Logo funcef

Glossário

 

BALANCETE

Balanço parcial da situação econômica e do estado patrimonial de uma empresa ou entidade, referente a um período de seu exercício social.

BALANÇO CONTÁBIL

Demonstrativo mensal que tem por finalidade apresentar a posição financeira, patrimonial e de resultados dos Planos de Benefícios e da EFPC.

BALANÇO PATRIMONIAL

Demonstrativo que tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da EFPC em determinada data.

BENEFICIÁRIO

Pessoa dependente do participante ou por este designada, inscrita no plano, que recebe benefício em função do falecimento do participante e do assistido em gozo de benefício programado antecipado, pleno ou por invalidez.

BENEFICIÁRIO DESIGNADO

Corresponde a qualquer pessoa física indicada pelo participante que não possua beneficiário, para, no caso do seu falecimento, receber benefício do plano.

BENEFÍCIO

Valor pecuniário de caráter único, temporário ou vitalício pago pela funcef ao assistido desde que cumpridos os requisitos previstos no regulamento do plano.

BENEFÍCIO DEFINIDO

Modelo de financiamento de plano de benefícios, no qual o participante, ao aderir, tem conhecimento do nível de benefício a que terá direito quando de sua aquisição, podendo variar o valor das contribuições que deverá recolher para o plano de benefício ao longo do tempo.

BENEFÍCIO SALDADO

Benefício decorrente de período descontínuo do Plano de Benefícios. Sua concessão obedece às condições estabelecidas no Regulamento do Plano, quando houver.

BENEFÍCIO VITALÍCIO

Valor mensal pago vitaliciamente pelo Plano de Benefícios ao assistido, considerando sua sobrevivência ou de seu grupo familiar.

BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE

Benefício de renda continuada pago mensalmente pela funcef ao pensionista.

BENEFÍCIO DE RENDA CONTINUADA

Benefício de caráter temporário ou vitalício, pago em prestações mensais e sucessivas.

BENEFÍCIO DE RISCO

Benefício que pode ser de renda continuada ou pagamento único, pago em decorrência de invalidez ou morte do participante.

BENEFÍCIO POR INVALIDEZ

Benefício de renda continuada, assegurado ao participante que for considerado inválido.

BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO

Valor, devido ou estimado, de benefício do órgão oficial de previdência.

BENEFÍCIO PROGRAMADO ANTECIPADO

Benefício de renda continuada, de caráter facultativo, devido ao participante que se manifestar pelo seu recebimento depois de cumpridos os requisitos previstos neste plano.

BENEFÍCIO PROGRAMADO PLENO

Benefício de renda continuada, devido ao participante que cumprir as condições previstas neste plano para a sua concessão.

BENEFÍCIO PROPORCIONAL DIFERIDO (BPD)

Instituto que faculta ao participante, em razão da cessação do vínculo empregatício com o patrocinador e antes da aquisição do direito do benefício programado pleno, optar por seu recebimento, em tempo futuro.

BENEFÍCIO ÚNICO ANTECIPADO

Valor único, pago conforme definido neste plano, por ocasião da concessão do benefício de renda continuada, mediante solicitação do assistido.