Presidente e diretora de investimentos iniciam gestão com compromisso de avançar na transparência e diálogo

Cerimônia, em Brasília, foi prestigiada pela presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, nesta segunda (3/4)

Governança -
04/04/2023

A FUNCEF concluiu o processo de transição dos novos diretores na tarde desta segunda-feira (3/4). Uma cerimônia na sede da Fundação, em Brasília, marcou o início dos mandatos do presidente Ricardo Pontes e a diretora de Investimentos e Participações Alenir Romanello.

O evento foi prestigiado pela presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellinton Dias, e o diretor-superintendente da Previc, órgão fiscalizador dos fundos pensão, Ricardo Pena.

A cerimônia também contou com a participação de Sergio Takemoto, presidente da Fenae; Edgar Bastos, presidente da Fenacef; e Gilvanio Cesar Borges, presidente Agecef/DF, representando a Fenag.

Diálogo e soluções

O presidente Ricardo Pontes destacou sua intenção de ampliar e aprofundar o diálogo com todos os públicos-alvo da Fundação para construir soluções e alternativas.

“Quando falamos na FUNCEF, estamos falando de 140 mil famílias e grandes responsabilidades. Nossa gestão contará com a participação de todos, corpo técnico da Fundação, Conselho Deliberativo, patrocinadora, entidades representativas e Previc, para alcançar os resultados que queremos e podemos alcançar”, afirmou.

O novo presidente também se comprometeu com uma política de fortalecimento contínuo da governança e compliance (conformidade) da FUNCEF.

“Com muita transparência, conversando com todo mundo, poderemos avançar na construção de soluções para as demandas dos participantes, em especial na questão do equacionamento. Com a estrutura técnica que a Fundação tem hoje e o apoio que teremos da patrocinadora como um todo, conseguiremos”, disse Pontes.

A diretora de Investimentos Alenir Romanello, empossada pelo Conselho Deliberativo pela manhã, agradeceu a recepção da equipe, a quem elogiou pela qualificação e objetividade.

“É uma honra assumir essa posição, especialmente pela repercussão e o conceito que a FUNCEF tem no mercado financeiro”, afirmou a diretora. “Teremos um cuidado muito grande em traduzir o linguajar do investimento para os participantes e trabalhar continuamente para que as informações relevantes cheguem a eles”, completou.

030423_Img_noticia_posse_presidente03.jpg

Da esq. para a dir.: Rogério Vida (Administração e Controladoria), Alenir Romanello (Investimentos e Participações); Ricardo Pontes (Presidência) e Jair Ferreira (Benefícios)

Relevância além dos benefícios

O ministro Wellington Dias lembrou da sua condição de assistido FUNCEF e aconselhou a nova gestão sobre como enfrentar os desafios à frente. “Isso exigirá conhecimento técnico, diálogo com a patrocinadora e os participantes, além de coragem de tomar decisões adequadas”, disse.

O ministro também observou que o papel da Fundação vai além de gerir os recursos de seus participantes.

“Temos desafios no país que afetam a própria arquitetura da Previdência. Buscamos uma inflação baixa, mais controlada, e condições de juros adequados para o crescimento do país. Essa poupança é importante não só para quem se beneficia diretamente, mas também para investimentos importantes do país”.

Transparência e respostas

A presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, por sua vez, elogiou os avanços de governança obtidos nos últimos dois anos, incluindo o inédito processo seletivo que resultou na escolha dos novos diretores.

Ela enfatizou que o fato de ambos serem empregados de carreira da patrocinadora foi um dos critérios que pesaram para a decisão. E que o objetivo é avançar mais na transparência e na resposta aos participantes.

030423_Img_noticia_posse_presidente02.jpg

Maria Rita Serrano: “A transparência será um compromisso da direção da CAIXA e da FUNCEF”

“Foi uma excelente escolha, ambos estão preparados para os desafios. Uma coisa que eu quero garantir para vocês, juntamente com os diretores, é a transparência. Nos desafios que forem possíveis, vamos avançar. Nos que não forem possíveis, iremos partilhar as informações com os participantes. A transparência será um compromisso da direção da CAIXA e da FUNCEF”, enfatizou Serrano.

Com a posse, os novos diretores iniciam uma gestão pautada pelo foco no participante, sustentabilidade dos planos de benefícios e fortalecimento da excelência nas áreas de investimentos e de governança e compliance.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!