Câmara dos Deputados presta homenagem à Fundação

Sessão Solene ocorreu no plenário Ulysses Guimarães

Institucional -
01/08/2017

Uma Sessão Solene realizada na Câmara dos Deputados homenageou nesta terça-feira (1°/8), os 40 anos da FUNCEF, comemorados hoje. Proposta pelo Deputado Federal Efraim Filho (DEM-PB), a sessão contou com a presença de participantes, assistidos, empregados da FUNCEF e diversas autoridades.

Compuseram a mesa o deputado Efraim Filho; o deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB); o Diretor Executivo de Gestão de Pessoas da CAIXA, José Humberto Pereira (representando o presidente da CAIXA, Gilberto Occhi); o Diretor Presidente da FUNCEF, Carlos Vieira; o Diretor de Administração da FUNCEF, Augusto Miranda; o presidente da Fenacef, Edgar Antônio Lima; e o diretor superintendente substituto da Previc, Fábio Coelho.

Também estiveram presentes no evento os diretores da DIBEN, Délvio de Brito; da DIRIN, Paulo Werneck; e da DIPAR, Renato Villela; e João Maceno, representando o diretor da DIPEC, Max Mauran, além do vice-líder do Democratas, deputado Marcelo Aguiar (DEM-SP); e o senador Hélio José (PMDB-DF).

Um dos fundadores da FUNCEF, Carlos Aroldo de Abreu, foi homenageado com a entrega de uma placa. Carlos Abreu foi presidente da Fundação e passou pela Diretoria de Assistência, Financeira e Benefícios. Além disto, um vídeo mostrou a história de Karlos Rischbieter, fundados da FUNCEF. O filho do fundador e presidente da FUNCEF, Luca Rischbieter, esteve presente à cerimônia, quando lembrou das intenções do pai ao pensar em uma empresa que gerisse a previdência dos empregados da CAIXA. “Meu pai sempre teve um sonho de ter um País economicamente mais forte e socialmente mais justo”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em função de compromissos na agenda não participou da sessão, mas em pronunciamento destacou a importância da Instituição nesses 40 anos.

Acompanhe as falas dos presentes na mesa da Sessão Solene:

CarlosVieira_BrennoLuiz-FUNCEF.jpg

Presidente da FUNCEF abrindo a sessão

Para o presidente Carlos Vieira, a FUNCEF alcança a maturidade com a solidez e a experiência para seguir gerando significado na vida dos seus participantes.

“Nesta data especial, a FUNCEF relembra o seu passado ao mesmo tempo em que mira seu próprio futuro. O Brasil mudou, as expectativas dos nossos participantes mudaram. A Fundação também está mudando, plenamente comprometida em se modernizar transformando-se em uma organização transparente, austera e equilibrada”, afirmou Carlos Vieira.

Segundo ele, “nos últimos tempos nos submetemos a uma profunda autocrítica, que impõe uma correção de rumos. O objetivo é garantir a excelência na gestão dos benefícios que promovam a segurança dos participantes quanto à sua aposentadoria”.

Crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

img20170801121614416161.jpg

Deputado Federal Rubens Bueno ao centro da mesa

O Deputado Federal Rubens Bueno (PPS-PR) destacou em sua fala, além da criação da FUNCEF há 40 anos, a figura pública do presidente fundador Karlos Rischbieter e que o momento de dificuldade vivido nos últimos anos por conta dos déficits não é motivo de comemoração. “Talvez o País não tenha tido um número ideal de homens públicos como Karlos Rischbieter. Tivemos nele a figura de um homem público voltado para o interesse da sociedade. Mas infelizmente o dia de hoje não é para se comemorar”, afirmou Rubens Bueno.

Crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Mesa_LuisMacedo-C_maradosDeputados.jpg

Da esquerda para direita: Fábio Coelho-PREVIC, Augusto Miranda-DIATI, José Humberto-CAIXA, Efraim Filho-DEPUTADO, Carlos Vieira-FUNCEF, Edgar Antônio-FENACEF

Representando na solenidade o presidente da CAIXA, Gilberto Occhi, José Humberto reafirmou o compromisso da patrocinadora em garantir governança e transparência nos processos, investimentos e pagamentos dos benefícios. “Estamos atuando para que seja garantida uma aposentadoria digna a todos os participantes. A CAIXA vem trabalhando com muita energia e com muita ação o compromisso do fortalecimento da Fundação e da nossa participação ativa”, concluiu.

Presidente da Fenacef, Edgar Antônio Lima destacou que é da CAIXA desde 1975 e que como “filho da FUNCEF” é preciso comemorar e ter esperança. “Ao longo desses 40 anos eu construí a minha aposentadoria, minha carreira, fiz minhas reservas e a FUNCEF me deu essa oportunidade. A oportunidade de que no final da minha carreira eu tivesse tranquilidade. Comemorar é de direito, você não está comemorando a situação, você está comemorando o fato dela existir. Agora precisamos depositar nossa vigilância, nossa verificação e cobrança constante nos atos e fatos do presente e futuro para que a gente possa continuar tendo a esperança de voltar a ter a felicidade do participante”, concluiu Edgar Antônio.

Para o diretor superintendente da Previc, não há dúvida que a FUNCEF recuperará o papel de protagonista. “A FUNCEF sempre teve um papel de protagonista nesse País. A história da previdência complementar, a história da Fundação e de outros fundos se misturam. O ano de 2015 foi um ano extremamente ruim para os fundos de pensão do Brasil e cabe a Previc, como supervisora, fazer um diagnóstico do que ocorreu. De fato, nós tivemos nesse mesmo período, a maior crise econômica que esse País viveu e esse resultado se reflete em todas as fundações, e a FUNCEF não é exceção. Mas nesse momento de comemoração precisamos trazer os avanços que já foram feitos e que ainda estão por vir que vão colocar a FUNCEF e os outros fundos de novo no papel de protagonismo no Brasil”, afirmou.

Diretores02_BrennoLuiz-FUNCEF.JPG

Diretores da FUNCEF. Augusto Miranda, da DIATI, é o segundo da esquerda para direita

Segundo o diretor Augusto Miranda, “temos bastante consciência que o momento que a FUNCEF vivencia não favorece celebrações ou comemorações. Destacou o trabalho de vigilância e acompanhamento feito pelos participantes e frisou: “este é um momento de reflexão, a fim de conseguir que outros 40 anos melhores venham pela frete na Fundação”.

Crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

CarlosAroldo_LuisMacedo-C_maradosDeputados.jpg

Carlos Aroldo de Abreu recebe placa em homenagem

Em sua fala, citou Mario Quintana e destacou que é preciso ter esperança que os tempos ruins vão passar. “Eu tive a oportunidade de passar por vários setores da FUNCEF, por isso agradeço por toda a experiência que passei, isso é muito gratificante. Tenho muito amor, muita saudade, mas não vivo do passado, vivo do futuro apesar dos 84 anos. Quero destacar sim que é o momento de comemorar os 40 anos de fundação, mas essa comemoração tem um detalhe importante, pois não sabemos o futuro. A esperança só é fundamental quando sabemos o que vai passar. No momento eu tenho muita preocupação, mas a FUNCEF não vai deixar de ser a nossa casa”, concluiu.

Crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

EfrainFilho_LuisMacedo-C_maradosDeputados.jpg

Deputado Efraim Lima em pronunciamento

O deputado Efraim Filho encerrou a sessão solene e reforçou o orgulho de participar nos últimos anos do esforço para recuperar a segurança, eficiência e prestigio da entidade. “Os trabalhos que desenvolvemos à frente da CPI dos Fundos de Pensão nos deu a dimensão do significado desse momento. O intuito é de olhar para trás com sentimento de dever cumprido, olhar adiante e devolver a esperança aos trabalhadores, servidores, pensionista e investidores que acreditaram naquilo que realmente representa os fundos de pensão. A FUNCEF aprendeu muito nesses 40 anos, com acertos e erros e hoje está com o vigor renovado por uma nova direção, que procura ajustar os rumos da entidade. Com experiência de quem passou esses 40 e vigor de quem ainda vai proporcionar muitos desafios para o futuro, a comemoração é mais que justa, merecida e simbólica”, destacou o deputado.

Clique aqui e assista à sessão solene.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

Conheça os critérios utilizados e o processo de aprovação
Revisão permite que a Fundação se mantenha atualizada sobre o cenário econômico e previdenciário do país, priorizando o foco nos participantes

Compartilhe nas redes sociais!