FUNCEF comemora os 14 anos da Ouvidoria

Canal recursal responde às demandas em até dois dias em média

FUNCEF -
22/08/2025

A Ouvidoria da FUNCEF comemorou, no dia 18 de agosto, 14 anos, marcando em sua trajetória alinhamento com a integridade, a evolução constante, agilidade no atendimento e o compromisso com a transparência. 

O presidente da Fundação, Ricardo Pontes, destacou a evolução da Ouvidoria desde sua criação. “São 14 anos de muitas conquistas. O Painel da Ouvidoria, disponível no site da FUNCEF, que contém informações públicas dos atendimentos da área é um exemplo de nossa busca constante por aprimoramento. Que possamos cada vez mais evoluir. Não só a FUNCEF, mas a CAIXA, nossa patrocinadora, tem muito orgulho do que a Ouvidoria está construindo”, afirmou Ricardo Pontes. 

A Ouvidoria nasceu em 2011 como canal recursal e, desde o início, carrega, em seu DNA, o sentido de evolução e futuro que a Fundação tem entre seus princípios. A FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão do Brasil a fazer desse setor um órgão estatutário e estratégico. A área também integra e coordena o Fórum de Ouvidorias das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e o Comitê de Ouvidoria da Abrapp. 

Retorno rápido 

Todas as manifestações, sejam reclamações, sejam denúncias, são tratadas pela Ouvidoria o mais rápido possível. Em 2025, a Ouvidoria da FUNCEF respondeu ​às​ manifestações em até ​dois ​dias, em média. Em 2021, o tempo médio era de 16 dias. O prazo foi reduzido com uma série de ajustes na gestão e nos processos da Fundação. 

“Foi ajustes de processo, a implantação de novo sistema de gestão, o alinhamento com as áreas internas, a capacitação e o aperfeiçoamento das equipes, o que contribuiu para o avanço da governança da Fundação”, explica Patrícia Motta Fagundes, ouvidora da FUNCEF. 

“Nosso esforço foi para consolidar a imagem da FUNCEF, evitar a judicialização e contribuir para o programa de integridade da Fundação. Também nos aproximamos das áreas técnicas, nossos maiores parceiros”, acrescentou Patrícia. 

Somente as manifestações que necessitam de apuração ou pedido de dados ​complexos de outras áreas exigem mais tempo.  

Transparência e avanços 

A Ouvidoria da FUNCEF mantém uma página com dados de sua atuação. No espaço, aberto a todos no site da Fundação, é possível saber quais são os assuntos mais solicitados pelos participantes, o número de manifestações, o perfil dos usuários e​ os​ indicadores da área. O setor foi pioneiro, entre os grandes fundos de pensão, em tornar essas informações públicas.  

Entre as ações que têm contribuído para o aperfeiçoamento constante da Ouvidoria, está a integração com a Coordenação de Conformidade e Integridade Corporativa. A união solidifica a aplicação do Programa de Integridade, reforçando o compromisso com a ética, a responsabilidade e a governança. É, ainda, importante aliada no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, como exige a legislação. Conheça aqui a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Proliferação de Armas de Destruição em Massa. 

Outro avanço significativo na FUNCEF foi a criação do Canal de Denúncias, em 2020. A ferramenta foi desenvolvida por uma empresa especializada e independente, em conformidade com as melhores práticas de mercado. É exclusiva para registros de fraude e corrupção, violência no trabalho, violação de políticas, do Código de Conduta e Ética, da legislação e de assédio moral ou sexual, entre outras irregularidades relacionadas à Fundação.  

O Canal de Denúncias oferece a garantia de anonimato, bem como sigilo e confidencialidade no tratamento dos relatos. De acordo com pesquisas realizadas pela área de Integridade, o Canal de Denúncias tem a confiança de 66% daqueles que o conhecem. A confiança é um termômetro importante no ambiente organizacional, indicando que a FUNCEF dispõe de mecanismos legítimos para prevenir irregularidades e melhorar os processos internos. 

Para saber mais, acesse o Guia do Canal de Denúncia e Proteção ao Denunciante de Boa-Fé. Em sua 4ª edição, o documento traz informações relevantes sobre o uso adequado da plataforma de registro de denúncias e os instrumentos normativos para combater a retaliação. 

Comunicação Social da FUNCEF

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