O Conselho Deliberativo da FUNCEF deu posse a dois dos três novos diretores indicados pela CAIXA, nesta terça-feira (18/5), para um mandato de quatro anos.
Gilson Costa de Santana e Almir Alves Junior assumiram a Presidência e a diretoria de Participações. Já Samuel Crespi aguarda o processo de aprovação da Previc, órgão fiscalizador dos fundos de pensão, para ser nomeado diretor de Investimentos.
Advogado com MBA em Previdência e Gestão de Fundos de Pensão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Santana ocupava atualmente a vice-presidência de riscos da CAIXA.
Além de ser membro do Conselho Fiscal desde 2019, ele conta com uma sólida experiência prévia na FUNCEF. Santana iniciou a trajetória profissional na Fundação como assistente administrativo e chegou a atuar como gerente de Benefícios por cinco anos, até ingressar na CAIXA em 2007.

Novos indicados ao lado dos diretores de Planejamento e Controladoria, Max Mauran, e de Administração, Augusto Miranda
“A experiência do Gilson como empregado FUNCEF e seu perfil conciliador serão muito importantes para conduzir a Fundação um passo à frente no seu processo de transformação, que envolve a busca por uma estrutura organizacional mais produtiva e dinâmica, alinhada às melhores práticas internacionais do segmento”, afirmou o presidente do CD, André Nunes.
Na patrocinadora, Santana também ocupou os cargos de superintendente nacional de Atendimento Jurídico e diretor-executivo de Controles Internos.
“Retorno à FUNCEF com a expectativa de acelerar o processo de aprimoramento de sua governança. Acredito na unidade de propósito de todos os gestores para tornar a Fundação uma entidade cada vez mais sólida e alcançar o reequilíbrio dos planos de benefícios no prazo mais breve possível”, disse Santana.

(À esq.) Gilson de Santana e o presidente do CD, André Nunes; (à dir.) assinatura do termo de posse
Área de investimentos
Novo diretor de Participações Societárias e Imobiliárias, Almir Alves Junior vem da Caixa Participações (CAIXAPar), braço de investimento da CAIXA, onde acumulava as posições de diretor-executivo de Governança e Riscos e de Participações (interino).
Antes disso, ele construiu uma sólida carreira na Marinha ao longo de 32 anos de serviços, tendo alcançado o posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra. Administrador, seu currículo inclui certificação CPA 20 (Anbima), especialização em Gestão Internacional pela COPPEAD/UFRJ e doutorado em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (RJ).
Samuel Crespi, que aguarda o aval da Previc para atuar como diretor de Investimentos, tem uma trajetória de mais de 20 anos na CAIXA, onde ocupava a Diretoria Executiva de Produtos e Serviços de Atacado, tendo atuado também como vice-presidente interino da área em 2020.
Seu currículo inclui a Certificação de Gestores Anbima (CGA), que habilita profissionais a serem gestores de fundos de investimento em instituições financeiras, e a CFP (Certified Financial Planner, em inglês), reconhecida certificação internacional que avalia conhecimento técnico e experiência.
Crespi e Almir Alves Junior irão responder pela gestão de um portfólio de ativos de R$ 80 bilhões.
Comunicação Social da FUNCEF

