Logo funcef

Governança

Conselho Deliberativo aprova avanços do sistema de auditoria interna da FUNCEF

Processo gerencial foi aprimorado de acordo com as melhores práticas internacionais

05 de Janeiro de 2021

RamCreativ/iStock.com

Reforçar as linhas de defesa da FUNCEF foi uma das ações priorizadas pelo Conselho Deliberativo em 2020. A aprovação do regimento interno da auditoria da FUNCEF, no início do ano, e a modernização do seu manual gerencial, em dezembro, permitiram à Auditoria Interna da Fundação incorporar as melhores práticas internacionais de mercado que se traduzirão em melhores resultados para a instituição.

“O sistema de auditoria interna contribui para identificar oportunidades de melhoria da gestão, avalia riscos inerentes e se os controles atuais são suficientes. Tudo isso agrega valor às atividades da FUNCEF”, afirmou o presidente do CD, André Nunes. 

O manual gerencial, aprovado em 17 de dezembro de 2020, estabelece procedimentos, padrões e prazos relativos aos processos de auditoria interna. Elaborado ao longo do segundo semestre de 2020, o documento foi debatido e recebeu manifestação favorável do Comitê de Auditoria Estatutário, que reúne profissionais com ampla experiência de mercado. 

Uma das mudanças aprovadas foi o fim das alçadas de prorrogação para o cumprimento de recomendações da auditoria. A partir de agora, o gestor define o prazo e se ultrapassá-lo, terá de se justificar perante o Comitê de Auditoria, que decidirá pelo encaminhamento da questão ao CD. 

Esta medida, alinhada às melhores práticas corporativas, trará agilidade ao processo. Por isso, no primeiro trimestre de 2021, a área de Auditoria Interna irá rever todos os apontamentos pendentes na FUNCEF para adequar os prazos ao novo regramento.

Plano Anual

O CD também aprovou o Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) de 2021. O documento engloba uma série de avanços apresentados ao longo de 2020 e teve o modelo de seleção de assuntos auditáveis aprimorado, com a inclusão de novos componentes para decisão (variáveis). 

O projeto de auditoria contínua na FUNCEF será ampliado. Este método utiliza ferramentas de mineração de dados para automatizar e acelerar o trabalho da auditoria em processos com bases de dados de grande porte. Na análise do cadastro, por exemplo, o tempo pode ser reduzido e destinado a melhoria contínua da qualidade dos trabalhos da auditoria.

A área de Auditoria Interna aprimorou sua metodologia de amostragem, incorporando o uso de ferramentas estatísticas, para melhor definição do tamanho de amostras de dados que deve ser utilizado durante procedimentos e testes.

Este conjunto de melhorias permitirá elevar cobertura de objetos auditáveis, permitindo a análise de todos os objetos de exposição alta e melhorando significativamente a performance de cobertura de auditoria nos objetos de exposição média e baixa.

Comunicação Social da FUNCEF

Tags: Auditoria interna Conselho Deliberativo funcef

Mais notícias