A FUNCEF concluiu a atualização das cotas de dezembro dos participantes do REB e Novo Plano nesta quarta-feira (7/6). A expectativa é que as cotas de janeiro a maio de 2017 estejam fechadas até 30 de junho.
A atualização das cotas está diretamente ligada ao desempenho da carteira de investimentos da Fundação. O valor desses investimentos é ajustado mensalmente e divulgado em balancete. Por isso, a correção não é automática: é preciso reprocessar as contribuições mês a mês para converter o saldo dos participantes em cotas.
As cotas de dezembro foram atualizadas com base no laudo de avaliação do FIP Florestal, fundo por meio do qual a FUNCEF investiu na Eldorado Brasil Celulose. Segundo o balancete, a rentabilidade dos planos em 2016 foi de 12,37% para o Novo Plano e de 9,54%, no REB.
Benefícios e resgates corrigidos pela inflação
Em julho, começam as revisões de benefícios e resgates já pagos com valores corrigidos pela inflação acumulada medida pelo INPC no período entre dezembro e abril, o que interessa diretamente aos empregados da CAIXA que aderiram ao PDVE.
A diferença entre os saldos reais das cotas – considerando-se as contribuições e a rentabilidade dos primeiros meses de 2017 – e os valores pagos aos participantes será regularizada por meio de créditos suplementares.
FIP Florestal e balanço
O laudo do FIP Florestal era uma das pendências para a divulgação do balanço 2016 da FUNCEF. Outros trâmites legais ainda devem ser cumpridos antes de sua publicação, cujo prazo legal termina em agosto. É importante frisar que o acordo de leniência recentemente firmado entre o Ministério Público Federal e a J&F, controladora da Eldorado, não tem nenhum impacto na atualização das cotas e saldos.

