Escolher o benefício vitalício ou o resgate? Essa é uma dúvida de muitos participantes na hora de solicitar a aposentadoria.Para responder a esta e outras perguntas frequentes, a Fundação lançou a websérie Conheça o seu plano, disponível no canal do YouTube.
Neste episódio, a analista de atendimento Daniela Ribas e o especialista em investimentos Thiago Souza destacam as vantagens do benefício vitalício em relação ao resgaste.
Proteção à família
Em primeiro lugar, Daniela e Thiago demonstram que o benefício vitalício é a melhor opção para quem quer garantir proteção à família e a segurança da renda complementar até o final da vida.
“Resgatar significa sacar todas as contribuições feitas pelo participante e pela patrocinadora. Mas nesse caso, o participante encerra completamente o seu vínculo com o Plano da FUNCEF, ou seja, não há mais direitos e deveres. E o valor resgatado deve ser declarado no Imposto de Renda, o que diminui o valor líquido que entra no bolso do participante”, explica Daniela Ribas.
A analista lembra que a FUNCEF tem hoje mais de 30 aposentados que são centenários (mais de 100 anos de vida), muitos estão há mais de 40 anos recebendo todos os meses o benefício da aposentadoria com segurança. “O benefício garante uma renda mensal durante toda a sua vida de aposentado, independentemente da idade”, destaca.
Retorno seguro
Outra vantagem importante do benefício vitalício é poder contar com uma equipe de investimentos qualificada e reconhecida pelo mercado. A gestão profissional da Fundação é focada em buscar as melhores oportunidades dentro de parâmetros de risco-retorno adequados a uma poupança previdenciária.
Uma das grandes dificuldades de se gerir uma carteira para a aposentadoria, ressalta Thiago no vídeo, é casar a necessidade mensal de recursos com os prazos dos investimentos. Na Fundação, você receberá todos os meses o seu benefício quando estiver aposentado.
Comunicação Social da FUNCEF
				
