A FUNCEF iniciou 2019 com um importante reforço de governança. Formado por membros independentes, selecionados no mercado e com reconhecida experiência em auditoria, contabilidade, governança e controles internos, o Comitê de Auditoria começou a exercer suas atribuições em janeiro.
Caberá ao novo comitê acompanhar o processo de construção dos relatórios financeiros, contábeis e atuariais, orientar os trabalhos de auditoria, tanto interna quanto independente, e avaliar seu resultado (veja mais atribuições no quadro abaixo).
O processo de seleção, conduzido pelo Conselho Deliberativo, foi encerrado em 21 de dezembro. Na primeira etapa, o CD buscou indicações de profissionais com reconhecida experiência na área junto ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), à Abrasca, ao Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e à B3 (antiga Bovespa). Na etapa final, os candidatos foram entrevistados por videoconferência.
Com a medida, a FUNCEF atende à Resolução CNPC nº 27/2017 e à Instrução PREVIC nº 03/2018, que tornaram os comitês de auditoria obrigatórios para os fundos de pensão, a exemplo do que ocorre com instituições financeiras e empresas com ações negociadas em Bolsa.
MEMBROS DO COMITÊ DE AUDITORIA DA FUNCEF
Carlos Elder Maciel de Aquino – membro do Comitê de Auditoria do Banco Pine, membro coordenador do Comitê de Auditoria da International Meal Company e da Locaweb e membro coordenador do Comitê de Gestão de Risco da International Meal Company.
Com vários artigos e livros publicados na área de contabilidade e auditoria, atuou como executivo no segmento de Saúde e de Previdência Complementar. Conselheiro certificado pelo IBGC.
Fernando Dal-Ri Murcia – Professor da FEA/USP nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Diretor de Projetos e Pesquisas da Fipecafi, membro do Comitê de Auditoria da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), membro suplente do Conselho Fiscal da Renova Energia, ex-presidente dos Conselhos Fiscais do Grupo Pão de Açúcar e da Via Varejo e ex-membro suplente do Conselho Fiscal da Gerdau.
Membro do grupo de estudos contábeis do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), da Comissão de Finanças e Contabilidade do IBGC, do Conselho Federal de Contabilidade, da OAB, da American Accounting Association (AAA) e do European Accounting Association (EAA).
Reinaldo Busch Alves Carneiro – exerceu o cargo de presidente do Comitê de Auditoria da CAIXA, especialista externo vinculado ao Monetary na Capital Markets Department – FMI. Foi professor convidado da disciplina de Finanças Corporativas do Instituto Presbiteriano Mackenzie e integrante da equipe do Departamento de Supervisão de Bancos do Banco Central do Brasil, onde ocupou várias posições.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ DE AUDITORIA DA FUNCEF
-
Acompanhar o processo de construção dos relatórios financeiros, contábeis e atuariais;
-
Orientar e avaliar o resultado dos trabalhos de auditoria interna e independente;
-
Acompanhar e orientar o tratamento dos riscos e controles a que a Fundação está sujeita;
-
Monitorar eventuais descumprimentos de normas legais e regulamentares que coloquem em risco a continuidade dos planos da FUNCEF;
-
Monitorar fraudes de qualquer valor perpetradas pela Administração e fraudes relevantes perpetradas por empregados FUNCEF ou terceiros;
-
Monitorar erros que resultem em incorreções relevantes nas demonstrações contábeis da FUNCEF.
Comunicação Social da FUNCEF

