FUNCEFFUNCEF

ACESSIBILIDADE

Conheça as tabelas SAC e Price

06 de Agosto de 2018

Saiba a diferença entre as duas formas de cobrança de juros

Os financiamentos no Brasil usam, basicamente, dois sistemas para o cálculo da prestação do empréstimo contratado: a tabela SAC e a tabela Price. Saiba, a seguir, as características de cada uma delas.  

SAC

SAC é a sigla para o Sistema de Amortização Constante. É o método mais comum no país, usado, por exemplo, no financiamento imobiliário e nas operações de crédito de médio e longo prazos.

Pelo SAC, as prestações são mais altas no início e menores no final. O sistema tem amortização mensal do valor financiado, de forma que se reduza a parcela de juros sobre o saldo devedor.

O valor da prestação é calculado no SAC por parcela de juros decrescente e de amortização, que permanece constante enquanto não houver reajuste do saldo devedor. Dessa forma, se não houver atraso (e acréscimo no saldo devedor), a prestação final é bem menor que a inicial.

Tabela Price

Conhecido como sistema francês de amortização, a Tabela Price tem a lógica inversa da SAC e se caracteriza por apresentar prestações iguais. A composição das parcelas começa com mais juros e menos amortização e a lógica se inverte ao longo do contrato.  

A Tabela Price é a mais comum nas compras parceladas no Brasil. Usada no financiamento de carros e no crédito dos varejistas. Ao final do contrato, quem contratou empréstimo pelo sistema Price paga valor maior de juros do que quem financiou pelo SAC.

Dessa forma, em casos de renegociação, a troca da SAC pela Price reduz a prestação em momento de aperto, mas aumenta a dívida porque os juros da Tabela Price são mais altos.

Caso não tenha acesso ao YouTube, clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo no site da FUNCEF.

thumbnail_video_tabelas_sac_price.jpg

Mais dinheiro, mesma renda

Uma das grandes diferenças entre as tabelas SAC e Price é que, ao contratar crédito pela Price, o consumidor consegue empréstimo de valor superior ao que obteria com a mesma renda na SAC. A parcela inicial maior do SAC afasta quem precisa de mais recursos, de uma margem maior para resolver um problema financeiro urgente. No entanto, a prestação menor da Price embute juros mais altos.

Comunicação Social da FUNCEF

 

 


Participe das redes:


icone_facebook_menor.png funcefoficial icone_twitter_menor.png @funcef_oficial icone_youtube_menor.png FUNCEF icone_soundcloud_menor.png FUNCEF icone_medium_menor.png FUNCEF

 


Imprimir

Educação financeira e previdenciária

Dicas para cuidar bem do seu dinheiro, poupar e investir

Matriz

SCN - Q. 02 - Bl. A - 11º, 12º e 13º andares
Ed. Corporate Financial Center
70712-900 - Brasília - DF

Central de Relacionamento: 0800 706 9000

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

 

 

MAIS NOTÍCIAS