FUNCEF se destaca por projeções pela quinta vez em 2021

Fundação figura no Top 5 do Banco Central de agosto pelo índice de acerto nas estimativas de médio prazo do IGP-M

Investimentos -
15/09/2021

Pela quinta vez este ano, a FUNCEF entrou no Top 5 da pesquisa Focus do Banco Central, que lista as instituições com maior grau de precisão nas projeções macroeconômicas. Em agosto, a Fundação liderou as estimativas de médio prazo para a inflação medida pelo IGP-M, divulgou o BC na quinta-feira (9/9).

O indicador é um dos mais relevantes para os fundos de pensão, uma vez que sua trajetória afeta, de forma relevante, o segmento de investimentos imobiliários.

“As estimativas próximas à realidade sinalizam que as nossas estratégias de investimento estão alinhadas com os rumos que o mercado está tomando”, afirmou o presidente da FUNCEF, Gilson Santana.

O IGP-M fechou agosto com alta acumulada de 16,75% no ano. A projeção da FUNCEF apresentando um desvio médio de 0,2390. Completam o ranking MB Associados, Sicredi, LAIC-HFM Gestão e BrasilPrev.

A classificação de médio prazo considerou a precisão média das estimativas em relação ao resultado efetivo no horizonte de tempo de quatro meses, de março a junho deste ano.

“A leitura calibrada do cenário no médio prazo é importante neste momento em que começamos a discutir a política de investimentos para 2022, um ano em que a inflação e o aumento real da taxa de juros devem frear a expansão da economia”, explicou Jorge Nobre, gerente Macroalocação de Recursos e Cenário da Fundação.

Capacidade técnica

A pesquisa Focus divulga semanalmente as expectativas de cerca de 140 instituições sobre inflação, taxa de câmbio e taxa Selic no curto e médio prazos.

Além dos principais fundos de pensão do país, a lista inclui bancos, gestores de recursos, seguradoras, distribuidoras e corretoras, consultorias e outras empresas não-financeiras. Por isso, o Top 5 do Banco Central é visto como um referencial da capacidade técnica do corpo de profissionais das instituições.

Em 2020, a FUNCEF entrou no Top 5 anual na categoria inflação de longo prazo medida pelo IPCA.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!