Autoatendimento
Faça sua busca no site
Fale conosco
Acordo para Empréstimos e Financiamento Habitacional
Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 11º, 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Institucional
Análise preliminar teve participação de especialistas da Fundação e da patrocinadora
09 de Maio de 2024
O presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, e o presidente da CAIXA, Carlos Vieira, receberam o relatório produzido pelo Grupo de Trabalho do Equacionamento do REG/Replan Saldado, nesta quinta-feira (9/5).
Os estudos foram realizados por oito empregados, quatro da patrocinadora e quatro da Fundação, especialistas nos temas previdência complementar, regulação, finanças atuariais, mercado financeiro e de capitais, sistemas de amortização e gestão de benefícios.
Nos últimos meses, o grupo realizou encontros, simulações, interações e consultas sobre o tema, assim como benchmark com outras empresas, entidades e prestadores de serviços especializados na matéria.
Divulgação na próxima semana
O diagnóstico e propostas do GT do Equacionamento serão divulgados pela Fundação na próxima semana. Além disso, o presidente Ricardo Pontes se reunirá com uma série de entidades representativas para discutirem pessoalmente os principais pontos.
"Estamos diante de mais um ato concreto desse novo bom momento CAIXA e FUNCEF onde, para além de boa vontade, temos efetivo envolvimento da atual gestão do banco na construção conjunta de alternativas de múltiplas vias, as quais exigirão esforços de todos para que seja mantido o equilíbrio atuarial dos planos, a preservação do princípio da paridade e o respeito à capacidade de contribuição dos participantes e assistidos", explicou o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes. Para ele "a hora é de arregaçarmos as mangas e construirmos alternativas de melhorias conjuntas que sejam sustentáveis e viáveis, tão esperadas por todos nós."
(Da esq. para a direita: Jair Ferreira, diretor de Benefícios da FUNCEF, Salete Cavalcanti, presidente do Conselho Deliberativo da FUNCEF e assessora estratégica da Presidência da CAIXA, Carlos Vieira, presidente da CAIXA, Ricardo Pontes, presidente da FUNCEF, Rogerio Vida, diretoria de Administração e Controladoria da FUNCEF, Marcos Brasiliano Rosa, vice-presidente de Finanças e Controladoria da CAIXA)
O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, por sua vez, elogiou a dedicação e a qualidade dos trabalhos realizados pelo grupo e reforçou que resta agora o desafio de materializar os diagnósticos em mudanças que levem à resolução das questões apresentadas.
Vieira enfatizou ainda que "a CAIXA continuará dedicada na implementação de alternativas que também tragam alívio no que for possível no orçamento dos mais de 55 mil participantes assistidos do REG/Replan Saldado".
Próximos passos
O relatório apresentado nesta terça deve ser aprofundado pela FUNCEF. Isso incluirá aprovar eventuais ajustes de governança nos órgãos colegiados e encaminhar a matéria para apreciação da CAIXA antes de ser submetida aos órgãos reguladores competentes.
Comunicação Social da FUNCEF