A FUNCEF recebeu R$ 665,7 milhões pela venda de sua participação indireta de 8,52% na Eldorado Celulose à CA Investiment, subsidiaria da Paper Excellence, um dos principais produtores internacionais de celulose. Isso significa que, durante o período em que esteve na carteira da Fundação, o investimento obteve retorno nominal de 12,49% ao ano, superando a meta atuarial de 12,28% estimada.
Os recursos foram recebidos pela FUNCEF na própria data do fechamento da operação (12/12), permitindo a sua aplicação imediata.
A decisão de exercer o direito de venda conjunta, tomada por todos os cotistas do FIP Florestal, foi analisada e aprovada em todos os órgãos colegiados da Fundação.
O preço de venda foi unanimemente avaliado pelo mercado como mais do que adequado em relação ao efetivo valor da empresa no momento. A CA Investiment irá desembolsar R$ 15 bilhões pela totalidade das ações da Eldorado, considerando-se as dívidas assumidas pela compradora.
A entrada de recursos só afetará de forma positiva os resultados de 2017 da FUNCEF. Embora seu impacto só possa ser precisado com o fechamento do balanço anual da Fundação, sem sombra de dúvidas, o montante irá contribuir para reduzir a possibilidade de novos equacionamentos no futuro.
O gráfico abaixo reflete a alocação desse ativo nos diferentes planos administrados pela FUNCEF.
Comunicação Social da FUNCEF

