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Aderiu ao PDV CAIXA? Tire suas dúvidas sobre como solicitar o benefício FUNCEF

Em razão da pandemia, processo será realizado de forma totalmente digital pelo Autoatendimento

13 de Novembro de 2020

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Os empregados CAIXA que aderirem ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV) poderão solicitar o benefício FUNCEF no Autoatendimento, no site ou aplicativo da Fundação. Em razão da pandemia da Covid-19, o pedido deve ser feito de forma digital. O atendimento presencial continua suspenso na matriz e nas representações nos estados.

A CAIXA divulgou que as adesões ao PDV devem ocorrer até 20 de novembro, e os desligamentos, entre 23 de novembro e 31 de dezembro. Leia, a seguir, as principais dúvidas dos participantes quanto à concessão dos benefícios da FUNCEF.

Como pedir o benefício?

Depois de seu desligamento da CAIXA, o participante deverá solicitar o benefício no site ou aplicativo da FUNCEF e confirmar o pedido. A partir deste momento, a FUNCEF dará andamento imediato ao processo.

Como solicito o benefício no site ou aplicativo da FUNCEF?

A Fundação mantém, na primeira página do site, um texto que aponta todos os comandos que o participante deve seguir para pedir o benefício de forma totalmente on-line. Você pode ler o texto aqui.

Quais são as opções na hora de solicitar o benefício vitalício?

No momento da aquisição do benefício mensal vitalício, o participante poderá optar por receber em parcela única até 10 % (dez por cento) do seu saldo de conta, a título de Benefício Único Antecipado (BUA), se Novo Plano, ou Renda Antecipada (RA), se REB, sendo o valor restante transformado em renda.

Para os participantes vinculados ao REG/Replan Saldado, a opção pelo BUA de até 10 % (dez por cento) será sobre sua reserva matemática, com a redução proporcional do Benefício Saldado.

Como posso simular o valor dos benefícios?

O participante poderá fazer uma simulação, no Autoatendimento, na seção Solicitação de Benefício e escolher o plano que deseja visualizar. Se estiver em dois planos, é necessário fazer o procedimento em cada plano.  

Para realizar a sua simulação, baixe aqui o arquivo editável em Excel, que deverá ser preenchido com as seguintes informações: reserva matemática, benefício saldado, benefício FAB, saldo de conta Novo Plano, benefício do INSS, saldo da IN 1343 - bitributação.

O que devo fazer se minha opção for o resgate?

O instituto do resgate também é requerido no Autoatendimento. Dentro dele, no campo “concessão de benefício/instituto”, clique na opção “resgate das contribuições”, preencha corretamente todos os dados e confirme a opção.

A área técnica receberá o seu formulário digital e procederá à análise e, não havendo qualquer pendência, processará o pagamento do resgate. Se houver pendência, o participante será informado por e-mail.

Fiel à sua missão de promover segurança e qualidade de vida aos participantes, a Fundação alerta sobre a necessidade de que, sob uma perspectiva de longo prazo, o participante reflita sobre as opções disponíveis, pois a efetivação do resgate resulta em perda proporcional na renda vitalícia de seu benefício.

Concluído o pedido, em quanto tempo recebo da FUNCEF o benefício?

O prazo legal de concessão é de 45 dias corridos a partir do momento em que o requerimento é protocolado na Fundação.

Se por alguma razão, a FUNCEF não cumprir esse prazo, o que ocorre?

Quando não há tempo hábil para conceder o benefício requerido dentro do prazo de 45 dias corridos, tendo a concessão sido confirmada, a FUNCEF poderá fazer um adiantamento ao participante.

Isto vale apenas para o benefício vitalício. O Benefício Único Antecipado (BUA) ou a Renda Antecipada (RA) não são adiantados antes da conclusão de todo o processo.

O que seria este adiantamento?

O valor a ser adiantado corresponde a 65% do benefício bruto. Isso equivale ao valor aproximado do benefício líquido esperado depois dos descontos obrigatórios previstos em lei. A folha seguinte traz o adiantamento regularizado, os acertos financeiros decorrentes e o benefício do mês corrente.

Qual o trâmite interno dos benefícios solicitados?

A FUNCEF recebe automaticamente a informação do empregado que teve o contrato de trabalho rescindido com a CAIXA. Se for elegível no seu plano de benefícios, ao acessar o Autoatendimento da FUNCEF, ele visualizará a opção “concessão de benefício”.

Se não houver alterações cadastrais, o participante não precisará enviar nenhum documento adicional. Bastará gerar o pedido de aposentadoria. Se houver, o participante deverá encaminhar os documentos exigidos, conforme as regras do seu plano.

Por isso, é fundamental que o participante mantenha seu cadastro atualizado. As informações são usadas pela Diretoria de Benefícios para preparar a concessão dos benefícios no menor prazo possível.

Os participantes que aderiram ao PDV devem ficar atentos a quais prazos?

Para os ex-empregados não elegíveis – que não se aposentaram pelo INSS ou não atendem ao requisito de idade mínima, por exemplo –, é importante observar o prazo de 120 dias para solicitar algum dos seguintes institutos: portabilidade, autopatrocínio, benefício pleno diferido (BPD) ou resgate de contribuições.

 E no caso de quem é elegível?

Os participantes dos planos REG/Replan Saldado, REB ou Novo Plano devem solicitar o benefício até 30 dias depois da data de desligamento. Isso garante que a data de início de pagamento seja o dia seguinte ao seu desligamento.

Para os participantes do REG/Replan Não Saldado, o início de pagamento do benefício ocorrerá na mesma data de pagamento do benefício concedido pelo INSS ou na data de exclusão da CAIXA, o que ocorrer por último.

Quem pode ser incluído como dependente?

Os dependentes estão previstos no regulamento do seu plano. Veja aqui quais seriam no seu caso.

Como faço para aderir ao convênio CAIXA/FUNCEF/INSS?

A FUNCEF negocia com o INSS a renovação do convênio para manter todas as vantagens que o acordo proporciona ao participante, tal como o pagamento do benefício no dia 20, independentemente do calendário da Previdência Social. Assim que o acordo for assinado, a Fundação dará ampla divulgação e os novos aposentados poderão aderir ao convênio.

Dúvidas?

Ligue para a Central de Relacionamento da FUNCEF no telefone 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h, ou escreva no Fale Conosco (acesse aqui). Outra opção é agendar uma conversa, no horário comercial, com a Consultoria Previdenciária da FUNCEF no telefone 0800 706 9000.

Comunicação Social da FUNCEF

Tags: aposentadoria benefício funcef CAIXA funcef pdv caixa solicitar benefício tire suas dúvidas

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