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Coronavírus

Como requerer benefícios de Aposentadoria, Pensão por Morte e Pecúlio/Auxílio-funeral no Autoatendimento e no Fale Conosco do site da FUNCEF

Portal e aplicativo são as opções para requerimentos durante a pandemia

08 de Abril de 2020

shironosov/iStock.com

O Autoatendimento, no portal ou aplicativo, e o Fale Conosco no site da FUNCEF são as únicas opções para se solicitar benefícios enquanto perdurar a pandemia do coronavírus, período em que o atendimento presencial estará suspenso na matriz da Fundação e nas representações regionais.

Veja, a seguir, o passo a passo, de como pedir o seu benefício no Autoatendimento.

1) Acesse o Autoatendimento no canto superior direito da página da FUNCEF e faça o login com CPF e senha.

Caso não possua a senha, clique em Primeiro Acesso, conforme indicado na tela abaixo, e responda às perguntas que o sistema fará.

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Se tiver esquecido a senha, clique em Esqueci minha senha, responda as perguntas e siga as instruções da página para criar uma nova.

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Já no ambiente do Autoatendimento, os participantes que desejem requerer APOSENTADORIA (BENEFÍCIO PROGRAMADO PLENO; INVALIDEZ; BENEFÍCIO PROGRAMADO ANTECIPADO) devem procurar no menu vertical da plataforma a opção Concessão de Benefícios/Institutos, escolher a opção APOSENTADORIA, conforme destacado na imagem abaixo.

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Agora, vamos explicar como fazer para cada tipo de benefício.

Para o Benefício Programado Pleno (válido para todos os planos) será aberto um formulário a ser preenchido. É preciso ficar atento para preencher/confirmar as informações de cada etapa do pedido até a conclusão do requerimento e geração do nº de protocolo.

Antes de confirmar, confira se as informações estão corretas. Em caso de divergência de dados, o requerimento será invalidado. Leia atentamente cada informação prestada durante o preenchimento do formulário.

Após a geração do protocolo, o requerimento é recebido automaticamente e a execução do pedido é comunicada via e-mail ao participante. Favor ficar atento aos e-mails, inclusive a caixa de lixo eletrônico.

Para a Aposentadoria por Invalidez e Benefício Programado Antecipado (válido para todos os planos), o sistema disponibilizará em tela um arquivo em PDF para impressão, preenchimento e assinatura.

a) Após o preenchimento, favor digitalizar o requerimento juntamente com todos os documentos necessários, listados no documento que o participante imprimiu.

a.1 – Digitalize o requerimento e todos os demais documentos juntos. Dessa forma, será criado um único arquivo em PDF. Salvar o documento e passar para o passo a.3;

a.2 – Caso não tenha um scanner ou outra ferramenta que digitalize documentos, fotografe os documentos com o celular e salve em doc de Word.

I – Faça foto do requerimento e de cada documento necessário.

II – Envie as fotos do celular para o seu e-mail e, depois acesse o e-mail pelo computador para salvá-las ou conecte o celular no computador para baixar as fotos. Ainda no computador, abra um novo documento no Word, clique em Inserir/imagens, conforme imagem abaixo:

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Ao abrir a janela, vá até onde salvou as imagens e escolha os arquivos que serão inseridos ao documento do Word, como a descrição a seguir.

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É importante observar se  as imagens inseridas estão legíveis. Se estiverem, salve o documento com o nome do requerimento e siga para a próxima etapa.

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a.3 Abra o Fale Conosco, no canto inferior do menu  vertical do Autoatendimento, e preencha os campos obrigatórios. Não se esqueça de anexar o arquivo do Word com as imagens do requerimento e documentos ou o requerimento com os documentos em pdf, caso tenha escaneado todos.

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Concluída esta etapa, será gerado o protocolo de atendimento e o participante será comunicado, via e-mail, e assim a FUNCEF dará andamento na análise da concessão.

Assim que acabar o isolamento social na cidade onde mora, o participante deve enviar o requerimento assinado e demais documentos físicos via correios para FUNCEF ou pelo malote CAIXA.

No caso da Pensão por Morte (válido para todos os planos), a forma de pedir é bem parecida. A diferença é que o pedido pode ser feito no Fale Conosco do Fale com a FUNCEF no portal da Fundação.

Clique aqui e acesse o requerimento de Pensão por Morte.

a) Imprima o documento após o preenchimento e assinatura, digitalize o requerimento juntamente com todos os documentos necessários listados na página de instruções de preenchimento

a.1 – Se possuir um scanner, digitalize o requerimento e todos os demais documentos juntos em um único arquivo em PDF. Salve o documento e siga para o passo a.3

a.2 – Caso não tenha um scanner ou outra ferramenta que digitalize documentos, siga o passo a passo abaixo:

I – Fotografe com o celular o requerimento e cada documento necessário.

II – Envie as fotos do celular para o seu e-mail e, depois acesse o e-mail pelo seu computador para salvá-las ou conecte seu celular no computador para baixar as fotos.

III – Abra um documento em branco no Word, clique em Inserir/Imagens, conforme a figura abaixo para inserir as imagens:

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Ao abrir a janela, escolha os arquivos que serão inseridos ao documento do Word (figura abaixo):

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Observe se as imagens estão legíveis e salve o documento com o nome do requerimento, no caso, pensaopormorte.doc.

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a.3 Acesse o Fale Conosco existente no Fale com a FUNCEF no menu superior do site da Fundação.

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I – Abrirá uma página, onde deverá ser escolhida a opção Participante:

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II – Em seguida será disponibilizado um formulário para preenchimento das informações do titular falecido. O endereço de e-mail e telefone deverá ser de quem receberá a pensão. O arquivo com o requerimento deve ser anexado ao clicar no campo Escolher arquivo.

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Será gerado o protocolo de atendimento e iniciada a análise da concessão da pensão.

Não é necessário encaminhar requerimento de Auxílio Funeral/Pecúlio por Morte. O requerimento de Pensão por Morte servirá para os dois benefícios.

Assim que for decretado o fim do isolamento social/quarentena na cidade onde mora, o dependente deve enviar o requerimento assinado e demais documentos físicos pelo correio ou pelo malote CAIXA.

Para os casos de Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte para herdeiros (todos os Planos), a forma de requerer também será registrada no Fale Conosco do site ou aplicativo da FUNCEF.

Se houver inventariante, somente este deve encaminhar o requerimento com a documentação necessária para receber o benefício. Após o recebimento, caberá a ele proceder o rateio entre os herdeiros existentes, conforme a cotização estabelecida em Inventário ou Escritura Pública Declaratória.

Caso não haja inventariante, a orientação é que um único herdeiro receba o requerimento e documentos pessoais por e-mail de todos os demais e anexe estes documentos juntamente com o dele, ficando somente um arquivo e protocolo para facilitar a análise do grupo de familiares.

É importante lembrar que os documentos físicos e requerimentos assinados devem, obrigatoriamente, ser encaminhados após o término da quarentena de cada localidade para a FUNCEF, pelo correio ou malote CAIXA. Vamos, agora, ao passo a passo:

1 – Acesse o requerimento de Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte, clicando aqui.

a) Imprima o documento, preencha, assine, digitalize o requerimento juntamente com todos os documentos necessários, listados no link acima.

a.1 – Se possuir um scanner, digitalize o requerimento e todos os demais documentos juntos em um único arquivo em PDF. Salve o documento e passe para o passo a.3

a.2 – Caso não tenha um scanner ou outra ferramenta que digitalize documentos, siga o passo a passo abaixo:

I – Fotografe com o celular o requerimento e cada documento necessário.

II – Envie as fotos do celular para o seu e-mail e, depois acesse o e-mail pelo computador para salvá-las, ou conecte o celular em seu computador para baixar as fotos.

III – Abra um documento em branco no Word, clique em Inserir/imagens, conforme imagem:

img_beneficios04.jpg

Ao abrir a janela, escolha os arquivos que serão inseridos ao documento do Word (figura abaixo):

imagem2peculio.jpg

Observe se as imagens estão legíveis e salve o documento com o nome do requerimento, no caso, auxfuneralpeculio.doc

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a.3 Acesse o Fale Conosco existente no Fale com a FUNCEF no menu superior do site da Fundação.

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I – Depois de clicar no Fale Conosco, abrirá a página, onde deverá ser escolhida a opção Participante:

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II – Em seguida será disponibilizado um formulário para preenchimento das informações do titular falecido. O endereço de e-mail e telefone deverá ser do herdeiro ou inventariante. O arquivo com o requerimento deve ser anexado ao clicar no campo Escolher arquivo.

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A partir daí, será gerado o protocolo de atendimento e iniciada a análise da concessão do Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte. O herdeiro ou inventariante será informado do andamento do pedido por e-mail.

Comunicação Social da FUNCEF
    

 

Tags: aposentadoria benefícios coronavírus funcef pensão por morte

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