A FUNCEF entrou no Top 5 de 2020 da Pesquisa Focus do Banco Central divulgado nesta sexta-feira (29/1), um ranking que aponta as instituições com maior índice de acerto de projeções macroeconômicas no período.
A Fundação obteve o quinto lugar na categoria inflação de longo prazo medida pelo IPCA (clique aqui para ver o ranking completo).
A pesquisa Focus divulga semanalmente as expectativas de cerca de 140 instituições sobre inflação, taxa de câmbio e taxa Selic no curto, médio e longo prazos. Além dos principais fundos de pensão do país, a lista inclui bancos, gestores de recursos, seguradoras, distribuidoras e corretoras, consultorias e outras empresas não-financeiras.
O ranking anual de longo prazo considerou a precisão das projeções informadas em cada um dos 12 meses do ano para o indicador anual referente a 2020.
A classificação da FUNCEF é importante porque dos indicadores acompanhados pela Pesquisa Focus, a inflação de longo prazo é um dos mais relevantes para os fundos de pensão, uma vez que eles fazem a gestão dos recursos destinados à aposentadoria dos seus participantes.
“Estas projeções são premissas fundamentais para a definição da política de investimentos da FUNCEF. Isso significa que a Fundação tomou decisões estratégicas de alocações de recursos com estimativas aderentes à realidade”, explica o presidente da FUNCEF, Renato Villela.
Além disso, como o ranking reúne os principais participantes do mercado, o Top 5 do Banco Central é visto como um referencial da capacidade técnica do corpo de profissionais das instituições.
“O resultado reforça a qualidade da equipe sobretudo em um período tão atípico, de crise, em que qualquer projeção é complexa. Mesmo neste ambiente de incerteza, a equipe da FUNCEF obteve um excelente desempenho”, observa Diego Martins Silva, gerente Macroalocação de Recursos e Cenário da Fundação.
Comunicação FUNCEF

