No Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado nesta quinta-feira (9/12), a FUNCEF reafirma o compromisso, assumido perante seus públicos-alvo desde 2016, de realizar uma profunda revisão na sua cultura organizacional que estimule uma governança corporativa íntegra, transparente e ética.
Este processo foi iniciado com a adesão da FUNCEF ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos e o consequente compromisso de implementar políticas de promoção da integridade e de combate à corrupção.
Um resultado prático disso é um relatório-diagnóstico a partir do Guia Temático – Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, que serve de subsídio para as atividades de Governança e Integridade da FUNCEF.
Desde então, uma série de iniciativas tem possibilitado a incorporação das melhores práticas de mercado de governança para garantir que erros do passado não mais se repitam.
Novo Código de Ética
Em outubro deste ano, por exemplo, a FUNCEF aprovou o seu Novo Código de Conduta e Ética, que pode ser acessado aqui.
O documento incorpora o que há de mais atual sobre o tema e apresenta, de forma clara e direta, princípios e valores que norteiam o padrão de comportamento esperado pela FUNCEF de dirigentes, membros dos órgãos estatutários, empregados e parceiros com os quais se relaciona.
Considerando as disposições legais, regulamentares e estatutárias em vigor, o novo Código de Conduta e Ética traz avanços importantes ao incluir participantes, fornecedores e parceiros no grupo de abrangência e a publicação de uma política de conflito de interesses
A Fundação também está em processo final de aprovação do funcionamento de um novo modelo de canal de denúncia terceirizado.
O sistema é totalmente baseado nas recomendações das maiores referências na área, como Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, LEC (Legal, Ethics & Compliance) e Controladoria-Geral da União (CGU).
Mais medidas em estudo
Novas medidas de governança devem ser propostas por um grupo de trabalho que se dedica atualmente a formatar um Programa de Integridade (Compliance) e novas ações anticorrupção com base em normas ISO ABNT a que FUNCEF aderiu em 2017.
Na área de investimentos, a Fundação criou, em 2019, um comitê interno permanente focado na missão de incorporar o Código Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship, do qual foi o primeiro signatário entre os fundos de pensão do país.
Este conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais, ou stewards, inclui a implementação e divulgação de mecanismos de administração de conflitos de interesses, o monitoramento ativo das empresas investidas e a adoção de aspectos ASG nas decisões de investimentos.
A criação do comitê marcou o início da segunda das quatro etapas de implementação sugeridas pela Amec, em que são realizados diagnósticos e adaptações das práticas existentes.
Comunicação Social da FUNCEF

