A FUNCEF aprovou, em setembro, a criação de um comitê interno para assessorar a Diretoria Executiva no processo de apuração de denúncias na Fundação.
A iniciativa segue as melhores práticas de mercado e faz parte de uma série de medidas para aprimorar a transparência e a governança da FUNCEF.
Com atuação independente, o comitê recomendará a admissibilidade de denúncias de acordo com premissas previstas no Regimento Interno da Fundação.
“Para a Diretoria Executiva, a nova instância será um fator-chave para assegurar a confiabilidade e integridade dos processos”, afirmou o presidente da FUNCEF, Renato Villela.
O comitê será composto por quatro membros: os gerentes Jurídico, de Controle e Riscos Corporativos e de Administração e Pessoas e a secretária-geral da Presidência.
Ele analisará denúncias sobre infrações relativas à legislação vigente e aos normativos internos, ou que apresentem riscos à Fundação, mas não lhe caberá a aplicação de penalidades.
Outra função será a de recomendar ao Comitê de Conduta Ética aprimoramentos de condutas, práticas e rotinas.
“A criação deste comitê é mais uma etapa na construção de uma cultura organizacional sólida, com ética e integridade”, disse o gerente de Controle e Riscos Corporativos, José Estevez.
Comunicação Social da FUNCEF

