Autoatendimento
Faça sua busca no site
Fale conosco
Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 11º, 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Terceiro maior fundo de pensão do país, com R$ 85 bilhões em ativos e 139 mil participantes, a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são empregados da CAIXA. Tem entre seus valores a transparência, ética, gestão participativa, equidade, profissionalismo, comprometimento e sustentabilidade.
O foco de sua atuação está em garantir a seus participantes e assistidos o pagamento de seus benefícios. Para isto, investe de maneira criteriosa seus recursos, em áreas diversas que se dividem em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imóveis e operações com participantes. Esses investimentos garantem o pagamento dos benefícios de seus participantes e ocorrem sempre de acordo com a sua Política de Investimentos.
Criada em 1977, a FUNCEF tem a CAIXA como única patrocinadora. A Fundação é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão.
A FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Código Stewardship. O código reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais – os stewards, no jargão de mercado –, responsáveis por administrar recursos de terceiros. Ainda sem tradução em português, Stewardship resume o conceito de dever fiduciário: a obrigação assumida por esses investidores em atuar no melhor interesse de seus clientes/investidores.
CONSELHO DELIBERATIVO
Órgão máximo de deliberação da FUNCEF, é responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros efetivos e seis suplentes, é paritária entre representantes dos participantes, inclusive assistidos, e da Patrocinadora. Tem como função principal deliberar sobre o Plano de Custeio da Fundação, sobre as alterações no Estatuto nos planos de benefícios e também avalia os balancetes trimestrais, o balanço anual e a prestação de contas da empresa, analisando e aprovando seus conteúdos e pareceres.
CONSELHO FISCAL
Órgão de controle interno da FUNCEF, tem entre suas principais competências a emissão de parecer sobre o relatório anual de atividades da Fundação e as demonstrações atuariais e contábeis do exercício, examinar atos e operações praticadas pelos órgãos administrativos, apontar eventuais irregularidades, sugerindo medidas saneadoras, além de fiscalizar o cumprimento da legislação e normas em vigor. É composto por quatro membros efetivos, sendo dois indicados pela Patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto, além de respectivos suplentes.
DIRETORIA EXECUTIVA
Órgão de administração, cabendo-lhe gerir recursos, planos e programas em estrita observância ao Estatuto, o regimento interno e seus regulamentos, e diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo. Tem como missão executar os atos provenientes do CD e de seu Regimento Interno; autorizar serviços e decidir sobre bens; aprovar balancetes, prestar contas; decidir planos e critérios necessários à administração; deliberar acordos que envolvam responsabilidade econômico-financeira e aprovar convênios destinados aos associados. A Diretoria Executiva é paritária, com três diretores indicados pela patrocinadora e três eleitos pelo voto direto.
Gerir planos de benefícios de forma sustentável, eficiente e justa, contribuindo para a qualidade de vida dos participantes e assistidos.
Ser reconhecida pela excelência na administração de planos de benefícios e na satisfação das expectativas dos participantes e assistidos.
COMPROMETIMENTO
Desenvolvemos nosso trabalho com compromisso e lealdade.
EQUIDADE
Respeitamos as diferenças entre indivíduos e a diversidade.
GESTÃO PARTICIPATIVA
Trabalhamos pautados pela gestão compartilhada e participativa.
INOVAÇÃO
Incentivamos a exploração de novas ideias, novos processos e novas tecnologias.
INTEGRIDADE
Agimos sempre pautados pela ética.
PROFISSIONALISMO
Somos comprometidos com os objetivos da Fundação e a integração entre as equipes.
SUSTENTABILIDADE
Observamos e respeitamos questões ambientais, sociais e de governança.
TRANSPARÊNCIA
Trabalhamos com transparência em todas nossas atividades.
Diretoria Executiva
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal
Diretor-Presidente (empossado em 18/5/2021)
Advogado com MBA em Previdência e Gestão de Fundos de Pensão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciou a sua trajetória profissional na FUNCEF como assistente administrativo e chegou a atuar como gerente de Benefícios por cinco anos, até ingressar na CAIXA em 2007.
Na Patrocinadora, fez carreira na área jurídica do banco, tendo atuado como gestor do assessoramento jurídico do banco e conglomerado. Foi superintendente nacional de Atendimento Jurídico, coordenador institucional da Escola de Advocacia da CAIXA e diretor-executivo de Controles Internos antes de ocupar a vice-presidência de Riscos, posição que ocupou até assumir a presidência da Fundação.
Diretor de Investimentos (empossado em 26/5/2021)
Natural de Caxias do Sul (RS) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Possui 20 anos de experiência no mercado financeiro com Certificação de Gestores Anbima (CGA) e Certified Financial Planner (CFP). Em maio de 2021 foi habilitado pela Previc para atuar como Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) da FUNCEF.
Na CAIXA, atuou em cargos de gestão estratégica desde 2013, assumindo, em 2019, como diretor-executivo de Negócios de Atacado, ocupando interinamente o cargo de vice-presidente durante 6 meses em 2020.
Diretor de Participações Societárias e Imobiliárias (empossado em 18/5/2021)
Graduado, mestre e doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval/RJ e graduado em Administração pela Universidade Santa Úrsula (RJ), com especialização em Gestão Internacional pela COPPEAD/UFRJ e certificação profissional CPA 20 (Anbima).
Antes da FUNCEF, atuou como diretor de Governança e Riscos da CAIXA na Caixa Participações (CAIXAPar), braço de investimento da CAIXA, após construir uma sólida carreira na Marinha ao longo de 32 anos, na qual alcançou o posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra.
Atuou como assessor-chefe de Controle Interno na Secretaria-Geral da Marinha e como gerente de obtenção na Comissão Naval Brasileira em Washington (EUA) por dois anos. Foi diretor do Depósito de Material Comum da Marinha no Rio de Janeiro e diretor do Serviço de Assistência Social da Marinha.
Como militar da reserva, ocupou os cargos de assessor do Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa e de chefe de gabinete do Secretário de Produtos de Defesa entre maio de 2013 e janeiro de 2016. De maio de 2016 a dezembro de 2018, esteve na Diretoria de Gestão de Programas da Marinha.
Diretor de Benefícios (assumiu em 2/6/2018)
Diretor de Benefícios da Fundação, Délvio Joaquim Lopes de Brito é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições Financeiras pelo Unicentro Newton Paiva. Empregado da CAIXA desde 1981, iniciou suas atividades na Ag. Tupinambás (MG), de onde se transferiu para a área de compensação de cheques, onde chefiou a Central de Compensação de Belo Horizonte.
Entre 1991 e 1994, trabalhou na Gerência Financeira de Minas Gerais. Atuou como auditor sênior na AUDIR/BH a partir de 1994 e participou da equipe de auditores da CAIXA que auxiliou o Ministério Público Federal (MPF) em investigações relativas a investimentos imobiliários da FUNCEF.
Mr. Brito joined Funcef as Chief of Benefits in June 2014
Mr. Brito holds a bachelor´s degree in Law from Federal University of Minas Gerais – UFMG, and a bachelor´s degree in Strategic Management of Financial Institutions from Unicentor Newton Paiva.
He is employed by Caixa Econômica Federal since 1981. He was then transferred to head the Banker´s Clearing House.
From 1991 to 1994, Mr. Brito worked at the Finance Department of the State of Minas Gerais. In 1994, he served as senior auditor at Audir/BH and helped the Public Prosecutor´s Office during the investigations of Funcef´s real estate investments.
Diretor de Planejamento e Controladoria (assumiu em 2/6/2018)
Diretor de Planejamento e Controladoria, Max Mauran Pantoja da Costa é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela mesma instituição. Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Política Estratégica pela COPPEAD/UFRJ e certificação CPA20 pela Associação Nacional de Bancos de Investimento (ANBID).
Na CAIXA, atuou como Consultor de Dirigente no Gabinete da Presidência (GAPRE), Consultor Técnico, Gerente Nacional, Gerente de Relacionamento Institucional, Auditor, Avaliador de Penhor e Supervisor. No Ministério da Fazenda desempenhou atividades de análise de informações e assessoramento no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), na Assessoria de Controle Interno (ACI) e na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA). Integrou a turma 2009 do Curso de Altos Estudos de Política Estratégica na Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG/MD).
Mr. Mauran was named Chief of Planning and Controlling in June 2014
Mr. Mauran is a graduate from the University of Brasília, with a degree in Electrical Engineering and a postgraduate in Safety Engineering from the same institution. He holds an executive MBA in Finance from the Brazilian Institute of Capital Markets (IBMEC), in Audit from Getúlio Vargas Foundation (FGV) and in Strategic Policy from the Federal University of Rio de Janeiro. Mr. Mauran also has a CPA20 certification from the Nacional Association of Investment Banks (ANBID).
Mr. Mauran served as director advisor in the Presidency Office (GAPRE), technical consultant, national manager, institutional relations manager, auditor and pledge supervisor at Caixa Federal Bank. Prior to Caixa Federal Bank Mr. Mauran worked with analysis of information and adviser at the Council for Financial Activities Control (COAF), the National Treasury Secretariat (STN), the International Control Advisory (ICA) and the Department of Planning, Budget and Administration (SPOA) at the Ministry of Finance. He took part in the 2009 Senior Class of Strategic Policy at the Political, Strategic and Defense Studies Centre (ESG/MD).
Diretor de Administração (assumiu em 2/6/2018)
Diretor de Administração, Antônio Augusto de Miranda e Souza foi admitido na CAIXA em 1989 e assumiu como Auditor Interno (DF) em 1999. É formado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Previdência Complementar pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e Mestrando em Administração Pública pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público.
Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Presidente da FIDEF – Associação Nacional Independente de Dirigentes Eleitos em Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Conselheiro da Transparência Brasil e ex-coordenador da campanha Ficha Limpa.
Mr. Souza was named Chief of Administration in June 2014
Mr. Souza joined Caixa Federal Bank in 1989 and took over as Internal Auditor (DF) in 1999. He holds a bachelor´s degree in Business Administration from Brasília University, MBA in Supplementary Pension Fund from Getúlio Vargas Foundation and Master Student in Public Administration at Brazilian Institute of Public Law.
Board member certified by Brazilian Institute of Corporate Governance. President of National Independent Association of Directors elected in Closed Pension Funds Entities. He also worked as an advisor of the anti-corruption NGO Brazil Transparency and was former coordinator of the Clean Record Campaign (Movimento Ficha Limpa).
Presidente indicado (mandato - 13/2/2019 a 1º/6/2022)
Doutor e Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Administração Financeira Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor da UnB no mestrado em Gestão Pública e na graduação de Gestão do Agronegócio. É também diretor de Orçamento de Estatais na Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais (SEST) e conselheiro dos participantes na Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp).
Titular indicado (mandato - 15/6/2020 a 1º/6/2024)
Graduada em Direito e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com pós-graduação em Direito Público pela PUC Minas. Empregada de carreira com 18 anos de atuação na CAIXA, ingressou na posição de advogada e exerceu os cargos estratégicos de superintendente nacional das áreas consultiva e contenciosa do Jurídico. Foi a responsável por implantar a unidade de Corregedoria da CAIXA, sendo a primeira corregedora da instituição.
Titular indicado (mandato - 15/6/2020 a 1º/6/2024)
Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Analista do Banco Central com atuação no Ministério da Fazenda e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça, tem mestrado em Economia na Universidade de Santa Catarina e Mestrado em Finanças Internacionais e Corporativas na Universidade de Durham, na Inglaterra.
Titular eleito (mandato - 2/6/2018 a 1º/6/2022)
Formado em Matemática – Licenciatura Plena pela Facip/Uniplac (SC) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Univali (SC). Possui cursos de Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB), MBA executivo pela Amana-Key e de Gestão Pública no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou de vários cursos externos e internos da CAIXA sobre liderança, marketing, gestão de negócios e gestão de recursos humanos.
Na CAIXA, exerceu a função de gerente geral em agências de Santa Catarina, de 1981 a 1995, e de superintendente regional, de 1995 a 2010, nas regionais de Criciúma (SC) e Curitiba (PR), cargo que ocupou até sua aposentadoria em abril de 2010. Em 2018, participou do treinamento Exercício da Função de Conselheiro, módulos I e II, ministrado pela Universidade Corporativa da Previdência Complementar da UniAbrapp.
Suplente eleito (mandato - 2/6/2018 a 1º/6/2022)
Titular eleito (mandato - 2/6/2018 a 1º/6/2022)
Graduado em Engenharia Civil (USU – Rio de Janeiro/RJ,1982) e em Direito (UFF – Niterói/RJ, 2010). Pós-graduado lato sensu em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ – Rio de Janeiro, 2000). Cursou graduação em Economia (UFF – Niterói/RJ entre 1982 e 1984), especialização em MBA em Marketing (FGV – Brasília entre 2002 e 2004), e Advanced Leadership (Haggai Institute – Cingapura, 2006).
Ingressou na CAIXA em 1981. Passou para o cargo de Engenheiro, em 1984, através de concurso interno. Atualmente lotado na Central de Habitação de Belo Horizonte (MG), exerceu cargo de engenheiro em diversas unidades de Engenharia nos Estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Na CAIXA também foi coordenador Matriz dos Gerentes de Atendimento de Marketing na Superintendência de Marketing e Relacionamento Institucional (SUMAI), líder de projetos de tecnologia na Gerência Nacional de Telecomunicações (GETEL/MZ); gerente geral da Central de Habitação (CEHAB Niterói/RJ), e da Central de Atendimento ao Trabalhador (CAT Alcântara, São Gonçalo/RJ).
Professor de Matemática Financeira no curso de pós-graduação em Gestão de Seguros e Previdência na Universidade Mackenzie, Brasília/DF. Diretor do FNAS – Fundo Nacional de Assistência Social, no Ministério de Assistência Social. Gerente de Projetos na Unidade PPP no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Operador de mesa de Renda Fixa na FAPES, Fundação de Assistência Privada Complementar do BNDES, e membro do Conselho Deliberativo da ANEAC (Associação Nacional dos Engenheiros, Arquitetos da CAIXA) nos biênios 2009-2011 e 2017-2018.
Suplente eleito (mandato - 2/6/2018 a 1º/6/2022)
Titular eleito (mandato - 13/8/2021 a 1º/6/2024)
Suplente eleita (mandato - 13/8/2021 a 1º/6/2024)
Titular eleito (mandato - 2/6/2018 a 1º/6/2022)
Suplente eleita (mandato - 2/6/2018 a 1º/6/2022)
Titular indicada (Mandato – 15/6/2020 a 1º/6/2024)
Titular indicada (mandato - 28/5/2021 a 1º/6/2022)
Titular eleito (mandato - 13/8/2021 a 1º/6/2024)
Suplente eleito (mandato - 13/8/2021 a 1º/6/2024)
Comitê de Investimentos
Comitê de Benefícios
Comitê de Conduta e Ética
Comitê de Auditoria
O Comitê de Investimentos do Conselho Deliberativo (CIC) é um órgão técnico que tem por objetivo assessorar, em caráter consultivo, decisões envolvendo a gestão dos investimentos dos planos de benefícios tendo como parâmetros a segurança, a rentabilidade, a solvência e a liquidez previstas na legislação vigente e na Política de Investimentos da FUNCEF. O CIC é composto por 6 (seis) membros efetivos e 6 (seis) membros suplentes, indicados de forma paritária pelos conselheiros representantes da patrocinadora e os conselheiros eleitos pelos participantes.
O Comitê de Benefícios é órgão de suporte técnico, com objetivo de assessorar o Conselho Deliberativo no processo de gestão dos passivos e das disposições regulamentares dos planos de benefícios previdenciários e na proteção dos interesses dos participantes, assistidos e patrocinadores. Ele é composto de vinte membros, sendo cinco membros efetivos e cinco suplentes, indicados pelos conselheiros deliberativos eleitos. Outros cinco membros efetivos são indicados pela CAIXA e pela FUNCEF, sendo, no mínimo, dois pela FUNCEF, e cinco suplentes.
O Comitê de Conduta e Ética é órgão de suporte técnico, com objetivo de assessorar o Conselho Deliberativo no que se refere à aplicação e à observância, pelos públicos interno e externo com os quais a FUNCEF se relaciona, dos preceitos éticos previstos no Código de Conduta Corporativa. Ele é composto de doze membros, sendo três membros efetivos e três suplentes indicados pelos conselheiros deliberativos eleitos, três membros efetivos, sendo um indicado pela CAIXA e dois indicados pela FUNCEF e seus respectivos suplentes.
O Comitê de Auditoria é um órgão vinculado diretamente ao Conselho Deliberativo da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) e tem por finalidade assessorar o Conselho Deliberativo no exercício de suas funções, conforme atribuições dispostas no art. 9º, sendo regido par este Regimento Interno e pelas regras previstas no Estatuto, na Legislação em vigor, nas melhores práticas de Governança Corporativa e nas demais regulamentações.
Presidente
Membro
Membro
Conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais responsáveis por administrar recursos de terceiros