Ouvidoria estreia novo portal

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Ouvidoria estreia novo portal

01 de Agosto de 2017

Plataforma permite manifestação anônima

A Ouvidoria da FUNCEF está de cara nova a partir desta terça-feira (1º). O portal da área foi totalmente remodelado e estreia com o sistema e-OUV, plataforma digital usado pelos 130 órgãos do Governo Federal, estados e municípios.

Para a responsável pela Ouvidoria da Fundação, Lore Mânica Ribeiro, essa é uma ferramenta importante que contribui para alcançar o propósito da área: “Ser um dos canais institucionais da entidade que acolhe, ouve, encaminha e responde à comunidade de participantes promovendo a melhoria contínua de processos, a prevenção de reclamações e contribuindo com a comunicação adequada e a promoção da transparência”.

Para registrar sua manifestação à Ouvidoria, o participante, assistido ou empregado da FUNCEF deve acessar a aba de Contato e clicar em Ouvidoria, abrindo a página do e-OUV, onde deve, preferencialmente, se cadastrar. Na plataforma também há a possibilidade de se manifestar de modo anônimo.

Concluído o cadastro, é só registrar sua manifestação. O portal dá cinco opções de registro: denúncia, reclamação, crítica, sugestão e elogio. O cadastro garante o acesso ao histórico das manifestações do usuário, facilitando o acompanhamento delas.

Se o participante fizer uma denúncia, ele pode optar por se identificar com acesso a seus dados pessoais ou ainda se identificar sem permitir acesso às suas informações. Somente as manifestações identificadas podem ser acompanhadas no portal. Não há esta opção para as manifestações anônimas.

Ao decidir por uma reclamação, o usuário, depois de completar o cadastro no e-OUV, deve selecionar o assunto para a demanda. As opções são ouvidoria interna, meu benefício, meu (s) empréstimo (s), meus dados, meu patrimônio e minha previdência. Há, ainda, opção outros para os assuntos não contemplados nas opções anteriores.

Em caso de dúvida, o reclamante pode acessar a aba de perguntas frequentes do portal. Entre outras questões, ela esclarece todos os trâmites e prazos para as respostas às manifestações.

FUNCEF é pioneira nos fundos de pensão

Em junho passado, a Fundação se tornou o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Por meio do programa, o ministério cedeu à FUNCEF, sem custo, o código-fonte do sistema E-Ouv.

O novo portal da Ouvidoria mantém o caráter de confidencialidade das informações registradas, ampliando a segurança aos usuários. Para os participantes, há um ganho em relação ao controle de prazos e facilidade de uso. Para a ouvidoria, o sistema representa eficiência.

O ponto de partida para o redesenho do Portal da Ouvidoria da FUNCEF foram as recomendações feitas em relatórios de auditoria interna e da Patrocinadora e o trabalho de consultoria realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em 2014.

Comunicação Social da FUNCEF

 


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Mais intuitivo, site recebe manifestações anônimas

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