FUNCEF aprova a venda de terreno comercial em Santo André (SP)

Negócio foi apreciado pela Diretoria Executiva nesta quinta-feira (24/02)

Investimentos -
24/02/2022

A FUNCEF aprovou a venda de um terreno comercial de 211 mil metros quadrados em Santo André, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira (24/2). A área faz parte da lista de ativos do plano estratégico de desinvestimentos imobiliários.

Trata-se de uma comercialização direta no valor de R$ 136,3 milhões à vista, o que afasta o risco de crédito e dispensa a comissão de intermediação, cujo custo médio pode chegar a 5% neste tipo de transação.

O negócio superou em 11,31% o valor contabilizado do ativo no balanço de 2021, bem como dois laudos de avaliação independentes atualizados. A concretização da venda está condicionada à conclusão de due diligence, em que o comprador avalia em detalhes os dados do ativo, procedimento comum neste tipo de transação.

Oportunidades rentáveis

O terreno de Santo André foi recuperado pela FUNCEF em 3 de novembro de 2021, após uma ação extrajudicial exitosa coordenada pela área gestora da carteira imobiliária e a área jurídica da Fundação.

Depois de integralizar o imóvel ao patrimônio dos planos de benefícios, a FUNCEF iniciou o processo para desinvestimento por meio de chamamento a mercado, que atraiu vários dos principais desenvolvedores imobiliários do país para terrenos comerciais de grande porte.

“Estamos sempre atentos a oportunidades de negócios rentáveis. Após consecutivas rodadas, foi possível maximizar o valor de venda do terreno no melhor interesse dos participantes dos planos de benefícios geridos pela Fundação”, afirmou o diretor de Participações Imobiliárias e Societárias da FUNCEF, Almir Alves Junior.

Entre os fatores fundamentais para a decisão de venda estão a rentabilidade do ativo, oportunidades mais atrativas em outras classes de investimentos, a atual vedação de desenvolvimento imobiliário por parte dos fundos de pensão, além da redução dos riscos e a melhoria na solvência de planos maduros como o REG/Replan.

Sobre o empreendimento

A área comercial em Santo André foi alienada a uma construtora em dezembro de 2005, mediante permuta financeira – Valor Geral de Venda (VGV), para desenvolvimento e comercialização de condomínios habitacionais e área comercial.

O empreendimento não foi adiante por conta de entraves legais e incompatibilidades financeiras, o que deixou a FUNCEF exposta ao risco de crédito da construtora até a retomada do imóvel no fim do ano passado.

Desinvestimento imobiliário

Em 2021, a Fundação começou a executar um plano estratégico de desinvestimentos imobiliários aprovado pelo Conselho Deliberativo. Esse plano prevê a venda de 94 imóveis, que representam pouco mais de 50% da carteira desta classe de ativos, avaliada em R$ 5,6 bilhões ao final do ano passado.

Desde junho de 2021, o presidente Gilson Santana e o diretor Almir Alves Junior têm visitado empreendimentos e imóveis de propriedade da Fundação. A iniciativa busca aprofundar o conhecimento sobre esta carteira de ativos, cumprindo, assim, os deveres de diligência e fiduciário previstos na Resolução CMN n.º 4.661/2018. Também permitiu identificar pendências e entraves à execução do plano de desinvestimentos.

“A experiência tem nos possibilitado focar na solução de pendências históricas e na potencialização de retorno para os planos de benefícios no fechamento de negócios, uma vez que os recursos obtidos são direcionados a outras classes de investimentos com menor exposição a risco e melhor resultado”, observou Almir Alves Junior.

A reestruturação envolve, principalmente, portfólios de terrenos, edifícios comerciais e hotéis. O objetivo é concentrar os investimentos, hoje bastante pulverizados, em regiões com economia mais dinâmica e em imóveis com valores e expectativa de retorno maiores.

Leia mais

FUNCEF aprova a venda de participação no Royal Tulip Brasília Alvorada

FUNCEF fecha a locação de complexo industrial no Espírito Santo

FUNCEF recupera quatro imóveis em distrato

FUNCEF vende sua participação no Edifício FUNCEF Center, em São Paulo

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!