando o interesse comum, aqui estão resumidos os principais assuntos abordados nessas interações. As atualizações desta página serão feitas na medida em que surjam novos pontos de debate.

GESTÃO

TEMA RESPOSTA/ENCAMINHAMENTO
Enxugamento do quadro administrativo da FUNCEF e mudança no critério de contratação. A Diretoria Executiva aprovou na data de 29/11/2016 o programa de desenvolvimento organizacional para repensar todo o modelo de atuação da FUNCEF, com foco na modernização, governança e revisão de processos. A Política de Gestão de Pessoas está em fase de análise e validação.  
Participação nas reuniões dos colegiados de pessoas alheias ao processo de definição de investimentos. O conselho Deliberativo em 29/4/2015, destacou determinação para cessar a participação de pessoas não relacionadas diretamente aos assuntos das reuniões dos comitês e colegiados. Desde então nenhum assessor econômico ou jornalista participou das reuniões como ouvintes.

  BENEFÍCIOS

Saldamento dos diretores cedidos. Elucidação das regras que foram adotadas. Em julho de 2006, foi constituído grupo de trabalho, composto por representantes da CAIXA e da FUNCEF para avaliar o assunto. Em agosto de 2006, o Conselho Diretor da CAIXA aprovou, por meio da Resolução 1969/2006 a proposta contemplando: i) adequação na base de contribuição para a previdência complementar, com data retroativa à Licença Especial FUNCEF (LEF), considerando a correlação entre os cargos exercidos na FUNCEF e os cargos existentes na CAIXA; ii) inclusão da parcela do cargo comissionado de Superintendente Nacional no salário de participação dos empregados que exerceram cargo de Diretor na FUNCEF; iii) extinção da LEF; iv) implementação de política de cessão de empregados especifica para a FUNCEF.   Em janeiro de 2008, o Conselho Deliberativo revisou o salário de participação e consequentemente foram apuradas as diferenças de contribuições, com data retroativa à LEF, onde o empregado arcou com a sua parcela e a FUNCEF com a parcela de responsabilidade do patrocinador.  
Revisão das regras do empréstimo FUNCEF, CREDPLAN. Após o término dos estudos que estão sendo realizados serão divulgadas as decisões sobre o CREDPLAN.

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Ações de controle na página da FUNCEF, no Facebook. O controle das interações no Facebook se dá por meio de regras do termo de uso, que está à disposição dos participantes no endereço https://www.facebook.com/funcefoficial/app/592221467580675 . Para garantir que a interação entre os usuários e a Fundação seja plena, há acompanhamento constante da equipe de redes sociais da FUNCEF.
Resgate de uma política eficiente, tempestiva e crível de comunicação com o público acionista. Foi desenvolvido um Plano de Comunicação que está em fase de implementação, alicerçado na transparência e na objetividade. Algumas informações sobre investimentos já estão no aplicativo da FUNCEF disponibilizado recentemente para celulares e tablets.   Destaque-se que foi lançado o painel de informações contendo números importantes de cada plano de benefícios.
Nota pública sobre o termo de confidencialidade, publicando seu conteúdo e elucidando, com clareza os limites de sua abrangência. O Comitê de Assessoramento Técnico de Investimentos sugeriu a elaboração de novo termo de confidencialidade. Logo que estiver concluído, a FUNCEF dará ampla divulgação.
Presença de dirigentes indicados e eleitos em reuniões regionais. Na atual gestão, a Diretoria Executiva está atuando de forma coesa e sempre que possível, quando as agendas permitirem, e os custos não forem elevados, o presidente participará conjuntamente com diretores eleitos e indicados, o que ocorreu recentemente em alguns eventos.

JURÍDICO

Tratamento prioritário para reverter o Passivo com a CAIXA. A CAIXA solucionou o passivo referente ao tíquete alimentação e está repassando os valores mensalmente para a FUNCEF. Para as outras questões do passivo foi iniciado diálogo entre o jurídico da CAIXA e o jurídico da FUNCEF.

AUDITORIA

A FUNCEF deve realizar auditoria interna e externa nos investimentos. A FUNCEF realizou auditoria interna sobre os investimentos apontados em investigação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ministério Público Federal, Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU) e os resultados foram encaminhados aos órgãos de fiscalização e controle. Por orientação dos órgãos controladores não mais será contratada a auditoria independente.
Providências a serem tomadas pela FUNCEF em relação aos gestores que foram denunciados na CPI dos Fundos de Pensão, Ministério Público Federal e Polícia Federal. A FUNCEF foi aceita pelo Ministério Público Federal como assistente de acusação na Operação Greenfield, o que permite compartilhar provas e acompanhar o ressarcimento dos valores recuperados. O Jurídico da FUNCEF estruturou modelo de apuração de responsabilidade para identificar ações de regresso.  
 

 


Imprimir

Temas de interesse dos investidores

Gestão, Benefícios, Investimentos, Auditoria e mais. Atualizado em 12/12/16

MAIS NOTÍCIAS