A FUNCEF obteve a certificação das Melhores Empresas para Trabalhar – Great Place to Work (GPTW), na sigla em inglês. O selo foi concedido após um diagnóstico do clima organizacional da empresa, a partir da análise das respostas que os empregados deram à pesquisa do GPTW. Grandes organizações do Brasil, como Itaú e Bradesco, já têm o título.
Para que o GPTW se tornasse possível, todos os empregados da Fundação foram convidados a responder, no período de 03 a 25 de novembro, um questionário sobre o trabalho na FUNCEF.
Com tudo certo, a FUNCEF recebeu o selo da GPTW. A certificação é válida por um ano e só seria concedida se os retornos dos questionários fossem positivos em mais de 70% dos respondentes. O resultado superou os 90%. Com isso, o selo foi conquistado com validade de novembro de 2025 a novembro de 2026.
“O selo da GPTW revela que o clima organizacional é excelente na FUNCEF, o que se reflete diretamente no atendimento aos nossos aposentados, pensionistas e colegas da ativa na CAIXA. Atualmente, 96% dos nossos atendimentos são respondidos no primeiro contato. Estamos felizes e vamos continuar nos aperfeiçoando”, afirma o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes.
Indicadores que comprovam a excelência
Os números da FUNCEF refletem o compromisso com as pessoas e um ambiente de trabalho de qualidade:
- 84% de adesão à pesquisa (acima da média nacional de 77%);
- 92% dos colaboradores afirmaram: ‘Este é um excelente lugar para trabalhar’;
- 81% das respostas no medidor GPTW indicam que as afirmações sobre o ambiente de trabalho são verdadeiras na maior parte do tempo ou sempre, garantindo um clima organizacional positivo.
Esse reconhecimento está alinhado à visão da FUNCEF de ser referência no mercado de Entidades Fechadas de Previdência Complementar e ao seu propósito: cuidar do presente e do futuro dos participantes, contribuindo para a promoção da qualidade de vida.
O que é o selo GPTW?
O selo Great Place to Work é concedido a organizações que se destacam pela qualidade do ambiente de trabalho, com base em pesquisas realizadas com seus colaboradores. A metodologia avalia fatores como confiança na liderança, orgulho de pertencer à empresa e relacionamento entre equipes. Empresas certificadas demonstram que oferecem condições favoráveis para o desenvolvimento profissional e pessoal, promovendo bem-estar e engajamento.
Segundo a GPTW, no Brasil, mais de 6 mil empresas são certificadas, e mais de 2,5 milhões de pessoas já foram impactadas pela pesquisa do grupo. Entre as entidades de previdência complementar, fechadas e abertas, a Petros, Funpresp-Exe, CAIXA Vida e Previdência e BB Previdência, entre outras, já têm o título de Melhores Empresas para Trabalhar.
No Brasil, o GPTW realiza mais de 40 rankings com as Melhores Empresas para Trabalhar. O diretor de Administração e Controladoria da FUNCEF, Rogerio Vida, disse que o selo da GPTW, além de reconhecer a Fundação como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, indicou pontos a melhorar nos próximos anos.
“Anotamos todos os itens que os nossos colegas defendem que devemos ajustar e vamos trabalhar forte neles para que a nossa Fundação, agora GPTW, seja sempre GPTW, um local em que todos têm orgulho de trabalhar”, afirmou Rogerio Vida.
Comunicação Social da FUNCEF
