A FUNCEF retoma o pagamento de resgates de participantes do Novo Plano nesta terça-feira (25/4). Os valores serão corrigidos pela inflação acumulada medida pelo INPC no período entre dezembro e abril.
A medida foi aprovada pela Diretoria Executiva da Fundação diante da demanda provocada pelo Programa de Desligamento Voluntário Especial (PDVE)
Esse primeiro lote deve incluir 180 participantes. Segundo a Diretoria de Benefícios, serão pagos dois lotes mensais de resgates até que a demanda seja normalizada.
As solicitações estavam suspensas desde janeiro à espera da atualização das cotas, o que ocorrerá apenas quando o balanço de 2016 da Fundação for aprovado.
Contribuições feitas nos meses de janeiro, fevereiro e março não entrarão neste cálculo e serão pagas posteriormente, em resgate complementar. Explica-se: como as cotas ainda não foram atualizadas, essas contribuições ainda não foram adicionadas ao saldo do participante.
Atualização de cotas
A atualização das cotas está diretamente ligada ao desempenho da carteira de investimentos da Fundação. O valor desses investimentos é ajustado periodicamente – mês a mês a FUNCEF divulga um balancete.
No caso de outras modalidades como Fundos de Investimento em Participações (FIP), o valor do ativo é estimado por uma empresa independente, que produz o que se chama de laudo de avaliação no mercado financeiro. O laudo é recebido pela Diretoria Executiva da FUNCEF, que precisa dar o sinal verde antes que o número seja oficializado no balanço da Fundação.
Para fechar os números de 2016, a FUNCEF aguarda o laudo do investimento realizado na Eldorado Brasil Celulose. Controlada pela J&F Investimentos, a empresa recebeu aportes da FUNCEF, que detém 8,53% de participação, e da Petros, por meio do fundo FIP Florestal. Cabe ao fundo contratar e entregar o laudo que apontará quanto vale a fatia da Fundação na Eldorado – o que ainda não tem data definida para ocorrer, dada a investigação em andamento da Operação Greenfield da Polícia Federal.
Tão logo o laudo seja aprovado, os saldos serão atualizados para os valores corretos.
Comunicação Social da FUNCEF

