Logo funcef

Glossário

 

DATA DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO

Termo usado no setor de previdência que reflete a data em que o contratante do plano de previdência começará a receber seus benefícios.

DEFICIT

Registra a diferença negativa entre os bens e direitos e as obrigações apuradas ao final de um período contábil. Corresponde à insuficiência de recursos para cobertura dos compromissos dos planos.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Conjunto de relatórios emitidos pelas EFPCs, como o Balanço Patrimonial, Balancete, Mutação do Ativo Líquido, dentre outras, bem como as respectivas notas explicativas às demonstrações.

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Demonstrativos contábeis e demais informações apresentadas pelas empresas, que relatam a situação econômica e financeira de uma companhia. Essas demonstrações são apresentadas em valores nominais e apresentam, para comparação, os resultados do exercício anterior.

DEMONSTRATIVO DE INVESTIMENTO

Radiografia das aplicações financeiras dos planos de benefícios feitas mensalmente pela EFPC, mas cuja divulgação para participantes e assistidos deve ser anual e integra o Relatório Anual.

DEMONSTRAÇÃO ATUARIAL

Desenvolvido para o cadastro e envio anual dos estudos atuariais dos Planos de Benefícios de Previdência Complementar a PREVIC, de forma a analisar o nível de reservas e a situação financeira-atuarial do Plano. Um atuário analisa os métodos, hipóteses e dados do Plano de forma a constatar se há superávit ou deficit técnico, ou seja, se os Benefícios previstos em regulamento podem ser pagos da forma como o Patrimônio do Plano está evoluindo.

DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ATUARIAL

Documento preparado pelo Atuário responsável pelo plano, contendo todas as informações exigidas pelo Ministério da Previdência relativas ao plano e à avaliação atuarial de cada exercício.

DEPENDENTE

Pessoa ligada ao participante e que poderá ter direito a benefícios previstos no plano, de acordo com as normas estabelecidas em regulamento e estatuto próprio.

DESPESA ADMINISTRATIVA

Valor gasto com a administração das EFPC e dos Planos de Benefícios.

DESPESA FINANCEIRA

Custo dos encargos financeiros dos empréstimos e financiamentos: juros, mora, multas contratuais etc.

DESPESA PREVIDENCIAL

Despesas decorrentes de compromissos previdenciais da entidade.

DEVOLUÇÃO DE POUPANÇA OU RESGATE DE SALDO

Percentual da reserva de poupança/garantia ou saldo de conta pago ao participante em caso de saída antecipada.

DIREITO ACUMULADO

Valor correspondente ao saldo total de conta, deduzido eventuais valores portados.

DISCLOSURE

Divulgação de informações por parte de uma empresa, possibilitando uma tomada de decisão consciente pelo investidor e aumentando sua proteção. Transparência da empresa. É um termo geralmente utilizado pelo mercado financeiro, especialmente no caso da postura de empresas e instituições financeiras que tenham títulos no mercado de capitais.

DIVERSIFICAÇÃO DA CARTEIRA

A compra pelo investidor de uma variedade de títulos e papéis, de modo que o risco associado a cada um deles é neutralizado pelo conjunto.