Logo funcef

Glossário

 

CAIXA

Caixa Econômica Federal, empresa patrocinadora do plano.

CÁLCULO ATUARIAL

É o estudo técnico baseado em levantamentos de dados da população analisada, no qual o atuário busca mensurar os recursos necessários à garantia dos benefícios oferecidos pelo plano previdenciário.

CARÊNCIA

Prazo mínimo estabelecido no Regulamento do Plano de Benefícios para que o participante ou beneficiário adquira direito a um ou mais benefícios ou possa optar por institutos previstos no plano.

CNPB – Cadastro Nacional de Planos de Benefícios

Registro dos Planos de Benefícios administrados pelas EFPCs junto à Previc.

CNPC – Conselho Nacional de Previdência Complementar

Órgão colegiado responsável pela regulação do segmento das EFPCs

COMPLIANCE

Significa o dever de estar em conformidade e de fazer cumprir regulamentos internos e externos, agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas.

CONTRIBUIÇÃO

Aporte pecuniário para custear o plano de benefícios.

CONTRIBUIÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Contribuição realizada pela patrocinadora e pelo participante ou assistido, destinada ao custeio de deficit, serviço passado e outras finalidades não incluídas na contribuição normal.

CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA

Modelo de financiamento de benefício, no qual o participante, ao aderir, tem conhecimento do nível de contribuições a serem vertidas ao plano de benefícios, as quais determinarão os níveis de benefícios futuros.

CONTRIBUIÇÃO FACULTATIVA

Contribuição de caráter voluntário, efetuada pelo participante.

CONTRIBUIÇÃO NORMAL

Contribuição realizada pela patrocinadora e pelo participante ou assistido, de caráter obrigatório e definida anualmente no plano de custeio, destinada a constituição de reservas com a finalidade de prover o pagamento de benefícios.

CONTRIBUIÇÃO NORMAL DO PATROCINADOR

Valor pecuniário vertido mensalmente pelo patrocinador para o custeio do plano, calculado mediante a aplicação dos percentuais de contribuição fixados sobre o salário de participação ou sobre a folha de salário de participação dos empregados do patrocinador.

CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL

Modalidade de plano de benefícios de caráter previdenciário cujos benefícios programados apresentem a conjugação das características das modalidades de contribuição definida e benefício definido.

CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS VIGENTES

Valor presente das contribuições especiais vigentes no mês da contabilização.

CONTRIBUIÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Contribuição realizada pela patrocinadora e pelo participante, destinada ao custeio de deficit, serviço passado e outras finalidades não incluídas na contribuição normal.

CONVÊNIO DE ADESÃO

Instrumento que formaliza a relação contratual entre os patrocinadores ou instituidores e a entidade de previdência complementar, vinculando-os a um determinado plano de benefícios.

COTA

Parcelas de idêntico valor em que se divide o patrimônio, que variam ao longo do tempo em função da respectiva rentabilidade líquida.

COTA DO PLANO

Fração do patrimônio atualizada pela rentabilidade dos investimentos ou pelo índice do plano, que permite apurar a participação individual de cada um no patrimônio total do plano de benefícios.

COTA PREVIDENCIAL

Fração do patrimônio atualizada pela rentabilidade dos investimentos.

CUSTEIO ADMINISTRATIVO

Valor cobrado pela entidade para cobrir as despesas decorrentes da administração do plano.