Enquanto durar o período de isolamento social, o Fale Conosco, que pode ser acessado no Fale com a FUNCEF no portal da Fundação, é o meio para solicitação do Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte para herdeiros (válido a todos os planos).
Veja as orientações da Diretoria de Benefícios (DIBEN) para que os herdeiros possam fazer o pedido, por meio digital, à FUNCEF.
Se houver inventariante, somente este deve encaminhar o requerimento com a documentação necessária para receber o benefício. Após o recebimento, caberá a ele proceder o rateio entre os herdeiros existentes, conforme a cotização estabelecida em Inventário ou Escritura Pública Declaratória.
Caso não haja inventariante, a orientação é que um único herdeiro receba o requerimento e documentos pessoais por e-mail de todos os demais e anexe estes documentos juntamente com o dele, ficando somente um arquivo e protocolo para facilitar a análise do grupo de familiares.
É importante lembrar que os documentos físicos e requerimentos assinados devem, obrigatoriamente, ser encaminhados após o término da quarentena de cada localidade para a FUNCEF, pelo correio ou malote CAIXA. Vamos, agora, ao passo a passo:
1 – Acesse o requerimento de Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte, clicando aqui.
a) Imprima o documento, preencha, assine, digitalize o requerimento juntamente com todos os documentos necessários, listados no link acima.
a.1 – Se possuir um scanner, digitalize o requerimento e todos os demais documentos juntos em um único arquivo em PDF. Salve o documento e passe para o passo a.3
a.2 – Caso não tenha um scanner ou outra ferramenta que digitalize documentos, siga o passo a passo abaixo:
I – Fotografe com o celular o requerimento e cada documento necessário.
II – Envie as fotos do celular para o seu e-mail e, depois acesse o e-mail pelo computador para salvá-las, ou conecte o celular em seu computador para baixar as fotos.
III – Abra um documento em branco no Word, clique em Inserir/imagens, conforme imagem:

Ao abrir a janela, escolha os arquivos que serão inseridos ao documento do Word (figura abaixo):

Observe se as imagens estão legíveis e salve o documento com o nome do requerimento, no caso, auxfuneralpeculio.doc

a.3 Acesse o Fale Conosco existente no Fale com a FUNCEF no menu superior do site da Fundação.

I – Depois de clicar no Fale Conosco, abrirá a página, onde deverá ser escolhida a opção Participante:

II – Em seguida será disponibilizado um formulário para preenchimento das informações do titular falecido. O endereço de e-mail e telefone deverá ser do herdeiro ou inventariante. O arquivo com o requerimento deve ser anexado ao clicar no campo Escolher arquivo.

A partir daí, será gerado o protocolo de atendimento e iniciada a análise da concessão do Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte. O herdeiro ou inventariante será informado do andamento do pedido por e-mail.
Comunicação Social da FUNCEF

