Aposentados por invalidez podem ser convocados pelo INSS

O que fazer quando o benefício for cessado

Participantes -
20/07/2018

Os participantes que recebem benefício de aposentadoria por invalidez há mais de dois anos sem perícia médica devem ficar atentos à convocação da Previdência Social.

A chamada está ocorrendo por meio de carta encaminhada pelo INSS ao endereço do beneficiário constante no cadastro do Sistema Único de Benefícios (SUB).

Após a convocação, o aposentado por invalidez deverá agendar a perícia no telefone 135 e comparecer na data agendada, sob pena de ter o benefício suspenso ou cancelado.

Atualização no INSS

Se o participante estiver com dados desatualizados na Previdência Social, ele poderá atualizá-los pelo aplicativo Meu INSS, na seção homônima no site do órgão ou no telefone 135.

A atualização evita a convocação pelo do Diário Oficial da União, feita para os beneficiários não localizados pelo INSS por alguma inconsistência no endereço declarado ao Instituto.

É importante lembrar que a não-realização da perícia médica para estes segurados implicará na suspensão do benefício.

O que fazer em caso de reversão do benefício

As orientações para os aposentados que tiveram a reversão de aposentadoria por invalidez e se encontram com o contrato de trabalho suspenso com a CAIXA são:

  1. Ao ser comunicado da cessação do benefício de aposentadoria por invalidez, o empregado deve entrar em contato com a GIPES/REPES em que está vinculado para adoção dos procedimentos previstos em normativo CAIXA e enviar cópia da documentação comprobatória do fim do benefício.

São estes os documentos:

* Comunicação de Resultado de Exame Médico;

* Comunicação do Resultado da Avaliação da Incapacidade;

* Laudo de Exame Médico Pericial;

* Ofício emitido pelo INSS ao empregado ou à CAIXA, constando a data da cessação do benefício.

2- Confirmada a cessação de aposentadoria por invalidez, o empregado será convocado para realizar o exame médico de retorno ao trabalho.

2.1- O empregado não poderá retornar ao trabalho antes de realizar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de retorno bem como o lançamento da Reversão de Aposentadoria no sistema SISRH.

2.2- Caso o empregado esteja apto, ele é orientado a retornar imediatamente ao trabalho.

2.3- O empregado considerado inapto no PCMSO de retorno ao trabalho não terá a reversão da aposentadoria realizada e deverá apresentar defesa ou interpor recurso no INSS, alegando incapacidade e solicitando nova perícia.

Benefício antecipado

Os participantes que se aposentaram por invalidez lotados em outra empresa devem procurá-la para saber se houve suspensão de contrato de trabalho e assim ter direito à reversão. Para os que são rescindidos com a Patrocinadora CAIXA, caso tenham interesse em solicitar o benefício antecipado ou programado pleno (se elegível), devem entrar em contato com a FUNCEF por meio de um dos nossos canais de atendimento (clique aqui).

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!