Autoatendimento
Faça sua busca no site
Fale conosco
Acordo para Empréstimos e Financiamento Habitacional
Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 11º, 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Terceiro maior fundo de pensão do país, com mais de R$ 100 bilhões em ativos e 140 mil participantes, a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são empregados da CAIXA. Tem entre seus valores a transparência, equidade, inovação, colaboração, integridade, comprometimento e sustentabilidade.
O foco de sua atuação está em garantir a seus participantes e assistidos o pagamento de seus benefícios. Para isto, investe de maneira criteriosa seus recursos, em áreas diversas que se dividem em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imóveis e operações com participantes. Esses investimentos garantem o pagamento dos benefícios de seus participantes e ocorrem sempre de acordo com a sua Política de Investimentos.
Criada em 1977, a FUNCEF tem a CAIXA como única patrocinadora. A Fundação é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão.
A FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Código Stewardship. O código reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais – os stewards, no jargão de mercado –, responsáveis por administrar recursos de terceiros. Ainda sem tradução em português, Stewardship resume o conceito de dever fiduciário: a obrigação assumida por esses investidores em atuar no melhor interesse de seus clientes/investidores.
CONSELHO DELIBERATIVO
Órgão máximo de deliberação da FUNCEF, é responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros efetivos e seis suplentes, é paritária entre representantes dos participantes, inclusive assistidos, e da Patrocinadora. Tem como função principal deliberar sobre o Plano de Custeio da Fundação, sobre as alterações no Estatuto nos planos de benefícios e também avalia os balancetes trimestrais, o balanço anual e a prestação de contas da empresa, analisando e aprovando seus conteúdos e pareceres.
CONSELHO FISCAL
Órgão de controle interno da FUNCEF, tem entre suas principais competências a emissão de parecer sobre o relatório anual de atividades da Fundação e as demonstrações atuariais e contábeis do exercício, examinar atos e operações praticadas pelos órgãos administrativos, apontar eventuais irregularidades, sugerindo medidas saneadoras, além de fiscalizar o cumprimento da legislação e normas em vigor. É composto por quatro membros efetivos, sendo dois indicados pela Patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto, além de respectivos suplentes.
DIRETORIA EXECUTIVA
Órgão de administração, cabendo-lhe gerir recursos, planos e programas em estrita observância ao Estatuto, o regimento interno e seus regulamentos, e diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo. Tem como missão executar os atos provenientes do CD e de seu Regimento Interno; autorizar serviços e decidir sobre bens; aprovar balancetes, prestar contas; decidir planos e critérios necessários à administração; deliberar acordos que envolvam responsabilidade econômico-financeira e aprovar convênios destinados aos associados. A Diretoria Executiva é paritária, com dois diretores indicados pela patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto.
Contribuir, de forma ativa, para a qualidade de vida dos participantes.
Desenvolver e gerir soluções previdenciárias, de forma sustentável, eficiente e segura.
Ser reconhecida como uma instituição de credibilidade e confiança, com excelência na administração dos recursos e satisfação dos participantes.
COMPROMETIMENTO
EQUIDADE
INOVAÇÃO
COLABORAÇÃO
TRANSPARÊNCIA
INTEGRIDADE
SUSTENTABILIDADE
Diretoria Executiva
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal
Diretor-Presidente (empossado em 29/3/2023)
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/AESPI), com especialização em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).
Empregado CAIXA há mais de 33 anos, onde exerceu diversos cargos, entre eles os de supervisor regional, gerente de Relacionamento PJ e gerente-executivo na matriz.
Possui, também, sólida experiência na gestão pública, tendo atuado como secretário de Administração e Previdência do Piauí, diretor-presidente da Fundação Piauí Previdência por mais de quatro anos, diretor-presidente da Empresa de Gestão de Ativos do Estado do Piauí e presidente dos Conselhos de Administração da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) e Agência de Fomento do Estado do Piauí (Piauí-Fomento). Na esfera federal, foi assessor federativo e parlamentar na Secretaria Geral da Presidência da República.
Após colaborar para o desenvolvimento federal e estadual, Ricardo Pontes chega à FUNCEF para implementar um plano de gestão com foco no participante, gestão sustentável dos planos de benefícios, fortalecimento da excelência nas áreas de investimentos e de governança e compliance.
Diretor de Investimentos e Participações (empossado em 31/05/2024)
Natural de Promissão (SP), é formado em Direito e possui MBA em Gestão em Marketing. Com ampla experiência no mercado financeiro, é empregado CAIXA desde 1999, onde ocupou vários cargos, entre eles de vice-presidente interino, diretor-executivo e superintendente-executivo.
Em nível executivo (C-Level), atuou como CHRO (Executivo Responsável pela Área de Pessoas) e CMO (Executivo Responsável pelo Marketing e CRM) no Banco PAN, de 2018 a 2020. Foi também CEO da Wiz Corporate, unidade responsável pelo relacionamento da corretora com empresas, entre 2020 e 2021.
Também acumula experiência como conselheiro consultivo de várias empresas e empreendedor. Retornou à CAIXA no final de 2023, onde atuava como consultor da Presidência da CAIXA.
Diretor de Benefícios (empossado em 2/6/2022)
Empregado da CAIXA desde 1989, é graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Direito Previdenciário e certificado como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Também é certificado pela Anbima (CPA-20), que habilita profissionais a atuarem em instituições financeiras em geral, Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e UniAbrapp (Conselheiro de Alta Performance nas EFPC).
Atuou na criação do estatuto FUNCEF em 2007. Foi diretor representante dos empregados da SASSE Seguros CAIXA e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da CAIXA (CEE).
Foi secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Londrina (PR) e diretor no Sindicato dos Bancários de Brasília. Na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), foi membro do Conselho Fiscal, diretor de Administração e Finanças, vice-presidente e presidente.Também foi membro do Conselho das Cidades e presidente do Conselho de Administração da Wiz.
Atualmente, ocupa a vice-presidência da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar).
Diretor de Administração e Controladoria (empossado em 3/6/2024)
Graduado em Administração, com extensão em Consultoria Empresarial e pós-graduação em Estratégia de Marketing e em Gestão de Previdência Complementar. Possui certificações CPA-20 e ICSS.
Empregado CAIXA desde 1989, exerceu todos os cargos em unidades da ponta. Foi gerente-geral e gerente regional por 26 anos, tendo nessa última função, atuado em todos os segmentos de negócios: Pessoa Física, Jurídica, Governos, Canais e Atendimento.
Como Instrutor CAIXA, conduziu várias ações educacionais, especialmente nas áreas de gestão e liderança. Foi conselheiro eleito do Conselho de usuários do Saúde CAIXA.
Realizou cursos na área de contabilidade, análise de balanço e crédito, além de cursos de Gestão e Liderança promovidos pela Amana-Key e o Programa Executivo | Conselhos de Alta Performance nas EFPC, promovido pela Abrapp.
Ocupou cargos de vice-presidente da Diretoria Executiva e de conselheiro deliberativo na Fenag. Foi Presidente da Agecef-BH. Atuou como instrutor em ação educacional ministrada pela Fenag Educação Corporativa.
Presidente indicada (mandato - 4/3/2024 a 31/5/2026)
Bacharel em Direito e pós-graduada em Gestão da Produtividade. Acumula experiência em governança de empresas públicas e fundos de pensão, adquirida em 44 anos de atuação como administradora estratégica: diretora de Gestão Corporativa da Finep, secretária-geral na FUNCEF, funções de nível estratégico na CAIXA e atuações em colegiados estratégicos, tais como Conselho de Administração, Conselho Deliberativo FUNCEF, Conselho Disciplinar Superior da CAIXA e Mesa de Negociação Fenaban.
Suplente indicado (mandato - 19/08/2024 a 31/05/2026)
Advogado da CAIXA desde 2006, atualmente responsável pela Gerência Nacional de Atendimento Jurídico Trabalhista.
Possui graduação em Direito, Pós-Graduação em Direito Processual e Decisão Jurídica e Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking.
Atuou como conselheiro titular do Conselho Curador do FGTS.
Titular indicado (mandato - 19/08/2024 a 31/05/2028)
Bancário da CAIXA, exerçe atualmente o cargo de Superintendente de Rede em Joao Pessoa, Estado da Paraiba, Bacharel em Ciências Econômicas, Bacharel em Ciências Contábeis, Bacharel em Direito, Contador e Advogado, Cursando Pós Graduação em Liderança Estrátegica, CPA-20, Exerçeu na Prefeitura Municipal de João Pessoa as funções de Secretário Adjunto do Desenvolvimento Sustentável da Produção (2009), Secretário do Desenvolvimento Urbano (2010), Superintendente da EMLUR - Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (2012), Secretário Adjunto do Trabalho Emprego e Renda (2013), Secretário Chefe da Casa Civil e Articulação Política(2014), Superintendente da EMLUR – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (2015-2020).
Suplente indicado (mandato - 19/08/2024 a 31/05/2028)
Empregado da CAIXA, formação acadêmica no ensino médio em Técnico em Contabilidade, gradução superior em Ciências Econômicas, extensão universitária em Elaboração e análise de projeto pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Gestão de projeto, com ênfase em PMI, pela Universidade Federal de Brasília – UNB e Pós-graduação em Gestão de Inovação, com ênfase em Tecnologia e Negócios pela ESAD e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Foi admitido na CAIXA em setembro 1989, atuou na gestão de Indenização DPVAT, e, por mais de 30 anos, como gestor e especialista do FGTS, fundo com o patrimônio bruto atual de cerca de R$ 700 bilhões. Foi também coordenador de inúmeros projetos estrategicos e de melhoria de processos, representou a CAIXA na FEBRABAN e na ABECIP, participou do Conselho Disciplinar da CAIXA e foi conselheiro no Comitê Gestor eSocial e no Conselho Curador do FGTS. Atualmente é Gerente Nacional na Vice-Presidência de Gestão de Pessoas da CAIXA, responsável pela gestão de benefícios aos empregados, assim como do relacionamento da FUNCEF, com destacdado conhecmento em previdencia complementar. Tem ainda reconhecida capacidade de planejar, de analisar dados e cenários estratégicos, de liderar pessoas por exemplo, de motivar o uso constante de inovação, de negociar e estabelecer parcerias, de solucionar problemas complexos, de utilizar metodologias de desenvolvimento agéis, de buscar sempre a melhor experiência dn jornada de atendimento dos clientes e de obter resultados sustentáveis.
Titular indicado (mandato - 19/08/2024 a 31/05/2028)
Natural de São Bernardo do Campo/SP, empregado CAIXA desde 01/12/2003, ingressou na Agência São Bernardo. Atuou como gerente de carteira do segmento da pessoa física e desde 10/09/2012 é Gerente Geral de Rede Atuou na extinta SR ABC como gerente regional eventual no segmento da pessoa jurídica e como eventual de gerente regional do segmento pessoa física entre 2013 e 2016. Em 2023 atuou no gabinete da vice-presidência de negócios de Atacado – VINAT - entre Agosto e Dezembro, exercendo o cargo de consultor de dirigente eventual.
É Graduado em Gestão Bancária pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduado em gestão estratégica de pessoas pelo instituto CENES de ensino superior, possui certificação ANBIMA – CPA20, atualizada em Março de 2024, além de MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UNIAN – Universidade Anhaguera de São Paulo.
Suplente indicada (mandato - 19/08/2024 a 31/05/2028)
Natural de Campinas/SP, é empregada da CAIXA desde 2003, atuando atualmente como Diretora Executiva de Contadoria e Controladoria. Foi Superintendente Nacional de Contabilidade e Tributos (2019 a 2023), com experiência de 20 anos nesse segmento. Possuí experiência como membro do Comitê de Auditoria da Elo Serviços (2016 a 2019), Conselho Fiscal da FUNCEF (2020 a 2024) e atua como Conselheira Fiscal da Caixa Seguridade desde 2023.
Na vida acadêmica é Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ciências Contábeis pela UnB onde foi professora no Curso de Pós-graduação e Graduação.
Titular eleito (mandato - 2/6/2022 a 31/5/2026)
Formada em Ciências Contábeis pela UFMG, especialista em Auditoria pela UFMG e em Administração Industrial pela USP, mestre em Administração pela PUC-SP.
Entrou na Caixa em 1989, tendo exercido as funções de analista, gerente, consultora e, desde 2005, auditora interna nos segmentos de finanças, administração de recursos de terceiros e contabilidade.
Integrou o Conselho Deliberativo da AudiCAIXA de 2014 a 2020. Na FUNCEF, compôs o Comitê de Assessoramento de Qualidade das Informações Contábeis e Auditoria, de 2012 a 2016, e o Comitê de Assessoramento de Investimentos de 2019 a 2021.
Atuou como professora na Universidade Cruzeiro do Sul nas matérias de Gestão Financeira, Orçamento, Controle Interno e Auditoria, de 2017 a 2020, e de Controladoria e Finanças na Universidade Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond), em 2020.
Suplente eleito (mandato - 2/6/2022 a 31/5/2026)
Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), especialista em Administração Contábil e Financeira pela FAAP e em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS.
Empregado CAIXA desde 1999, desempenhou função gerencial em unidades de rede. Desde 2011, é auditor interno da equipe do segmento de operações de atacado e segmento financeiro.
Titular eleito (mandato - 2/6/2022 a 31/5/2026)
Empregado Caixa há 33 anos. Exerceu funções gerenciais por mais de 20 anos, na maior parte do tempo como gerente e gerente geral.
Formado em Administração de Empresas e Direito, com pós-graduação lato sensu MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, Consultoria Empresarial pela UNB e pós-graduação lato sensu em Direito Trabalhista e Previdenciário pelo Ieprev.
Foi diretor Jurídico do Sindicato dos Bancários de Ipatinga e presidente do Conselho Deliberativo da Apcef-MG.
Atualmente, é presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, onde também foi diretor jurídico, e membro do Conselho Deliberativo da Apcef-MG, entidade no qual foi também presidente.
Suplente eleita (mandato - 5/8/2022 a 31/5/2026)
Titular eleito (mandato - 03/06/2024 a 31/05/2028)
Doutor em Ciências Sociais pela PUCRS, entrou na CAIXA em 2001 e trabalhou em agências na área social em Porto Alegre (RS) e São Leopoldo (RS). Diretor Jurídico da Fenae, atuou em cargos de direção em entidades como o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Foi presidente da APCEF/RS por dois mandatos.
Suplente eleita (mandato - 03/06/2024 a 31/05/2028)
Formada em Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino, mestre em Economia pela UnB e especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade.
Empregada CAIXA de outubro de 1989 até a aposentadoria em outubro de 2019, foi diretora-presidente da Apcef/SP, conselheira deliberativa eleita entre 2006 e 2008 e 2008 e 2012. Também foi diretora de Saúde e Previdência e diretora de Relação do Trabalho na Fenae.
De 2014 a 2016 foi coordenadora da mesa de negociação Contraf-CUT e CAIXA.
Titular eleito (Mandato – 2/6/2022 a 31/5/2026)
Contador com pós-graduação em Perícia. Empregado CAIXA há 14 anos, presidente do Conselho Fiscal da Agecef/BA e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
Suplente eleita (Mandato – 2/6/2022 a 31/5/2026)
Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Previdenciário. Empregada Caixa desde 2010, onde exerceu as funções de assistente e gerente em agências. É dirigente no Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
Titular eleito (mandato - 03/06/2024 a 31/05/2028)
Bacharel em Contabilidade pela AEUDF, possui MBA em Gestão de Custos e Controladoria pela Universidade de Pernambuco (UPE) e certificação CPA-20. Trabalhou 40 anos na CAIXA, exercendo cargos de gerente-geral de agência e auditor da CAIXA. Foi conselheiro deliberativo eleito da FUNCEF e coordenador da Auditoria Interna.
Suplente eleito (mandato - 03/06/2024 a 31/05/2028)
Formado em Administração, Ciências Contábeis e Direito, possui MBA em Padrões Internacionais de Auditoria pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduação em Finanças Empresariais pela FGV.
Foi membro do Comitê de Assessoramento Técnico da Qualidade das Informações Contábeis e de Auditoria da FUNCEF, professor da Universidade Regional do Nordeste, auditor da CAIXA e instrutor do curso de formação de auditores da CAIXA e de apuração de responsabilidades.
Também atuou como conselheiro da Desenvix Energias Renováveis, Daleth Participações, Norte Energia (suplente) e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), além de conselheiro fiscal da AudiCaixa e membro do Conselho Deliberativo.
Atualmente, é analista administrativo – contabilidade na EBSERH, onde já ocupou os cargos de conformista contábil, comissário, gestor de contratos e chefe da unidade de contratos no Hospital Universitário Alcides Carneiro.
Titular indicada (mandato – 26/8/2022 a 31/5/2026)
Advogada da CAIXA com mais de 18 anos de experiência na área jurídica e de gestão, com especialidade em instituições financeiras e fundos de pensão. Mestre em Direito com ênfase em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará – UFPA e especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial com ênfase em Política Habitacional pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Possui certificação ICSS e CPA-20. Participou de capacitações específicas sobre Conselhos Fiscal e Deliberativo, assim como do Programa Executivo de Conselheiros de Alta Performance nas EFPC.
Ao longo de sua carreira, desempenhou funções como gerente executiva, consultora jurídica, gerente jurídica, superintendente nacional, além de coordenadora jurídica.
Atualmente, realiza a assessoria jurídica ao conglomerado da CAIXA, com ênfase em governança e direito societário e presta assessoramento técnico ao Conselho Fiscal da CAIXA.
Suplente Indicado (mandato – 29/7/2022 a 31/5/2026)
Titular indicada (mandato - 14/08/2024 a 31/05/2028)
Empregada da CAIXA, graduação superior em Psicologia, pós-graduação em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Controladoria pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Foi admitida na CAIXA em março 1989, atuou na gerência de orçamento por 10 anos. Cedida para a FUNCEF no periodo de 1999 a 2008 onde implementou a área de Programação Econômico-Financeira atuando como Coordenadora na Diretoria de Controladoria e participou do Comitê Interno de Investimentos da Diretoria de Finanças. Atuou na elaboração da metodologia e implementação da apuração dos custos dos produtos e serviços da CAIXA. Atualmente é Gerente Executiva na Vice-Presidência de Gestão de Pessoas da CAIXA, na área de supervisão da FUNCEF, responsável pelo monitoramento do equilíbrio econômico-financeiro e atuarial dos planos de benefícios administrados pela Fundação.
Suplente indicado (mandato - 14/08/2024 a 31/05/2028)
Empregado CAIXA com trajetória de 18 anos, tendo atuado na rede, com atendimento ao público e em unidades de matriz.
Gestor há 12 anos em áreas relacionadas a processos de contabilidade e controladoria contemplando:
Atuação da área contábil em diversas frentes relacionadas a controle e registro contábil na gestão de sistemas e informações, consistência e conciliação. Participou da idealização de nova solução de entrada de dados contábeis e da solução de armazenamento e consumo das bases contábeis, bem como do desenvolvimento de novo modelo de tratamento dos impactos contábeis de incidentes operacionais.
Gestão da equipe e do processo de monitoramento das participações da CAIXA em seu conglomerado e da FUNCEF nos aspectos econômico-financeiros e atuariais.
Atuação na Controladoria a frente da equipe responsável pela gestão do planejamento e execução orçamentária da empresa, englobando os aspectos do orçamento empresarial e público, e tomando como premissa o alinhamento estratégico e a eficiência corporativa.
Monitoramento do Desempenho Empresarial da CAIXA compreendendo o modelo de desempenho das unidades de rede, negociais e funcionais, apuração do resultado de unidades, produtos e custos.
Investimentos - CD
Benefícios
Conduta e Ética
Auditoria
Riscos
Elegibilidade
O Comitê de Investimentos do Conselho Deliberativo (CIC) é um órgão técnico que assessora, em caráter consultivo, decisões envolvendo a gestão dos investimentos dos planos de benefícios, tendo como parâmetros a segurança, a rentabilidade, a solvência e a liquidez previstas na legislação vigente e na Política de Investimentos da FUNCEF. O CIC é composto por seis membros efetivos e seis suplentes, indicados de forma paritária pelos conselheiros representantes da patrocinadora e conselheiros eleitos pelos participantes.
Titular - Conselheiro eleito
Suplente - Conselheiro eleito
Titular - Conselheiro eleito
Suplente - Conselheiro eleito
Titular - Conselheiro eleito
Suplente - Conselheiro eleito
Titular - Indicado Patrocinadora
Suplente – Indicado Patrocinadora
Titular – Indicado Patrocinadora
Suplente – Indicado Patrocinadora
Titular – Indicado Patrocinadora
Suplente – Indicado Patrocinadora
O Comitê de Benefícios é um órgão de suporte técnico que assessora o Conselho Deliberativo no processo de gestão dos passivos e das disposições regulamentares dos planos de benefícios previdenciários e na proteção dos interesses dos participantes, assistidos e patrocinadores. O Comitê de Benefícios poderá ser demandado pelos demais órgãos estatutários da FUNCEF.
Titular - Conselheiros eleitos
Suplente - Conselheiros eleitos
Titular - Conselheiros eleitos
Suplente - Conselheiros eleitos
Titular – Conselheiros eleitos
Suplente – Conselheiros eleitos
Titular – Patrocinadora
Suplente – Patrocinadora
Titular – Patrocinadora
Suplente – Patrocinadora
Titular – Patrocinadora
Suplente – Patrocinadora
O Comitê de Conduta e Ética é um órgão de suporte técnico que assessora o Conselho Deliberativo para orientar e promover o cumprimento do Código de Conduta e Ética da FUNCEF, bem como prestar suporte técnico ao Conselho Deliberativo, no que se refere à aplicação e à observância dos preceitos éticos previstos no citado Código. O Comitê de Conduta e Ética poderá igualmente ser demandado pelos demais órgãos estatutários da FUNCEF e/ou outros Comitês que necessitem do seu auxílio.
Titular - Conselheiros eleitos
Suplente - Conselheiros eleitos
Titular - Conselheiros eleitos
Suplente - Conselheiros eleitos
Titular – Conselheiros eleitos
Suplente – Conselheiros eleitos
Titular – Patrocinadora
Suplente – Patrocinadora
Titular – Patrocinadora
Suplente – Patrocinadora
Titular – Patrocinadora
Suplente – Patrocinadora
O Comitê de Auditoria é um órgão vinculado diretamente ao Conselho Deliberativo, a quem assessora no exercício de suas funções, conforme atribuições dispostas no art. 9º, sendo regido por Regimento Interno e regras previstas no Estatuto, na Legislação em vigor, nas melhores práticas de Governança Corporativa e nas demais regulamentações.
Presidente
Membro
Membro
O Comitê de Riscos é um órgão colegiado previsto estatutariamente, que se reporta ao Conselho Deliberativo da FUNCEF, possui independência em relação aos demais órgãos, que se submete à regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e tem a finalidade de assessorar o Conselho de Deliberativo e a Diretoria Executiva nas questões relacionadas à gestão de riscos.
Coordenador
Membro
Membro
O Comitê de Elegibilidade tem por objetivo atestar, como condição para a candidatura, posse ou contratação, o preenchimento dos requisitos de elegibilidade de candidatos ou das pessoas indicadas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria Executiva ou selecionadas para o Comitê de Auditoria e para os cargos gerenciais da FUNCEF.
Titular - Conselheiros eleitos
Suplente - Conselheiros eleitos
Titular - Conselheiros indicados
Suplente - Conselheiros indicados
Titular – Representante DIACO
Suplente – Representante DIACO
Titular – Representante PRESI
Suplente – Representante PRESI