A FUNCEF esteve presente no Encontro Centro-Norte + Nordeste, da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), realizado em Brasília, nesta quinta-feira (9/4).
Com a presença de autoridades, gestores dos fundos de pensão, representantes da iniciativa privada e do órgão regulador do setor, o encontro discutiu o futuro da previdência complementar, as prioridades do setor, as mudanças na legislação, além de temas como transparência, comunicação, e a transformação digital no segmento.
O presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, o diretor de Controladoria e Administração, Rogerio Vida, e colegas de todas as diretorias da Fundação, acompanharam o encontro.
“Foi um evento muito positivo, porque pudemos trocar experiências com outros fundos de pensão e absorver mais conhecimento, sempre com o objetivo de tornar a FUNCEF cada vez melhor”, afirmou Pontes.
Transformação Digital
Tema cada vez mais relevante no setor, a transformação digital foi abordada em painel mediado pelo presidente Ricardo Pontes, intitulado Transformação Digital e Dados para a Gestão Previdenciária: decisões baseadas em dados, automação e IA.
O painel contou com o membro do Comitê de Inovação e Tecnologia da Abrapp, Glauco Milhomem, a especialista da UniAbrapp, Vanessa Dall Inha, e o diretor de Investimentos e de Inovação da Valia, Mauricio da Rocha Wanderley.
Alinhada às boas-práticas do mercado, a FUNCEF vem investindo em Tecnologia da Informação e no aprimoramento contínuo da cultura digital dos empregados e colaboradores.
Ricardo reforçou que investir nesse tema significa atender melhor aos participantes e dar mais segurança à missão de pagar benefícios de forma sustentável.
“A FUNCEF está avançando na transformação digital, e estamos sempre questionando qual a melhor forma de implementar essas iniciativas”, acrescenta
Pontes enfatizou que hoje existem diversas soluções de Inteligência Artificial disponíveis e que a utilização dessas ferramentas está diretamente ligada à governança das instituições.
“O uso das IAs traz um desafio, pois os empregados de entidades podem usar essas ferramentas de forma inadequada, levando informações internas para o ambiente externo. É necessário investir em informação e orientação para que isso seja uma evolução e não um risco”.
Troca de experiências
Entre os temas debatidos, também foi destaque o painel Diretrizes Estratégicas e Prioridades do Segmento, que contou com a participação do presidente da Abrapp, Devanir Silva, do superintendente da Previc, Ricardo Pena, do secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto, e da deputada Federal, Erika Kokay.
Idealizadora da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Erika Kokay relembrou que ainda há muito desconhecimento da sociedade sobre a previdência complementar, e que os fundos de pensão representam uma alternativa a uma visão imediatista, estimulando o pensamento no futuro.
“A previdência resgata a condição de sonhar. A partir disso a pessoa tem noção de como estará sua vida e sua estrutura daqui a alguns anos. Por isso a importância de investir na educação previdenciária para crianças e jovens”, pontuou.
O presidente da Abrapp, Devanir Silva, reforçou que a previdência complementar e o seu compromisso com o desenvolvimento social precisam ser cada vez mais disseminados.
“Temos um sistema sólido e tecnicamente comprometido, e temos que ter orgulho disso. Precisamos mostrar que temos muito a ensinar. Em todo diálogo com nossos participantes ou com terceiros, devemos começar explicando o que nós somos e quais os nossos valores”, frisou.
O Encontro Centro-Norte + Nordeste da Abrapp contou ainda com a participação da coordenadora-geral de Estudos e Normas da Previc, Fernanda Mandarino Dornelas, do diretor de Normas da Previc, Alcinei Cardoso Rodrigues, além dos gestores regionais da Abrapp e de instituições que integram a Associação, como UniAbrapp, ICSS e Sindapp.
Abrapp itinerante em Brasília
