Empresa de fundo investido pela FUNCEF lança teste mais acessível para Covid-19

Exame criado pela Mendelics em parceria com o Hospital Sírio-Libanês demora uma hora e custará R$ 95

Investimentos -
16/06/2020

A empresa Mendelics, especializada em testes genômicos, e o Hospital Sírio-Libanês desenvolveram um exame de saliva que identifica o novo coronavírus em sua fase aguda em apenas uma hora ao preço médio de R$ 95.

O teste tem a mesma capacidade de diagnóstico, mas custa menos da metade do RT-PCR,o mais utilizado hoje, que demora de quatro a seis horas para ser realizado.

No momento, a empresa realiza um projeto-piloto com 50 mil pessoas. Sua estimativa é de que será possível processar 110 mil amostras por dia, com foco em empresas e hospitais para apoiar a reabertura controlada da economia.

Criada em 2012, a Mendelics é o primeiro e maior laboratório brasileiro especializado no Sequenciamento de Nova Geração (NGS). A empresa recebeu aportes do fundo de investimentos em participações (FIP) BBI Financial I, voltado a empresas emergentes inovadoras na área de saúde, que tem a FUNCEF entre seus cotistas.

Segundo a Mendelics, o novo teste, batizado de #PARECOVID, reduz o risco de contágio, pois elimina o contato entre profissionais de saúde e pacientes suspeitos na coleta.

Segurança aos profissionais de saúde

A maior parte dos exames existentes que identificam o vírus SARS-CoV-2 obtém a amostra por meio de um swab nasal longo (um tipo de cotonete alongado) para chegar até a garganta e obter amostras das secreções. Esse ato causa um movimento involuntário que pode expelir o vírus aumentando o risco de infecção para os profissionais da saúde.

A partir do método aperfeiçoado pela Mendelics, o próprio paciente realiza a coleta de amostras de saliva em um tubo estéril, resolvendo o problema de demanda de kits de coleta nasofaríngea, fator que tem limitado diretamente a capacidade de coleta e testagem no Brasil.

O novo teste não necessita dos reagentes que estão em falta no mercado. Além disso, a Mendelics e o Sírio-Libanês se comprometeram a publicar os protocolos, permitindo que outros laboratórios se juntem aos esforços para que o número de testes possa chegar a centenas de milhares por dia.

“O novo teste alivia a demanda reprimida e viabiliza a testagem em larga escala e sistemática no Brasil”, diz Laércio Cosentino, presidente do conselho da empresa.

“O exame da Mendelics endereça alguns obstáculos que dificultaram uma testagem mais abrangente no Brasil. Por ser realizado na saliva, ter um poder de processamento muito rápido, oferecendo aos brasileiros ferramentas que permitam controlar melhor a transmissão dessa infecção”, completa Luiz Fernando Lima Reis, diretor do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Leia mais: Tomógrafo inovador de empresa investida da FUNCEF ajuda no combate ao Covid-19

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!