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Prestação de contas e visão de futuro

23 de Dezembro de 2016

Os primeiros 100 dias de trabalho da atual gestão

Um atleta obtém numa prova de 100 metros rasos resultados em cerca de 10 segundos. É uma prova de curtíssimo prazo que exige velocidade e precisão.

Uma maratona é bem diferente. São 42 longos quilômetros de pura estratégia, experiência e conhecimento para alcançar a linha de chegada.

Se compararmos as duas corridas com os desafios que a FUNCEF precisará enfrentar para os próximos anos, a Fundação tem pela frente uma maratona. Serão muitos obstáculos a superar ao longo do percurso para atingir o resultado que todos os integrantes da entidade desejam: o equilíbrio atuarial dos planos previdenciários, a segurança do pagamento de benefícios e a perenidade da Instituição.

Nesse contexto, é importante ressaltar que durante os 100 primeiros dias da atual gestão, completados em 18/12, a FUNCEF deu seus primeiros passos em busca do reequilíbrio da entidade, não somente no aspecto patrimonial, mas também no que diz respeito à governança, aos processos operacionais e à restauração de sua imagem.

Em pouco mais de três meses, o tripé “Austeridade, Equilíbrio e Transparência” balizou novas estratégias e ações para reduzir custos, aprimorar a gestão, melhorar a comunicação e o relacionamento e reavaliar investimentos.

Austeridade

Atuação do jurídico

Reposicionamento das teses que balizam as defesas jurídicas da FUNCEF – A iniciativa consiste em mudar a perspectiva das teses jurídicas em defesa da Fundação. Ou seja, cada situação, passível de perda, é analisada com rigor e reposicionada. A iniciativa já permitiu reverter ações em tramitação na justiça, com impacto nos números do passivo judicial. A economia até o momento foi de R$ 6,7 milhões.

Extinção/redução de contratos no âmbito do jurídico e internalização do contencioso – A Diretoria Executiva encerrou contratos com escritórios jurídicos e internalizou os processos para a redução do contencioso da FUNCEF. A extinção e revisão dos contratos gerou uma economia de R$ 7 milhões.

Mapeamento e monitoramento dos escritórios de advocacia terceirizados – O monitoramento das ações permite maior controle acerca do trabalho realizado em defesa dos interesses da FUNCEF.

Alinhamento com a CAIXA – Maior aproximação da FUNCEF com a Patrocinadora CAIXA para encaminhar soluções do passivo.

Criação de Corregedoria – A Corregedoria visa acompanhar as investigações que estão em andamento no jurídico da Fundação e buscar ressarcimento de valores. O jurídico está implementando um modelo de política de apuração de responsabilidade para identificar ações de regresso.

Gestão administrativa

Revisão dos contratos de prestação de serviços da Fundação – A ação faz com que as revisões de contratos de serviços com terceiros tragam contribuição ainda maior ao esforço na contenção de despesas. Vários contratos foram analisados, sob a ótica de sua real necessidade e imprescindibilidade dos serviços prestados. A meta estipulada foi a redução de 20% no valor global de todos os contratos, o que representa uma economia de R$ 5 milhões.  

Vedação de substituição temporária de empregados por afastamentos diversos – A contratação de empregados para a substituição de empregados efetivos, afastados por auxílio-doença e licença maternidade, foi vedada temporariamente. A ação gerou uma economia de R$ 980 mil.

Investimentos em modernização tecnológica sem custos para a FUNCEF – A iniciativa prevê a otimização dos produtos internos e a utilização de softwares livres de qualidade que já são utilizados por órgão públicos. Como é o caso do GEPNET, software de gestão de projetos e planejamento estratégico, já internalizado e em breve a implementação do SEI (Sistema Eletrônico de Informação), que organiza a documentação gerada pela FUNCEF e contribui com a redução da impressão.

Apuração de responsabilidades

Criação da Sala de Situação – Buscando as melhores soluções para direcionar e até recuperar os Fundos de Investimentos (FIPs) citados no relatório da CPI dos Fundos de Pensão e nos processos da operação “Greenfield”, a FUNCEF abriu uma Sala de Situação. O grupo já examinou diversos investimentos e uma das análises já subsidiou a Diretoria Executiva na tomada de decisão.

Processo interno de Apuração de Responsabilidades – A FUNCEF promoveu mudanças para estabelecer diretrizes que dinamizam ações de fortalecimento dos controles internos e gerar iniciativas de prevenção e combate à corrupção, além de responsabilizar os agentes causadores. Uma delas foi na Gerência de Auditoria Interna, que passou a ser comandada por Elíbio Estrêla, que agora trabalha em interface com diferentes instituições, entre as quais a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Colaboração da FUNCEF com o MPF, PF e PREVIC – A FUNCEF estreitou o contato com os órgãos de investigação. A cada solicitação de esclarecimento, a Fundação responde com mais celeridade.  Além disso, a Fundação foi aceita pelo MPF para ser assistente de acusação na Operação Greenfield, o que permite compartilhar provas e acompanhar todo o processo. 

Equilíbrio

Investimentos

Revisão da Política de Investimentos com aderência ao cenário atual – Para reverter a trajetória de resultados insatisfatórios nos investimentos, a gestão tem como filosofia sair do imobilismo. O ponto de partida foi a revisão da Política de Investimentos com aderência ao cenário atual. Os ajustes nos modelos de previsão e de definição dos cenários macroeconômicos a serem utilizados na construção das políticas de investimentos dos planos de benefícios administrados pela FUNCEF foram concluídas no final de outubro.

Padronização dos modelos de análise de risco, conformidade e jurídico e alteração do fluxo de decisão de novos investimentos com foco em redução dos riscos – Desde a entrada do investimento, suas etapas de análise, até o aceite ou não do negócio foram definidas mudanças significativas. Houve revisão das etapas de prospecção do negócio e da avaliação de risco x retorno de todas as classes de investimentos e foi padronizado novo modelo de análise da área jurídica, conformidade e risco.

Aplicação do retorno do equacionamento em ativos de Títulos Públicos Federais – Para diminuir a exposição ao risco, tanto as contribuições extraordinárias dos participantes, quanto as da Caixa estão sendo aplicadas em Títulos Públicos Federais.

Gestão Administrativa

Implantação de Programa de Desenvolvimento Organizacional – O objetivo é executar plano de ação contendo propostas de revisão de processos, modernização e apresentação de alternativas na estrutura organizacional e de governança. Todas as áreas da Entidade deverão se engajar nesse projeto, que será coordenado por um especialista oriundo do mercado e tem prazo máximo de 90 dias para ser cumprido.

Revisão do Estatuto da FUNCEF – A revisão do documento visa dar mais condições para que a Diretoria Executiva possa atuar em defesa dos participantes e da FUNCEF, com digninade e sem excessos.  

Transparência

Debate com entidades representativas e investidores – Realizadas diversas reuniões e encontros com representantes de entidades associativas dos participantes da ativa, aposentados e pensionistas, com o objetivo de dialogar sobre o futuro da FUNCEF e temas relacionados como, por exemplo, o equacionamento.

Filiação à Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC) – Com a filiação à AMEC, a Fundação amplia o modelo de boas práticas de governança e transparência. A partir da associação, a FUNCEF começou a utilizar o Código de Diligência da AMEC, o que contribui para uma atuação responsável no Mercado de Capitais e estimula os investidores institucionais a estabelecer processos estruturados na gestão dos seus negócios, mitigando os riscos.  

Mudança no modelo de comunicação – Aprovação da Política de Transparência da FUNCEF, implementação de plano de comunicação com vistas à restauração da imagem da Fundação e construção da Política de Comunicação da Entidade.

FUNCEF digital – Aplicativo FUNCEF para smartphones e tablets que traz os principais serviços atualmente existentes no Autoatendimento como extratos, contracheques, empréstimos, fale conosco etc. Além disso, foi implantado o painel de informações aos participantes, que traz informações sobre planos de benefícios desde 2010.

Comunicação permanente com a PREVIC – Permanente comunicação com o órgão fiscalizador de Previdência Complementar (PREVIC) visando adequação de procedimentos e compliance (agir de acordo com as regras).

Integração com as outras Fundações (PETROS E PREVI) - Troca constante de experiências e conhecimentos com a Previ e Petros.

Voto de Minerva – A Diretoria Executiva ampliou os debates acerca das pautas e não está atuando com o voto de minerva. O trabalho proativo visa contribuir para o estabelecimento de uma gestão democrática e transparente.

O presidente da FUNCEF, Carlos Vieira, falou sobre gestão, desafios e perspectivas para 2017. Confira o vídeo.

Para os próximos anos, a agenda é de muito trabalho e diálogo com os investidores, os representantes de entidades associativas, a Patrocinadora (CAIXA) e a sociedade. Os desafios não são pequenos. Poderá haver novos déficits a encarar no futuro, resultado de administrações anteriores, ao mesmo tempo em que é preciso reorganizar a governança da Fundação e enfrentar os riscos operacionais, especialmente decorrentes das deficiências da área de sistemas.

Além disso, é necessário revisitar os ativos (recursos investidos para obter rentabilidade) dos planos de benefícios e reavaliar o passivo (compromissos de pagamentos) da Fundação, afinal, o descasamento entre ativos e passivos é extremamente prejudicial à perenidade da FUNCEF.

A Fundação percorreu seus primeiros metros para atravessar essa maratona. A atual gestão sabe das dificuldades, mas tem fôlego e está dedicada a cumprir essa missão, com a perspectiva de voltar a trazer retornos positivos para o patrimônio dos investidores.

Comunicação Social da FUNCEF