A governança corporativa da FUNCEF ganhou um importante reforço com a aprovação da Política de Transações entre Partes Relacionadas, já disponível no site.
O documento estabelece conceitos e regras claros para operações que envolvam a transferência de recursos, serviços ou obrigações entre a Fundação e uma parte relacionada, independentemente de ser cobrado ou não um preço em contrapartida (saiba mais no quadro abaixo).
Duas diretrizes importantes da política são o monitoramento de potenciais conflitos de interesse e a divulgação transparente de informações, que será realizada nas notas explicativas às demonstrações financeiras da FUNCEF, de acordo com as normas IN Previc 031/20 e NBC TG 05.
Há também uma orientação de que as regras sejam revisadas a cada dois anos.
“Os avanços de governança têm um objetivo muito prático: assegurar que todas as decisões de gestores e órgãos colegiados relacionadas a este tipo de transação observem os interesses da Fundação e de seus participantes”, afirmou o diretor de Administração da FUNCEF, Augusto Miranda.
Conjunto de iniciativas
A Política de Transações entre Partes Relacionadas faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas que têm aprimorado a estrutura de governança da Fundação.
A lista inclui a adesão ao Código AMEC de Princípios e Deveres de Investidores Institucionais –Stewardship e ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a revisão do Estatuto e do Código de Conduta e Ética e a criação do Programa de Integridade.
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Comunicação Social da FUNCEF

