O programa Zero Dívida ajudou os participantes da FUNCEF a renegociarem R$ 57,5 milhões em pendências de empréstimos ao longo de 2024. O montante recuperado superou em 81% o volume registrado no ano anterior.
O diretor de Benefícios, Jair Ferreira, ressaltou que a Fundação foi pioneira nesta política permanente, que traz alívio ao orçamento dos participantes e facilita a regularização de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.
“Renegociamos mais de 1,3 mil contratos em 2024, o que comprova o sucesso do Zero Dívida. Além de condições bem favoráveis, os aposentados, pensionistas e colegas da ativa podem se tornar novamente elegíveis aos empréstimos da Fundação”, afirmou ele.
Quem pode aderir
Podem aderir ao Zero Dívida participantes ativos e assistidos e ex-participantes inadimplentes em empréstimos. No caso do financiamento habitacional, os acordos envolvem todos os contratos que compõem a carteira, independentemente da situação atual.
Como renegociar
O pedido de renegociação é rápido e deve ser feito no site da FUNCEF. Para contratos em cobrança administrativa, basta acessar o Autoatendimento, via site ou app da Fundação e clicar em Empréstimo e Financiamento Habitacional > Renegociação de Empréstimos.
“Há um simulador na plataforma para que os participantes conheçam as condições oferecidas. Com os valores em mãos, a renegociação pode ser concluída rapidamente no próprio Autoatendimento”, explica o gerente de Relacionamento e Atendimento da FUNCEF, Dionísio Siqueira
Para contratos judicializados, basta acessar a página especial do programa Zero Dívida no site, dentro do menu Empréstimo, e preencher o formulário.
Ao entrar na guia on-line, escolha a modalidade que deseja negociar (financiamento habitacional, empréstimos ou Empréstimos 13º), informe os dados pessoais, registre se teve ou tem ação judicial.
Em caso positivo, informe o maior número possível de dados sobre a ação e contato do advogado vinculado ao processo para agilizar as tratativas. Apresente a sugestão de renegociação e clique em enviar.
A FUNCEF analisará sua proposta e responderá o mais rápido possível. As políticas vêm como ferramenta para reforçar o compromisso da Fundação na regularização dos contratos e na gestão ativa dos recursos dos planos de benefícios.
Canais de relacionamento
Em caso de dúvida, ligue para 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h20, exceto feriados, ou mande uma mensagem pelo WhatsApp oficial da Fundação no número (61) 2193-1050.
Comunicação Social da FUNCEF

