A FUNCEF já encaminhou aos Correios os comprovantes de rendimentos 2016 para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Todos os 45,6 mil demonstrativos devem ser enviados aos aposentados e pensionistas até sexta-feira (24).
Os assistidos da FUNCEF também podem obter os comprovantes pelo autoatendimento do site da Fundação. Depois de efetuar o login, basta acessar a aba Serviços/Informe de Imposto de Renda.
A novidade deste ano é que os Rendimentos Recebidos de Anos Anteriores (RRA) agora aparecem discriminados por mês (no campo 7 do comprovante) e não apenas no valor total.
O prazo para a declaração do IR deste ano vai de 2 de março a 28 de abril. Devem prestar contas ao fisco os cidadãos cujos rendimentos tributáveis, em 2016, tenham somado mais de R$ 28.559,70.
Em relação aos anos anteriores, haverá duas mudanças principais. A primeira é a obrigatoriedade de incluir o número do CPF de dependentes a partir dos 12 anos. Até então, a idade mínima era de 14 anos.
Além disso, será necessário baixar apenas um único aplicativo para preencher a declaração do IR 2017 e enviá-la à Receita. E o contribuinte que tiver o programa do ano passado instalado, só precisará atualizá-lo. Se isso não ocorrer automaticamente, basta acessar “Verificar atualizações”, no campo “Ferramentas”.
Comunicação Social da FUNCEF

