Logo funcef

Sobre a FUNCEF

Terceiro maior fundo de pensão do país, com R$ 85 bilhões em ativos e 139 mil participantes, a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são empregados da CAIXA. Tem entre seus valores a transparência, ética, gestão participativa, equidade, profissionalismo, comprometimento e sustentabilidade.

O foco de sua atuação está em garantir a seus participantes e assistidos o pagamento de seus benefícios. Para isto, investe de maneira criteriosa seus recursos, em áreas diversas que se dividem em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imóveis e operações com participantes. Esses investimentos garantem o pagamento dos benefícios de seus participantes e ocorrem sempre de acordo com a sua Política de Investimentos.

Criada em 1977, a FUNCEF tem a CAIXA como única patrocinadora. A Fundação é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão.

A FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Código Stewardship. O código reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais – os stewards, no jargão de mercado –, responsáveis por administrar recursos de terceiros. Ainda sem tradução em português, Stewardship resume o conceito de dever fiduciário: a obrigação assumida por esses investidores em atuar no melhor interesse de seus clientes/investidores.

 


 

Estrutura administrativa

CONSELHO DELIBERATIVO
Órgão máximo de deliberação da FUNCEF, é responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros efetivos e seis suplentes, é paritária entre representantes dos participantes, inclusive assistidos, e da Patrocinadora. Tem como função principal deliberar sobre o Plano de Custeio da Fundação, sobre as alterações no Estatuto nos planos de benefícios e também avalia os balancetes trimestrais, o balanço anual e a prestação de contas da empresa, analisando e aprovando seus conteúdos e pareceres.

Regimento Interno do Conselho Deliberativo

CONSELHO FISCAL
Órgão de controle interno da FUNCEF, tem entre suas principais competências a emissão de parecer sobre o relatório anual de atividades da Fundação e as demonstrações atuariais e contábeis do exercício, examinar atos e operações praticadas pelos órgãos administrativos, apontar eventuais irregularidades, sugerindo medidas saneadoras, além de fiscalizar o cumprimento da legislação e normas em vigor. É composto por quatro membros efetivos, sendo dois indicados pela Patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto, além de respectivos suplentes.

Regimento Interno do Conselho Fiscal

DIRETORIA EXECUTIVA
Órgão de administração, cabendo-lhe gerir recursos, planos e programas em estrita observância ao Estatuto, o regimento interno e seus regulamentos, e diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo. Tem como missão executar os atos provenientes do CD e de seu Regimento Interno; autorizar serviços e decidir sobre bens; aprovar balancetes, prestar contas; decidir planos e critérios necessários à administração; deliberar acordos que envolvam responsabilidade econômico-financeira e aprovar convênios destinados aos associados. A Diretoria Executiva é paritária, com três diretores indicados pela patrocinadora e três eleitos pelo voto direto.

Regimento Interno da Diretoria Executiva

 


 

Missão

Gerir planos de benefícios de forma sustentável, eficiente e justa, contribuindo para a qualidade de vida dos participantes e assistidos.

Visão

Ser reconhecida pela excelência na administração de planos de benefícios e na satisfação das expectativas dos participantes e assistidos.

Valores

COMPROMETIMENTO
Desenvolvemos nosso trabalho com compromisso e lealdade.

EQUIDADE
Respeitamos as diferenças entre indivíduos e a diversidade.

GESTÃO PARTICIPATIVA
Trabalhamos pautados pela gestão compartilhada e participativa.

INOVAÇÃO
Incentivamos a exploração de novas ideias, novos processos e novas tecnologias.

INTEGRIDADE
Agimos sempre pautados pela ética.

PROFISSIONALISMO
Somos comprometidos com os objetivos da Fundação e a integração entre as equipes.

SUSTENTABILIDADE
Observamos e respeitamos questões ambientais, sociais e de governança.

TRANSPARÊNCIA
Trabalhamos com transparência em todas nossas atividades.


Veja também

DIRETORIAS E CONSELHOS

Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Conselho Deliberativo

Conselho Deliberativo

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal


COMITÊS DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO

Comitê de Investimentos

Comitê de Benefícios

Comitê de Conduta e Ética

Comitê de Auditoria

Código Stewardship

Stewardship

Conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais responsáveis por administrar recursos de terceiros

Pró-Equidade de Gênero e Raça

logo_pro_equidade.png

Saiba mais sobre o programa Pró-equidade na FUNCEF