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Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 11º, 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Coronavírus
Portal e aplicativo são as opções para requerimentos durante a pandemia
08 de Abril de 2020
shironosov/iStock.com
O Autoatendimento, no portal ou aplicativo, e o Fale Conosco no site da FUNCEF são as únicas opções para se solicitar benefícios enquanto perdurar a pandemia do coronavírus, período em que o atendimento presencial estará suspenso na matriz da Fundação e nas representações regionais.
Veja, a seguir, o passo a passo, de como pedir o seu benefício no Autoatendimento.
1) Acesse o Autoatendimento no canto superior direito da página da FUNCEF e faça o login com CPF e senha.
Caso não possua a senha, clique em Primeiro Acesso, conforme indicado na tela abaixo, e responda às perguntas que o sistema fará.
Se tiver esquecido a senha, clique em Esqueci minha senha, responda as perguntas e siga as instruções da página para criar uma nova.
Já no ambiente do Autoatendimento, os participantes que desejem requerer APOSENTADORIA (BENEFÍCIO PROGRAMADO PLENO; INVALIDEZ; BENEFÍCIO PROGRAMADO ANTECIPADO) devem procurar no menu vertical da plataforma a opção Concessão de Benefícios/Institutos, escolher a opção APOSENTADORIA, conforme destacado na imagem abaixo.
Agora, vamos explicar como fazer para cada tipo de benefício.
Para o Benefício Programado Pleno (válido para todos os planos) será aberto um formulário a ser preenchido. É preciso ficar atento para preencher/confirmar as informações de cada etapa do pedido até a conclusão do requerimento e geração do nº de protocolo.
Antes de confirmar, confira se as informações estão corretas. Em caso de divergência de dados, o requerimento será invalidado. Leia atentamente cada informação prestada durante o preenchimento do formulário.
Após a geração do protocolo, o requerimento é recebido automaticamente e a execução do pedido é comunicada via e-mail ao participante. Favor ficar atento aos e-mails, inclusive a caixa de lixo eletrônico.
Para a Aposentadoria por Invalidez e Benefício Programado Antecipado (válido para todos os planos), o sistema disponibilizará em tela um arquivo em PDF para impressão, preenchimento e assinatura.
a) Após o preenchimento, favor digitalizar o requerimento juntamente com todos os documentos necessários, listados no documento que o participante imprimiu.
a.1 – Digitalize o requerimento e todos os demais documentos juntos. Dessa forma, será criado um único arquivo em PDF. Salvar o documento e passar para o passo a.3;
a.2 – Caso não tenha um scanner ou outra ferramenta que digitalize documentos, fotografe os documentos com o celular e salve em doc de Word.
I – Faça foto do requerimento e de cada documento necessário.
II – Envie as fotos do celular para o seu e-mail e, depois acesse o e-mail pelo computador para salvá-las ou conecte o celular no computador para baixar as fotos. Ainda no computador, abra um novo documento no Word, clique em Inserir/imagens, conforme imagem abaixo:
Ao abrir a janela, vá até onde salvou as imagens e escolha os arquivos que serão inseridos ao documento do Word, como a descrição a seguir.
É importante observar se as imagens inseridas estão legíveis. Se estiverem, salve o documento com o nome do requerimento e siga para a próxima etapa.
a.3 Abra o Fale Conosco, no canto inferior do menu vertical do Autoatendimento, e preencha os campos obrigatórios. Não se esqueça de anexar o arquivo do Word com as imagens do requerimento e documentos ou o requerimento com os documentos em pdf, caso tenha escaneado todos.
Concluída esta etapa, será gerado o protocolo de atendimento e o participante será comunicado, via e-mail, e assim a FUNCEF dará andamento na análise da concessão.
Assim que acabar o isolamento social na cidade onde mora, o participante deve enviar o requerimento assinado e demais documentos físicos via correios para FUNCEF ou pelo malote CAIXA.
No caso da Pensão por Morte (válido para todos os planos), a forma de pedir é bem parecida. A diferença é que o pedido pode ser feito no Fale Conosco do Fale com a FUNCEF no portal da Fundação.
Clique aqui e acesse o requerimento de Pensão por Morte.
a) Imprima o documento após o preenchimento e assinatura, digitalize o requerimento juntamente com todos os documentos necessários listados na página de instruções de preenchimento
a.1 – Se possuir um scanner, digitalize o requerimento e todos os demais documentos juntos em um único arquivo em PDF. Salve o documento e siga para o passo a.3
a.2 – Caso não tenha um scanner ou outra ferramenta que digitalize documentos, siga o passo a passo abaixo:
I – Fotografe com o celular o requerimento e cada documento necessário.
II – Envie as fotos do celular para o seu e-mail e, depois acesse o e-mail pelo seu computador para salvá-las ou conecte seu celular no computador para baixar as fotos.
III – Abra um documento em branco no Word, clique em Inserir/Imagens, conforme a figura abaixo para inserir as imagens:
Ao abrir a janela, escolha os arquivos que serão inseridos ao documento do Word (figura abaixo):
Observe se as imagens estão legíveis e salve o documento com o nome do requerimento, no caso, pensaopormorte.doc.
a.3 Acesse o Fale Conosco existente no Fale com a FUNCEF no menu superior do site da Fundação.
I – Abrirá uma página, onde deverá ser escolhida a opção Participante:
II – Em seguida será disponibilizado um formulário para preenchimento das informações do titular falecido. O endereço de e-mail e telefone deverá ser de quem receberá a pensão. O arquivo com o requerimento deve ser anexado ao clicar no campo Escolher arquivo.
Será gerado o protocolo de atendimento e iniciada a análise da concessão da pensão.
Não é necessário encaminhar requerimento de Auxílio Funeral/Pecúlio por Morte. O requerimento de Pensão por Morte servirá para os dois benefícios.
Assim que for decretado o fim do isolamento social/quarentena na cidade onde mora, o dependente deve enviar o requerimento assinado e demais documentos físicos pelo correio ou pelo malote CAIXA.
Para os casos de Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte para herdeiros (todos os Planos), a forma de requerer também será registrada no Fale Conosco do site ou aplicativo da FUNCEF.
Se houver inventariante, somente este deve encaminhar o requerimento com a documentação necessária para receber o benefício. Após o recebimento, caberá a ele proceder o rateio entre os herdeiros existentes, conforme a cotização estabelecida em Inventário ou Escritura Pública Declaratória.
Caso não haja inventariante, a orientação é que um único herdeiro receba o requerimento e documentos pessoais por e-mail de todos os demais e anexe estes documentos juntamente com o dele, ficando somente um arquivo e protocolo para facilitar a análise do grupo de familiares.
É importante lembrar que os documentos físicos e requerimentos assinados devem, obrigatoriamente, ser encaminhados após o término da quarentena de cada localidade para a FUNCEF, pelo correio ou malote CAIXA. Vamos, agora, ao passo a passo:
1 – Acesse o requerimento de Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte, clicando aqui.
a) Imprima o documento, preencha, assine, digitalize o requerimento juntamente com todos os documentos necessários, listados no link acima.
a.1 – Se possuir um scanner, digitalize o requerimento e todos os demais documentos juntos em um único arquivo em PDF. Salve o documento e passe para o passo a.3
a.2 – Caso não tenha um scanner ou outra ferramenta que digitalize documentos, siga o passo a passo abaixo:
I – Fotografe com o celular o requerimento e cada documento necessário.
II – Envie as fotos do celular para o seu e-mail e, depois acesse o e-mail pelo computador para salvá-las, ou conecte o celular em seu computador para baixar as fotos.
III – Abra um documento em branco no Word, clique em Inserir/imagens, conforme imagem:
Ao abrir a janela, escolha os arquivos que serão inseridos ao documento do Word (figura abaixo):
Observe se as imagens estão legíveis e salve o documento com o nome do requerimento, no caso, auxfuneralpeculio.doc
a.3 Acesse o Fale Conosco existente no Fale com a FUNCEF no menu superior do site da Fundação.
I – Depois de clicar no Fale Conosco, abrirá a página, onde deverá ser escolhida a opção Participante:
II – Em seguida será disponibilizado um formulário para preenchimento das informações do titular falecido. O endereço de e-mail e telefone deverá ser do herdeiro ou inventariante. O arquivo com o requerimento deve ser anexado ao clicar no campo Escolher arquivo.
A partir daí, será gerado o protocolo de atendimento e iniciada a análise da concessão do Auxílio-funeral/Pecúlio por Morte. O herdeiro ou inventariante será informado do andamento do pedido por e-mail.
Comunicação Social da FUNCEF