FUNCEF amplia participação no Shopping Pátio Paulista

Fundação exerceu o direito de preferência no empreendimento localizado na capital paulista

Investimentos -
05/08/2025

A FUNCEF anunciou, nesta terça-feira (5/8), a ampliação de sua participação no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, por meio do exercício do direito de preferência na aquisição de frações ideais pertencentes à empresa controlada pela Iguatemi S.A.

Com a aquisição, a posição da Fundação avançou de 30% para 40,52% das frações ideais equivalentes do empreendimento original, e de 22,08% para 29,82% da expansão, consolidando a sua posição estratégica em um dos ativos mais relevantes de seu portfólio imobiliário.

O investimento total foi de R$ 244,5 milhões, com 70% pagos à vista e o restante dividido em duas parcelas anuais, com vencimentos em abril de 2026 e abril de 2027.

Retorno acima da meta 

Sócia no ativo desde 1988, a FUNCEF tem acompanhado a trajetória de crescimento do shopping, que, entre 2015 e 2024, acumulou rentabilidade de 315%, batendo com folga a meta atuarial de 180% registrada no período. Nos últimos cinco anos, o retorno médio anual foi de IPCA + 15,50%, desempenho superior ao de títulos públicos de longo prazo.

“Trata-se de um empreendimento de alta rentabilidade, resiliência e eficiência operacional. São raras as oportunidades de investimento com esse nível de retorno e estabilidade”, destacou Gustavo Portela, Diretor de Investimentos da FUNCEF.

Com 276 lojas e 42 mil metros quadrados de área bruta locável,  o Shopping Pátio Paulista apresenta indicadores operacionais de excelência. Em 2023, a receita cresceu 11,2%, e em 2024, 6,5%, superando o desempenho médio dos empreendimentos da região Sudeste. 

“A vacância é praticamente nula e as vendas por metro quadrado seguem elevadas, evidenciando a robustez e atratividade do ativo”, explicou o gerente de Investimentos Imobiliários da Fundação, Edevaldo Gaudêncio. 

Ele explicou que a aquisição foi respaldada por pareceres técnicos das áreas de risco, conformidade, jurídica, macroalocação e viabilidade econômico-financeira.

Novo Plano e REB

A operação foi realizada pelo Novo Plano (98,05%) e REB (1,95%), ambos em fase de acumulação de reserva e com horizonte de longo prazo nos investimentos. A partir de agosto de 2025, os planos passam a receber receitas mensais proporcionais às novas participações.

“Com essa aquisição, a FUNCEF reafirma seu compromisso com a rentabilidade, a diversificação e a sustentabilidade de longo prazo da carteira imobiliária, em conformidade com as diretrizes de governança e os objetivos estratégicos dos planos que administra”, afirmou o presidente da Fundação, Ricardo Pontes.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

Conheça os critérios utilizados e o processo de aprovação
Revisão permite que a Fundação se mantenha atualizada sobre o cenário econômico e previdenciário do país, priorizando o foco nos participantes

Compartilhe nas redes sociais!