O aprimoramento da governança está no centro das estratégias de gestão da FUNCEF. Com o objetivo de trazer mais clareza e eficiência aos resultados, a Fundação implantou em 2022 um modelo de indicadores de desempenho.
A iniciativa teve início nas áreas vinculadas à Presidência e se estenderá pelas demais diretorias. “Um dos fatores mais relevantes para uma gestão eficiente de qualquer empresa ou negócio é a aferição de desempenho. Essa ação deve ser constante e baseada em uma metodologia de análise e coleta periódica dos dados”, destaca o presidente da FUNCEF, Gilson Santana.
Os indicadores são vinculados aos objetivos estratégicos da Fundação, definidos no Planejamento Estratégico 2021-2023.
A próxima etapa da implementação do modelo de gestão de desempenho será executada no primeiro semestre deste ano e prevê a elaboração dos indicadores pelas demais diretorias da Fundação e sua apreciação nas instâncias de governança.
“Os indicadores possibilitam aferir resultados relacionados a metas específicas que foram traçadas. Faremos uma análise trimestral que permitirá o acompanhamento tempestivo e a correção de rumos de estratégias e ações, caso necessário”, pontua Gilson Santana.
Ele reforça que a gestão por desempenho tem como finalidade proporcionar um aumento na qualidade do atendimento aos participantes e assistidos, melhorias na gestão administrativa, financeira e de investimentos, além de contribuir para dar agilidade na implementação de projetos e ações estratégicas.
Melhores práticas de governança corporativa
Esta é a primeira vez que a FUNCEF implementa indicadores de desempenho como ferramenta de gestão. A aplicação do modelo segue as melhores práticas de governança de grandes empresas e multinacionais. O gerenciamento dos indicadores será feito pela Coordenação de Planejamento Estratégico e Processos (COPEP).
O coordenador da COPEP, Raimundo Everton, explica que a proposta é ter um painel de indicadores bem estruturado que permita a visualização das informações mais relevantes com o objetivo de destacar os avanços e gaps nos processos de trabalho.
“A gestão por desempenho define metas concretas e mostra se o caminho traçado para alcançá-las está sendo ou não efetivo. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade na tomada de decisão, replanejar e corrigir a rota sempre que necessário”, complementa o coordenador.
Comunicação Social da FUNCEF

