A FUNCEF trabalha na modernização dos sistemas para dar mais eficiência e segurança à sua operação e ao atendimento dos participantes. A transformação digital, com a criação de novos protocolos, a revisão de softwares e o aperfeiçoamento constante da infraestrutura tecnológica, atende aos princípios de inovação e aprendizado do Planejamento Estratégico 2024/2027 da Fundação.
“A transformação digital na Fundação é constante e tem como foco a modernização dos nossos serviços para melhor atender aos nossos participantes, contribuindo para tornar o contato digital deles com a Fundação mais simples e eficiente”, afirma o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes. “Além disso, estamos tendo a tramitação de processos digitais internos e externos de forma mais segura”, acrescentou o presidente.
O primeiro desafio da transformação digital da FUNCEF será a substituição do sistema previdenciário e dos sistemas integrados, associado a novos programas que estão sendo testados para chegar ao que melhor atenderá às necessidades da Fundação. A Gerência de Tecnologia avaliou todo o ambiente tecnológico para definir as melhorias, substituições dos equipamentos e dos sistemas. Os cenários foram analisados sempre do ponto de vista do relacionamento com o participante e com foco na necessidade de melhoria da eficiência e produtividade, juntamente com o fortalecimento da imagem da Fundação.
Para o diretor de Administração e Controladoria, Rogério Vida, a quem compete a gestão da TI ” a transformação digital, pela qual passa a Fundação no momento, com a renovação dos equipamentos e sistemas trará grandes melhorias nos processos da empresa, o que reflete, sem dúvidas, na eficiência nos atendimentos aos participantes, fornecedores e com a patrocinadora CAIXA”. Afirma, Rogério
A partir daí, foi estabelecido o mapa estratégico visual (roadmap) para criar um sistema previdenciário novo, que mantém o cadastro dos participantes, a gestão e o pagamento de benefícios da FUNCEF. Dessa forma, a transformação digital em andamento é baseada nos pilares: 1. Nova Arquitetura; 2. Nova Plataforma Previdenciária; 3. Sistemas Integrados; 4. Governança de Dados e Analytics; 5. Ações Evolutivas de Aplicações; 6. Ações Evolutivas de Infraestrutura;7. Estrutura e Governança de TI; e 8. Programa de Transformação Cultural FUNCEF.
O que foi feito em 2024
No ano passado, a FUNCEF modernizou a infraestrutura de Tecnologia da Informação com novos computadores, ferramentas e passou a usar inteligência artificial em vários processos. No WhatsApp, por exemplo, o atendimento de demandas mais simples, num primeiro momento, é feito através de ferramentas automatizadas, que transferem o contato ao atendimento humano quando o pedido exigir uma resposta mais específica do participante.
Outro avanço importante foi a conclusão da migração da Infraestrutura para a nuvem, contribuindo para a continuidade do processo de transformação digital em curso. Isso ampliou a segurança dos dados dos sistemas em nuvem, monitorados continuamente pelo time da Gerência de Tecnologia, assegurando, ainda, a integridade das informações armazenadas.
Para que as entregas da área sejam mais eficientes, a Gerência de Tecnologia também estruturou um modelo ágil de escritório de projetos para atender aos pedidos internos ao setor. A nova metodologia já repercutiu no índice de satisfação das entregas, com melhoria significativa das avaliações feitas pelos usuários da Fundação.
Todos os aplicativos, sites ou sistemas usados pelos empregados da FUNCEF, pelos participantes e pela patrocinadora foram reavaliados para que sejam implementadas mudanças que garantam mais eficiência. Muitas das melhorias previstas estão em produção para implementação a médio prazo.
Para a substituição do sistema previdenciário, com previsão de implantação neste ano, a Fundação realizou testes e provas de conceitos em soluções existentes no mercado, buscando encontrar a que melhor se adequa à realidade da administração da operação, com mais de 130 mil participantes. O processo segue em 2025.
Um dos exemplos da evolução na automação ocorreu na folha de pagamento dos empregados da FUNCEF. Antes da nova estrutura, cinco horas eram necessárias para que o serviço fosse concluído; agora, é realizado em somente quinze minutos.
O que está programado para 2025
Com todo o planejamento realizado em 2024 e os testes de protótipos de programas, a FUNCEF iniciará a implantação, ao longo deste ano, um sistema previdenciário mais eficiente e seguro. As atividades para o cumprimento dessa tarefa já estão em andamento, com equipe dedicada a essa ação.
A Gerência de Tecnologia também trabalha para dar mais eficiência à governança de dados e análise com a implementação de ferramentas voltadas a dados que garantam suporte ao negócio e à atividade da FUNCEF.
A nova arquitetura de dados considerará um desenho compatível com a arquitetura futura, aderente à transição em andamento, e que suporte as tecnologias de desenvolvimento na FUNCEF.
“O modelo ágil no escritório de projetos busca acelerar as entregas. É nossa intenção, também, usar uma arquitetura com reaproveitamento de códigos e, nas mudanças em curso, estamos nos planejando para não ficarmos dependentes de um único fornecedor”, conta a gerente de Tecnologia da FUNCEF, Rosangela de Souza.
Comunicação Social da FUNCEF

