FUNCEF lidera em duas categorias do Top 5 do Banco Central em junho

Fundação se destacou pelas previsões de inflação e taxa Selic na pesquisa Focus

Investimentos -
21/07/2025

A FUNCEF voltou a se destacar entre as instituições com maior precisão nas previsões projeções da pesquisa Focus do Banco Central.

A Fundação liderou o Top 5 nas categorias IPCA cesta no médio prazo e taxa básica de juros (Selic). Também figurou na quarta posição pelas projeções do IPCA geral no curto prazo. Veja aqui o ranking completo.

Os indicadores são importantes para os fundos de pensão. A inflação tem impacto direto na meta atuarial dos planos, e a taxa Selic, nos investimentos em renda fixa, que atualmente representam quase 80% da carteira da Fundação.

“Esse índice de acerto mostra que a nossa política de investimentos está bem calibrada ao cenário econômico, o que é importante para o resultado sustentável dos nossos planos de benefícios”, afirmou o diretor de Investimentos, Gustavo Portela.

Para o gerente de Macroalocação de Recursos e Cenários da FUNCEF, Raphael Fonseca, que lidera a equipe responsável pelas projeções econômicas, o Top 5 reconhece o trabalho de uma equipe qualificada e comprometida.

“A presença constante da FUNCEF no ranking, ao lado de instituições renomadas, demonstra a consistência das nossas projeções, que serão utilizadas para as políticas de investimentos da Fundação”, disse ele.

TOP 5 do Banco Central

A pesquisa Focus divulga as expectativas de 159 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos do país, como inflação, IPCA, taxa de câmbio e taxa Selic no curto, médio e longo prazos.

As principais projeções da Fundação podem ser acompanhadas pelos participantes no boletim Cenário Econômico, publicado semanalmente no Portal da Transparência.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

Aposentados e pensionistas da Fundação podem acessar documento digital pelo site ou app FUNCEF
Página especial traz currículos e principais propostas 

Compartilhe nas redes sociais!