Metas definem a realização de sonhos

Veja o que fazer para melhorar o orçamento

Educação Financeira e Previdenciária -
12/11/2020

Para transformar sonhos em realidade é preciso traçar metas claras e objetivas e dispor de recursos financeiros para que esses desejos sejam atingidos.

Ter controle do orçamento familiar é um passo importante. Uma planilha, com todas as despesas e receitas, irá ajudar a definir suas prioridades e permitirá, diante da realidade financeira, decidir o que fará para atingir os objetivos.

Apresentamos, a seguir, dicas do Programa de Educação Financeira e Previdenciária: FUNCEF & Você – Cuidando do Seu Futuro para que o orçamento lhe auxilie nesta jornada.

Anote suas receitas e despesas mensais

Registre todas suas fontes de receitas e de despesas. Energia, água, aluguel, impostos, previdência, escola, cursos, despesas com o banco, entretenimento, alimentação, combustível, tudo.

Veja se o que recebe paga suas despesas fixas

Com as informações em mãos, veja se sua renda paga todas as despesas fixas do mês. Se não, será necessário realizar ajustes para que essa diferença não resulte em dívidas com juros altos, como cheque especial.

Mantenha uma reserva para emergências

Considere, nas despesas mensais, uma reserva de emergência para algum imprevisto com a saúde, o carro ou o imóvel. Caso não seja preciso usá-la, os recursos que sobrarem podem ajudar na realização de outros objetivos.

Defina em que gastar

Ninguém melhor do que você para decidir o que pode ser mantido ou eliminado do orçamento. Revise sua planilha e tome a melhor decisão. Disciplina e planejamento irão garantir o futuro melhor.

Planeje o orçamento com a família

Educação financeira faz parte da grade de muitas escolas. Seus filhos devem ter conhecimento do orçamento para que, juntos, possam desfrutar da renda familiar de forma consciente e responsável. Como diria a canção de Raul Seixas, sonho que se sonha só/é só um sonho que se sonha só/mas sonho que se sonha junto é realidade.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!