Veja a seguir todas as etapas da operação para adesão à quarta suspensão temporária extraordinária para o período de julho a agosto de 2021.
Contratos elegíveis: modalidades CredPlan (Fixo, Variável, Fixo 120 e Variável 240), Novo Credinâmico (Fixo e Variável) e Crédito ao Participante para Integralização de Reserva Previdenciária, exceto aos participantes em situação de cancelados, licenciados e em gozo de Benefício Proporcional Diferido (BPD), ou ainda que se encontrem em situação de inadimplência com três ou mais parcelas (prestação e/ou FGQC) ou em processo de cobrança judicial, assim como aqueles contratos cujas prestações já estejam suspensas ou sem parcela gerada para o mês de junho de 2021.
A solicitação da suspensão poderá ser realizada tanto por quem aderiu às suspensões temporárias extraordinárias ocorridas em 2020 quanto pelos demais participantes, desde que atendam os pré-requisitos para a operação e não tenham aderido à quarta suspensão temporária.
Período de adesão: no Autoatendimento de 30 de junho de 2021 até às 12h de 7 de julho de 2021.
Importante: tal como ocorreu nas suspensões temporárias anteriores, esta operação não suspende a cobrança das parcelas referentes ao FGQC (Fundo Garantidor para Quitação de Crédito), que continua sendo devida pelo participante durante todo o período da suspensão.
PASSO 1
Acesse o Autoatendimento, com login e senha, selecione o menu EMPRÉSTIMO E FINANCIAMENTO HABITACIONAL e, a seguir, Suspensão Temporária Extraordinária.

PASSO 2
O sistema apresentará os contratos de empréstimos elegíveis à operação no campo Escolha o contrato da suspensão temporária extraordinária. Selecione um contrato por operação para suspender o pagamento das respectivas prestações mensais por dois meses fixos, de julho a agosto de 2021.
Observação: Caso tenha interesse em suspender o pagamento das prestações de outro contrato elegível, conclua a operação para o primeiro contrato selecionado e reinicie o processo para o próximo contrato.

PASSO 3
Selecionado o contrato de empréstimo elegível, o sistema apresentará a simulação da operação de suspensão temporária extraordinária considerando os valores da última prestação (junho de 2021), saldo devedor (junho de 2021) e os valores projetados para o mês de retorno do pagamento da prestação (setembro de 2021), a fim de que o participante possa avaliá-la e tomar a sua decisão. Estando de acordo com os dados e valores apresentados na simulação, clique no botão Suspender prestações ao final da página (lado esquerdo, conforme figura abaixo).

PASSO 4
Após clicar em Suspender prestações, será apresentado o Termo Aditivo do contrato de mútuo contendo regras e condições da operação, com campos em branco a serem preenchidos automaticamente pelo sistema após a finalização do processo. Neste momento, leia o documento, confira os seus dados do contrato a ser suspenso e, se concordar com a operação e com os termos do documento,clique no botão Li e aceito.
Observação: os Termos Aditivos serão celebrados considerando os seguintes critérios:
Primeiro Termo Aditivo – para os mutuários que estão aderindo pela primeira vez à suspensão temporária extraordinária.

Segundo Termo Aditivo A – destinado aos mutuários que aderiram somente à segunda suspensão temporária extraordinária (pelo prazo de dois meses, no período de julho a agosto de 2020).

Segundo Termo Aditivo B – para quem adeririu somente à segunda suspensão Temporária pelo prazo de dois meses, de julho a agosto de 2020.

Terceiro Termo Aditivo – destinado aos mutuários que aderiram a ambas as suspensões temporárias anteriores.

PASSO 5
Após clicar no menu Li e aceito, o sistema informará que o respectivo Termo Aditivo do contrato de mútuo foi enviado para o seu endereço eletrônico cadastrado na FUNCEF, com todos os campos devidamente preenchidos.
Observação: o participante deverá observar a mensagem do sistema e verificar o recebimento do Instrumento na caixa de mensagens do seu e-mail cadastrado na FUNCEF.

PASSO 6
O sistema confirmará a operação por meio da mensagem “Suspensão de prestações realizada para este contrato” e disponibilizará a opção de segunda via do documento pelos menus Baixar termo aditivo ou Enviar por e-mail, quando o participante retornar para a funcionalidade indicada no Passo 2.
Caso o participante não tenha recebido a mensagem eletrônica (Passo 5) ou tenha interesse em acessar o documento a qualquer momento, o respectivo Termo Aditivo de Contrato com a certificação digital poderá ser baixado ou enviado novamente para o e-mail cadastrado na FUNCEF, conforme tela abaixo.

ATENÇÃO: para cada contrato elegível, a efetivação da operação de adesão à Quarta Suspensão Temporária Extraordinária só será concluída quando disponibilizado o Termo Aditivo com a certificação digital (selo de autenticidade de assinatura digital), enviado automaticamente no e-mail pelo Autoatendimento FUNCEF ou acessado no menu Suspensão Temporária Extraordinária, conforme tela acima (Passo 6), ao se clicar na opção Baixar termo aditivo.
Com base nas etapas apresentadas (Passos 1 a 6), recomendamos verificar a caixa de mensagens do e-mail cadastrado na FUNCEF para validação e comprovação da efetivação da operação da Quarta Suspensão Temporária Extraordinária das prestações de empréstimo FUNCEF. Se for necessário, deverá retornar ao menu Suspensão Temporária Extraordinária para baixar a segunda via do respectivo Termo Aditivo.
O Termo Aditivo é enviado para o e-mail cadastrado na FUNCEF. Se você não receber a mensagem eletrônica com o documento anexado, entre em contato com a Fundação para verificar como atualizar os seus dados cadastrais.

Leia mais
FUNCEF reabre opção para suspender pagamento de empréstimos
Tire suas dúvidas sobre a 4ª suspensão temporária de prestações
Comunicação Social da FUNCEF

